Artigo

Comentário e Recursos – Administração – TJPI – AJAA

Oi pessoal!
Que prova foi essa, a de AJAA do TJ-PI, hein? A FGV caprichou na quantidade de questões com conteúdo não previsto em Edital, não foi? Já estou antecipando um monte de gente entrando na justiça contra a banca… uma pena essa postura, já tão frequente, da FGV.
Fiz vários comentários abaixo, sobre as questões e possibilidades de recurso.
Um abraço e sucesso!

Prof. Carlos Xavier

www.facebook.com/professorcarlosxavier

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/carlos-xavier-3242/

 

• (FGV/TJ-PI/AJAA/2015) Dentre as metodologias de gestão voltadas à gestão por resultados no Brasil, destaca-se o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP). O MEGP estabelece um conjunto de parâmetros de avaliação de resultados, e a pontuação global obtida pela organização é avaliada de forma a descrever a maturidade da gestão. No MEGP, a máxima maturidade de gestão é aquela na qual há:
(A) nível superior para quase todos os indicadores de gestão, sendo referencial de excelência em muitos processos ou produtos;
(B) muitos resultados relevantes nos diferentes indicadores que apresentam tendências favoráveis, com potencial uso de informações comparativas;
(C) indicadores com resultados relevantes e esparsos, decorrentes da aplicação dos enfoques de gestão, avaliações e melhorias apresentadas com algumas tendências favoráveis;
(D) resultados indicados incipientes, decorrentes da aplicação de enfoques de gestão implementados;
(E) resultados isolados decorrentes de enfoques de gestão implementados, pois a aplicação é local e limitada.
Comentário
Questão que teria que ser respondida mais com base na interpretação sobre o assunto, ou o candidato teria que memorizar todas as categorias de maturidade, em todos os detalhes, dentro do sistema do MEGP.
A ideia aqui é procurar os processos mais evoluídos, com melhores indicadores e resultados.
Com isso em mente, facilmente se percebe problemas nas alternativas C, D, e E: indicadores esparsos; resultados incipientes; resultados isolados. Tudo isso é demonstração de falta de maturidade dos processos.
Agora, entre a alternativa A e B: A alternativa A fala em nível “superior” (mais elevado), enquanto a alternativa B fala em resultados “relevantes” (bons o suficiente). Além disso, fala na organização e seus processos se tornarem referencial de excelência, o que faz sentido.
Agora vejamos o que diz o IAGP do MEGP sobre isso:
Dois estágios mais elevados:

estagios

Com o texto original em mente, além da nossa interpretação, percebe-se que está certa a alternativa A.
GABARITO: A.

• (FGV/TJ-PI/AJAA/2015) O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão estabeleceu um Manual de Orientação para a Gestão do Desempenho como um instrumento de gestão capaz de gerar melhoria contínua de resultados dos servidores e equipes de trabalho. Esse manual especifica 4 níveis no processo de desmembramento de metas, conforme a sistemática para avaliação de desempenho. Dentre esses níveis de desmembramento, NÃO estão previstos:
(A) planejamento estratégico institucional de órgãos e entidades da administração pública federal;
(B) planejamento estratégico do órgão superior e o Plano Plurianual;
(C) políticas internacionais e metas do milênio da Organização das Nações Unidas;
(D) processos de rotina e compromissos e metas individuais de desempenho;
(E) compromissos pactuados com unidades de ações, projetos e programas executados pelas equipes de trabalho.

Comentário
Apesar do Edital ter falado em “gestão do desempenho”, não mencionou em lugar nenhum a cobrança do “Manual de Orientação para a Gestão do Desempenho” do Ministério do Planejamento. Como se trata de um concurso para o Poder Judiciário Estadual do Piauí (outro poder e outro nível de governo), não é razoável a cobrança do tema no concurso de vocês.
Por essa razão, sugiro a elaboração de recurso solicitando anulação da questão pela não previsão de cobrança do assunto.
Ainda assim, sobre o conteúdo da questão, o desmembramento apontado é o seguinte:

desdobramentos

Sabendo disso, percebe-se que a alternativa errada é a letra C.
GABARITO: C.

