Artigo

Comentário da prova TRE – Cargo 02 – ANÁLISE DE SISTEMAS – SGBDs específicos

Vamos comentar abaixo a questão relativa a Banco de dados específicos da prova.

A primeira e única questão do nosso assunto foi a QUESTÃO 45, vejamos seu enunciado:

A respeito de sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBDs), assinale a opção correta.

A No SGBD Oracle, uma integrity constraint é um modo declarativo de definir uma regra de negócio para uma coluna de uma tabela, essa integrity constraint fica armazenada como parte da definição da tabela no dicionário de dados.

B No SGBD Oracle, cada banco de dados tem um datafile físico associado, que pode conter várias tablespaces responsáveis por efetivamente armazenar os dados do banco.

C O método trust authentication do PostgreSQL é nativamente recomendado em servidores multiusuários, porque o usuário herda por confiança as permissões do sistema operacional ou do sistema de diretório sobre o sistema de arquivos.

D No método de becape físico do MySQL, os becapes são altamente portáveis, independentemente das características de hardware das máquinas destinatárias dos becapes.

E O DDL log do MySQL Server contém os eventos que descrevem alterações no banco de dados, como operações de criação de tabelas ou mudanças realizadas em dados das tabelas.

A questão mistura vários SGBDs vamos analisar cada uma das alternativas:

A Uma integrity constraint é apenas o nome em inglês para restrição de integridade. O Oracle possui todas as restrições de integridades do modelo relacional e elas são utilizadas para manter a consistência dos dados armazenados. Entre as suas vantagens está o fato de ser facilmente declaradas por meio da linguagem SQL, suas definições serem armazenadas no dicionário de dados e ainda poder ser desabilitada temporariamente quando estamos carregando grandes volumes de dados. Vejam que está alternativa está correta e é o gabarito sugerido pelo CESPE. Veja mais sobre o assunto aqui.

B Vimos na nossa aula que cada banco de dados Oracle tem um ou mais arquivos de dados físicos. Os arquivos de dados contêm todos os dados do banco de dados. Os dados de estruturas de banco de dados lógicos, como tabelas e índices, estão fisicamente armazenados em arquivos de dados. Ao contrário do datafile, que é uma estrutura de dados física, cada banco de dados é logicamente dividido em uma ou mais tablespaces. Um ou mais arquivos de dados são criados explicitamente para cada tablespace visando armazenar fisicamente os dados de todas das estruturas lógicas em um espaço de tabela. Alternativa visivelmente incorreta.

C O método de autenticação trust confia em todo mundo! Assume que qualquer usuário que conseguir acessar o servidor de banco de dados pode ter acesso a uma tabela com o nível de permissão que ele desejar, inclusive superusuários. Esse método é utilizado em bases de dados de desenvolvimento e acesso local. Alternativa encontra-se incorreta. Para saber mais veja aqui.

D A questão dos backups físicos que podem ser feitos pelo MySQL possuem algumas características. Pense primeiramente que por ser um backup de estruturas físicas ele é bem mais rápido, contudo ele utiliza detalhes específicos de estruturas de dados e de hardware, sendo assim ele só tem portabilidade para sistemas com estruturas idênticas ou semelhantes. Veja mais informações aqui.

E Sabemos que mudanças realizadas em dados de uma tabela devem ser armazenadas no log binários do MySQL. Logo a alternativa encontra-se incorreta. Veja a tabelas abaixo com os tipos de log do MySQL Server:

MySQL logs

 

Qualquer dúvidas estou as ordens.

Thiago Cavalcanti

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.