Artigo

Coach do 1º Lugar TCE/MG – ESPECIALIDADE ENGENHARIA CIVIL

Pessoal, a pouco tempo, pouquíssimo tempo, aliás, tive a satisfação ser o coach de um aluno que foi aprovado em 1º lugar no concurso do TCE/MG – Especialidade em Engenharia.

Apesar do acompanhamento ter sido curto, pois foi realizado no período pós-edital, ele serviu como parâmetro de como, em meu entendimento, deve funcionar corretamente a relação coach x aluno.

Em nossa reunião inicial focamos em identificar as principais deficiências do aluno e as necessidades imediatas para que o estudo progredisse de maneira eficiente

O primeiro ponto foi decidir as matérias que estudaríamos inicialmente. Como o edital já havia sido publicado não havia outro jeito e tivemos que estudar todas as matérias de maneira concomitante. Eu criei um ciclo A, B, C para o aluno, mesclando as matérias exigidas no edital em 3 (três) dias alternados. Concomitante com o andamento do ciclo foi realizado um acompanhamento de perto do desempenho dos índices da leitura de páginas por hora e o seu grau de assimilação, além do acompanhamento do percentual de acertos dos exercícios resolvidos.

Além de todas as matérias, nenhum dia foi deixado para descanso, pois devido a proximidade da prova era necessário aproveitar todo o tempo disponível para a aprovação, ou seja, estudo de domingo a domingo.

Outro aspecto que foi combinado estava relacionado ao estudo das questões discursivas, que sempre possuem um papel preponderante no momento da classificação final. Como a prova especificou os temas das discursivas foi criado uma rotina de estudo para cada tema e o aluno seguiu a risca essa rotina.

Por último, dentro da parte didática, foi organizado um dia da semana onde o aluno deveria resolver uma bateria de exercícios e ainda escrever uma questão discursiva a sua escolha, ou seja, toda a semana o aluno estava praticamente resolvendo uma prova idêntica aquela que viria a fazer.

Além dessa parte teórica, ficou acertado com o aluno que deveríamos manter um canal de comunicação aberto, onde cada um deveria dar a sua opinião para engrandecer o estudo e assim apontar o caminho certo para melhorar a eficiência dele.

Lembrando que se o aluno não tivesse se dedicado ao máximo aos estudos a estratégia montada não adiantaria em nada, mas felizmente tive a honra e o prazer de acompanhar um excelente aluno que se propôs a alcançar um objetivo e com a organização elaborada obteve a aprovação almejada.

Parabéns, Jonas e sucesso em sua nova fase de vida!

Caso queira que eu acompanhe o andamento do seu estudo solicite a atendente do Estratégia no momento da matrícula que eu seja o seu coach..

Abraço e Perseverança!

Coach Rodrigo Perni

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Entre em contato via link "Contato" na parte superior direita da página principal do site do curso Estratégia Concursos e dentro desse link aparecerá a opção "comprar um curso". Preencha os campos disponíveis e aguarde que o curso entrará em contato com você para melhor lhe atender. Abraço! Coach Rodrigo Perni
    Rodrigo Perni em 24/01/19 às 21:07
  • Como me escrever? Agradeço pela atenção!
    João Ferreira de Oliveira Filho em 24/01/19 às 12:38