Artigo

Comentários a prova de Realidades de Goiás da Câmara de Goiânia

Olá Pessoal. Não há recursos. A abordagem foi muito descontextualizada, não explorou o edital, e além disso não perguntaram nada sobre Goiânia, mas da antiga capital.

Mas antes de conferir a correção, não deixe de participar do Ranking Câmara de Goiânia (Agente Administrativo) para conferir seu desempenho na prova. Clique na imagem abaixo para cadastrar seu gabarito:

Ranking Câmara de Goiânia

Vejamos o comentário das questões:

Prova Assessor Técnico – Câmara Municipal de Goiânia

História e Geografia de Goiás e Goiânia

18. (UFG – Câmara Municipal de Goiânia / 2018) Na história brasileira, o período de 1964 a 1985 caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime imposto. Em Goiás, vários segmentos da sociedade, como sindicatos, universidades, movimentos estudantis, organizações sociais e outros, sofreram repressão e tiveram direitos suspensos. Este período da história ficou conhecido como:
A) República Oligárquica.
B) Marcha para o Oeste.
C) Estado Novo.
D) Ditadura Militar.
Gabarito: D
O período mencionado corresponde à Ditadura Militar. A intervenção ocorreu contra o governo João Goulart visto como uma ameaça comunista. Após uma sucessão de Atos Institucionais e uma nova constituição o Estado organizou-de de forma autoritária e centralizada. Foi um período de grande planejamento estatal, políticas de povoamento e integração nacional e o grande crescimento econômico no governo Médice, mais conhecido como Milagre Econômico. A partir de 1978 o regime passa por distensão a partir do governo Geisel com o retorno do pluripartidarismo e a Lei da Anistia. Com a proposta da Emenda Dante de Oliveira ocorreu o Movimento pelas Diretas Já, mas Tancredo e Sarney foram indicados. Sarney governa entre 85 e 90
19. (UFG – Câmara Municipal de Goiânia / 2018) Independente de onde está localizado, constitui-se patrimônio histórico e cultural um local considerado valioso para a humanidade. Entre os mais de seiscentos lugares eleitos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, atualmente, o Brasil possui quatorze espaços históricos creditados pela Unesco. No ano de 2001, que centro histórico de Goiás recebeu este título?
A) Pirenópolis.
B) Cidade de Goiás.
C) Santa Cruz de Goiás.
D) Corumbá de Goiás.
Gabarito: B
O Centro Histórico da Cidade de Goiás, Goiás Construída no século 18 de maneira a respeitar a geografia local, Goiás Velho (como é chamada pelos mais íntimos – mas quem é íntimo mesmo chama a cidade de Goiás Belo) é um emaranhado gostoso de casinhas e igrejinhas em meio a ruas sinuosas, e quase nenhuma delas é plana. Rodeada pela Serra Dourada e cortada ao meio pelo Rio Vermelho, essa antiga capital do estado tornou-se Patrimônio da Unesco em 2001. A capacidade dos fundadores em erguer uma cidade em meio a montanhas, inspirados na arquitetura europeia, mas usando recursos locais, foi um dos motivos para a cidade ser tombada. Com a estagnação econômica que chegou com o fim do ouro e da escravidão, além da transferência da capital para Goiânia, a cidade ficou um tanto esquecida. O “progresso” não chegou ali, e isso, no fim das contas, fez um bem danado para a antiga Vila Bôa de Goyaz.

20. (UFG – Câmara Municipal de Goiânia / 2018) No ano de 2017, o livro Tropas e Boiadas completou cem anos de sua primeira edição em 1917. Trata-se de um livro de contos regionalista que apresenta a linguagem dos tropeiros e vaqueiros dos sertões de Goiás e do Brasil. É também, de alguma forma, um pouco da vida intensa e melancólica de seu autor. Trata-se de:
A) Bernardo Élis.
B) José J. Veiga.
C) Hugo de Carvalho Ramos.
D) Carmo Bernardes.
Gabarito: C
Hugo de Carvalho que natural da antiga capital Goiás é considerado um dos grandes intelectuais goianos e seu livro de contos é aclamado pelo apelo antropológico do registro do falar do sertanejo. Foi intelectual atuante e conviveu com grandes nomes da literatura como Cora Coralina. Morreu de forma trágica abrindo mão de sua vida.

É isso aí pessoal.
Grande abraço, bons estudos e foco no sucesso!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado Professor só essa do autor Hugo de Carvalho Ramos que me pegou de surpresa. Parabéns pelas aulas.
    Gabriel G. M. Faria em 03/09/18 às 21:11