• (FGV/TJ-PI/AJAA/2015) Um gerente recebeu os seguintes resultados de uma pesquisa sobre percepções e expectativas no trabalho realizada junto a sua equipe: a equipe está desmotivada; os membros da equipe consideram que têm autonomia para realizar o trabalho; os membros da equipe percebem que o trabalho não requer o uso de habilidades variadas e consideram que seu trabalho é pouco relevante para a empresa. O gerente gostaria de realizar mudanças nos cargos que permitissem estimular a motivação dos membros da equipe. Para tal, na situação descrita, seria mais adequado adotar:
(A) expansão vertical dos cargos e formação de unidades naturais de trabalho;
(B) abertura de canais de feedback e combinação de tarefas;
(C) estabelecimento de relacionamento com os clientes e expansão vertical dos cargos;
(D) combinação de tarefas e formação de unidades naturais de trabalho;
(E) estabelecimento de relacionamento com os clientes e abertura de canais de feedback.
Comentário
Essa questão não é pertinente ao seu concurso, uma vez que o mesmo não cobrou “administração de cargos” no conteúdo previsto, e por isso não poderia cobrar conceitos como “unidades naturais de trabalho”, “expansão vertical de cargos” e “combinação de tarefas”.
Recomendo recurso pedindo anulação da questão, uma vez que o assunto não era previsto no Edital.
Ainda assim, sobre o conteúdo:
O comando da questão aponta para a necessidade de que o trabalho das pessoas passe a exigir habilidades mais variadas e seja mais relevante para o sucesso da empresa. Para isso, o normal é a expansão horizontal dos cargos, dando mais responsabilidades distintas aos funcionários, no mesmo nível de complexidade. Trata-se, na essência, da combinação de tarefas, em especial as tarefas conexas que formam um conjunto coeso de atribuições, chamado de unidades naturais de trabalho.
Assim, não há dúvidas de que o gabarito está na letra D.
GABARITO: D.

• (FGV/TJ-PI/AJAA/2015) Um gerente de operações precisa decidir que máquina de corte adquirir para uso na linha de montagem da fábrica em que trabalha. A tabela abaixo apresenta a avaliação das alternativas das máquinas por fabricante, em cada um dos critérios de avaliação considerados, bem como os pesos atribuídos a cada critério:

Assumindo que essas são todas as opções de máquinas disponíveis e que esses são todos os critérios relevantes para avaliação das máquinas, pelo modelo racional de tomada de decisão, o gerente deveria escolher a máquina do fornecedor:
(A) T;
(B) U;
(C) V;
(D) X;
(E) V ou U, indiferentemente.
Comentário
Questão bem diferente do normal. Traz um caso prático de modelo multicriterial para que o candidato faça as contas e aponte a solução. A solução é pura matemática e raciocínio lógico (e não teoria sobre processo decisório). Teria que calcular, para cada opção, o critério x peso e somar todos eles, escolhendo o maior resultado.
Ou seja:
(Preço x 10) + (Eficiência energética x 10) + (Durabilidade x 8) + (Velocidade x 5).
Assim:
T = 218 pontos
U =233 pontos
V = 255 pontos
X = 250 pontos
Assim, como a maior pontuação foi no V, ele é a melhor escolha.

Ainda assim, recomendo um recursos solicitando a anulação da questão, uma vez que a banca não deixou clara a valoração dos critérios atribuídos. Alguns candidatos poderiam entender que quanto maior a nota do preço, maior o preço, e menos desejável será o produto. Se fizessem isso, deveriam calcular de outra forma, sendo que o critério preço seria inversamente proporcional à nota, o que geraria outro resultado, onde o fabricante X seria o preferido.
Como isso não está claro na questão, pode tentar o recurso!
GABARITO: C.

