Artigo

CNMP – 400 questões FCC e análise do edital

Caro aluno,

            Neste final de semana resolvi cerca de 100 questões recentíssimas da FCC (do último semestre de 2014), para incluir no Curso de Raciocínio Lógico-Matemático para o Conselho Nacional do Ministério Público — CNMP. Com mais essa bateria, o nosso curso vai ficar com:

25 blocos de aulas em vídeo;

8 aulas em PDF sobre todos os temas do edital;

cerca de 400 questões da banca FCC (todas resolvidas e comentadas), além de questões de outras bancas com estilo de cobrança similar;

fórum de dúvidas.

Enfim, trata-se de um material bastante completo, que certamente irá te auxiliar a ser aprovado neste belo concurso.

Aproveitando este artigo, gostaria de apresentar-lhe uma breve análise do edital de raciocínio lógico-matemático para este concurso. Para todos os cargos foi cobrado o seguinte conteúdo:

Raciocínio Lógico-Matemático: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas.

 

Podemos dividir este edital em três partes básicas:

1 –  tópicos de raciocínio lógico propriamente dito:

Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.

Essa é uma parte extremamente vaga do edital, que a uma primeira vista pode deixar o aluno bastante confuso. Entretanto, podemos sintetizar tudo isso utilizando o nome “raciocínio lógico”. Aqui entram aquelas famosas questões  sobre verdades e mentiras,  associações lógicas,  sequências de números e de palavras,   questões envolvendo o uso de calendários (anos normais e bissextos), entre outras.  Entendo que a melhor forma de trabalhar esses tópicos do edital é resolvendo um grande número de exercícios anteriores,  pois a sua banca costuma repetir modelos de questões, colocando algumas pequenas variações de uma prova para outra. Assim, as aulas do meu curso referentes a esses temas são bastante focadas na resolução de exercícios, em especial da própria FCC. Além disso, nos vídeos sobre esses assuntos você poderá acompanhar a resolução de algumas questões “modelo”,  para facilitar o seu entendimento.

 

2 –  lógica de proposições:

Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Essa é a forma tradicional da FCC cobrar o tema lógica de proposições.  Aqui entram aquelas questões  envolvendo negação de proposições simples e compostas,  proposições equivalentes,  tabelas-verdade,  tautologia e contradição,   obtenção de conclusões de argumentos,  teste de validade de argumentos,  diagramas lógicos, e assim por diante. Ao contrário da parte anterior,  onde predomina a resolução de exercícios, aqui é muito importante trabalharmos bem a teoria envolvida,  para que você consiga enfrentar bem os exercícios (que também serão muitos). Ao longo do curso você verá a teoria de lógica de proposições nas aulas em vídeo e também no material escrito.  Além disso,  nos vídeos eu resolvo algumas questões introdutórias para que você vá se acostumando com esse tipo de questão.  Nas aulas de escritas  você encontrará grandes baterias de exercícios resolvidos e comentados por mim para praticar bastante esses assuntos,  que invariavelmente são cobrados nas provas da FCC.

 

3 –  matemática básica:

Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas.

Nesta parte do edital são cobrados assuntos típicos da matemática vista no ensino médio (que talvez você já tenha esquecido rs…).  É bastante comum a presença de questões sobre proporcionalidade e porcentagem nas provas da FCC,  além de questões sobre múltiplos e divisores (especialmente aquelas exigindo que você saiba calcular o MMC ou o MDC de dois números).  Assim,  nessa parte do edital nós também vamos trabalhar a teoria (nos vídeos e nas aulas escritas),  para você se  recordar desses temas do ensino médio,  e além disso vamos resolver muitas questões cobradas em concursos recentes.

Como você pode ver,  a ideia é fornecer um material bastante completo,  abrangendo bem todos os tópicos do edital.  Acredito que isso permitirá uma boa preparação nessa reta final para o concurso do CNMP.  Você pode obter mais informações sobre o meu curso acessando o link abaixo,  onde você pode assistir um vídeo demonstrativo e ler a aula demonstrativa em PDF.

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO P/ CNMP

Bons estudos, e um excelente 2015 para todos nós!

Saudações,

Prof. Arthur Lima

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