• (FGV/TJ-PI/AJAA/2015) Uma das etapas da administração estratégica é a análise do ambiente externo à empresa. Essa análise permite que sejam identificadas ameaças e oportunidades ambientais. A análise de oportunidades começa com a identificação da estrutura genérica do setor, sendo quatro delas bastante comuns: setores fragmentados, setores emergentes, setores maduros e setores em declínio. Nos setores em declínio, entre as principais opções estratégicas para exploração de oportunidades, estão as chamadas estratégias de:
(A) liderança tecnológica; refinamento de produto;
(B) colheita; alienação;
(C) inovação de processo; nicho de mercado;
(D) liderança de mercado; consolidação;
(E) posse de ativos estrategicamente valiosos; custos de mudança para o consumidor.
Comentário
Questão totalmente inesperada. A banca não mencionou em lugar nenhum do Edital que você tinha que estudar em detalhes “análise do ambiente”. Ao contrário, depreendeu isso do tema “administração estratégica”, onde vimos vários assuntos importantes, em dezenas de páginas.
Infelizmente, a banca resolveu cobrar o detalhe do detalhe depreendido de um outro tema geral no Edital. Realmente impossível prever.
Sobre o assunto recomendo que leiam as páginas 33 a 35 do artigo a seguir: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/19467/19467_3.PDF
Nele, perceberão que a banca acertou ao apontar o gabarito como letra B, apesar de errar na cobrança de conteúdo totalmente imprevisível.
GABARITO: B

• (FGV/TJ-PI/AJAA/2015) A XYZ é uma fabricante de produtos eletrônicos que atua em um ambiente dinâmico e de forte competição, adotando estratégia de diferenciação de produto no nível do negócio. Para fortalecer sua estratégia de negócio, a XYZ quer rever alguns de seus requisitos organizacionais. Em relação à estrutura organizacional, aos sistemas de controle gerencial e às políticas de remuneração, seria adequado implantar, respectivamente:
(A) poucos níveis na estrutura de reporte; supervisão direta; remuneração estratégica;
(B) quadro executivo pequeno; metas de custo quantitativas; recompensas pelo instinto criativo;
(C) relações de reporte simples; política de experimentação; remuneração por competências;
(D) estruturas matriciais complexas; filosofia de liderança em custo; recompensas por metas grupais;
(E) bolsões de esforços criativos; diretrizes amplas de tomada de decisão; recompensas por assumir riscos.
Comentário
Questão absurda. A banca não cobrou que você estudasse “remuneração de pessoal”. Além disso, cobrou que você visse “estrutura” como parte de gestão de processos, e não como um tópico específico. Assim, não pediu que você estudasse todos os aspectos da estrutura, mas sim a estrutura por processos!
Além disso, mesmo assim, a resposta da questão pode ser objeto de debate por divergências de interpretação.
Recomendo que entrem com recursos solicitando anulação da questão pelo assunto não constar no Edital.
GABARITO: E

• (FGV/TJ-PI/AJAA/2015) Uma empresa do setor químico redefiniu sua estrutura de funcional para matricial, de forma a acomodar equipes multidisciplinares para projetos estratégicos específicos. A antiga estrutura tem como vantagens em relação à nova:
(A) estímulo à visão global dos objetivos organizacionais e especialização organizacional;
(B) geração de economias de escala e maior cooperação entre departamentos;
(C) claro alinhamento de objetivos e decisão compartilhada;
(D) melhor capacidade de resposta ao ambiente e rapidez nas decisões;
(E) maior eficiência operacional e facilidade de responsabilização.
Comentário
Questão mais interpretativa. A estrutura matricial por projetos é caracterizada pela dupla subordinação do funcionário a um gerente funcional e um gerente por projetos. Com isso, a estrutura anterior termina sendo mais eficiente no trabalho funcional, apesar de não dar foco no projeto. Além disso, a estrutura tradicional terá menos conflitos, por conta da dupla subordinação da matricial, sendo mais fácil responsabilizar os gerentes, já que cada um tem sua equipe em separado.
É o que está na alternativa E.
GABARITO: E

• (FGV/TJ-PI/AJAA/2015) Um gerente de operações quer desenvolver uma rede PERT para o projeto de construção de uma nova fábrica. Ele identificou as atividades necessárias para completar o projeto, determinou a ordem em que esses eventos precisam ser completados e diagramou o fluxo de todas as atividades, relacionando-as entre si. O próximo passo para o desenvolvimento do PERT será:
(A) calcular as folgas dependentes;
(B) estimar o tempo de cada atividade;
(C) calcular as folgas independentes;
(D) calcular o valor esperado da rede;
(E) estimar a folga do caminho crítico.
Comentário
Questão bem objetiva. Uma vez que as atividades já estão mapeadas e a ordem delas já está posta, é preciso saber a duração de cada uma delas, para que depois se possa calcular o caminho crítico, o “início mais cedo” e “mais tarde” de cada atividade, e suas folgas.
GABARITO: B

• (FGV/TJ-PI/AJAA/2015) Em uma equipe de trabalho de seis pessoas, o funcionário A se destaca por sua autonomia e pela capacidade de propor ideias e conceitos. Já o funcionário B é objetivo e prático. Como B afirmou, “A é quem traz as novas ideias para o grupo, mas quem organiza a equipe, estabelece os objetivos e faz tudo acontecer sou eu”. Os papéis que A e B desempenham na equipe são, respectivamente, de:
(A) criador/inovador; impulsor/organizador;
(B) explorador/promotor; assessor/desenvolvedor;
(C) criador/inovador; conclusor/produtor;
(D) assessor/desenvolvedor; defensor/mantenedor;
(E) explorador/promotor; controlador/inspetor.
Comentário
Mais uma questão impertinente. Entre com recurso solicitando sua anulação, por falta de previsão do conteúdo “papéis do administrador” no Edital.
GABARITO: B

• (FGV/TJ-PI/AJAA/2015) Uma empresa quer implantar o balanced scorecard como ferramenta de apoio à gestão estratégica. O diretor de marketing quer propor indicadores relativos à perspectiva “clientes”, pois acredita que os problemas mais críticos enfrentados pela empresa estão relacionados à criação de valor para os clientes. Seria um indicador essencial para medir objetivos relativos a essa perspectiva:
(A) taxa de defeitos;
(B) número de produtos substitutos;
(C) participação no mercado;
(D) rotatividade de estoques;
(E) número de empresas concorrentes.
Comentário
Questão interpretativa sobre BSC, para que você procure um indicador pertinente à perspectiva “clientes”.
Dentre os indicadores apresentados pela questão, o único que tem relação com os clientes é a participação no mercado, pois considera se os produtos da empresa estão sendo, ou não, os preferidos pelos clientes.
GABARITO: C

• (FGV/TJ-PI/AJAA/2015) O diretor da área de finanças de uma empresa em fase de crescimento, que pretende adotar o balanced scorecard como ferramenta de gestão, precisa propor indicadores relativos ao tema estratégico “crescimento e mix de receita”, dentro da perspectiva financeira. Seriam indicadores adequados:
(A) retorno sobre investimento; taxa de utilização de ativos;
(B) lucratividade por cliente; lucratividade por produto;
(C) percentual da receita gerado por novos serviços; aumento da taxa de vendas por segmento;
(D) percentual de participação no mercado; receita por funcionário;
(E) turnover; taxa de redução de custos

Comentário
Mais uma questão intepretativa, e que requer conhecimentos mais amplos sobre administração. Ela cobra que você saiba o que significam cada um dos indicadores para encontrar o que é pertinente a “crescimento” financeiro e “mix da receita” financeira.
Nesse sentido, “percentual de receitas geradas por novos serviços” aponta com clareza o crescimento da receita. Além disso, “aumento da taxa de vendas por segmento” mostra, ao mesmo tempo, aumento das vendas e o mix de vendas, ou seja, o conjunto de produtos que faz parte da distribuição de receitas da empresa.
Nenhuma outra alternativa apresenta solução pertinente.
GABARITO: C

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.