Clima Organizacional para o concurso da SEFAZ/SP
Neste artigo você encontrará um breve resumo do conteúdo de Clima Organizacional para o concurso da SEFAZ/SP.
Olá, concurseiro! Tudo bem com você? O tão esperado edital do concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ/SP) foi finalmente publicado e chegou a hora de darmos uma acelerada nos estudos, afinal, o dia da prova está chegando.
Desse modo, para auxiliar você na preparação para esse concurso, elaboramos um resumo acerca do tópico Cultura e Clima Organizacional, mais especificamente sobre Clima Organizacional, que se encontra dentro do conteúdo programático de Administração Geral e Pública.
Então, pegue o seu marca-texto e vamos aos conceitos mais importantes e relevantes para você gabaritar esse conteúdo.
Clima Organizacional

O Clima Organizacional diz respeito a como os indivíduos reagem e veem as coisas na organização, suas percepções e interações frente à organização.
O professor Stefan Fantini, em seu PDF do Estratégia Concursos, afirma que o clima organizacional é a percepção que os membros da organização têm do ambiente de trabalho em determinado momento. O clima organizacional consiste, segundo o professor, nas percepções comuns (percepções compartilhadas) que os membros de uma organização possuem sobre diversos aspectos da empresa e do ambiente de trabalho.
É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento.
Está diretamente relacionado ao grau de satisfação dos colaboradores de uma empresa e sua análise permite uma visão mais ampla e flexível da influência ambiental sobre a motivação dos funcionários.
Segundo Chiavenato, o clima organizacional refere o modo como as pessoas interagem umas com as outras, com clientes e fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que as cerca.
Clima organizacional é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura.
É como o elo conceitual entre o nível individual e o nível organizacional.
O clima organizacional pode ser agradável, receptivo caloroso e envolvente, em um extremo, ou desagradável, agressivo, frio e alienante em outro extremo.
Ah! Importante que você lembre que o clima, diferentemente da cultura, é mais fácil de ser modificado. Essa é uma diferença importante entre esses dois conceitos e as bancas costumam tentar confundir o candidato invertendo-os.
Ademais, outra coisa que despenca em provas é a diferença entre clima organizacional e clima psicológico:
- Clima organizacional: está relacionado a aspectos cognitivos e descreve as percepções compartilhadas entre os membros da organização.
- Clima psicológico: está relacionado a aspectos afetivos e descreve a percepção individual do ambiente de trabalho.
Avaliação e Pesquisa de Clima Organizacional

De acordo com o que destaca Martins, um melhor conhecimento do clima organizacional pode colaborar para a melhoria da qualidade de vida do colaborador e para a otimização do desempenho organizacional.
Desse modo, as pesquisas de clima organizacional são ferramentas objetivas que têm por objetivo aferir (avaliar) o clima organizacional. Essas pesquisas buscam mapear o ambiente interno e avaliar diversas variáveis sob a perspectiva do funcionário da organização.
Outrossim, conforme nos ensina o professor Stefan Fantini, as pesquisas de clima têm por objetivo identificar a percepção dos colaboradores sobre a organização e, consequentemente, avaliar o grau de motivação e satisfação dos funcionários.
Vale enfatizar também que as pesquisas de clima organizacional analisam as perspectivas dos funcionários, buscando encontrar os pontos fortes e os pontos fracos da organização. Assim, a organização pode aprimorar seus pontos fracos com o intuito de melhorar o clima da organização e, consequentemente, elevar a motivação e aumentar a produtividade dos funcionários.
Indicadores de clima organizacional
Existem alguns indicadores que auxiliam a avaliar o clima organizacional, são eles:
- Taxa de turnover (rotatividade de pessoal);
- Tempo de permanência do funcionário na empresa;
- Taxa de abseteísmo;
- Resultados das avaliações de desempenho;
- Conflitos interpessoais e interdepartamentais;
- Greves;
- Grau de satisfação dos funcionários com os colegas de trabalho;
- Grau de satisfação dos funcionários com as políticas de recursos humanos da organização.
Para finalizar
Por fim, saiba que o objetivo deste artigo foi trazer para você pontos importantes acerca do tema Clima Organizacional para o concurso da SEFAZ/SP. No entanto, para além desse certame, esse tema é extremamente relevante para provas de concurso em geral.
Outrossim, este resumo não abrange toda a complexidade da temática, mas, certamente, nele você encontrará aspectos importantes que ajudarão você a gabaritar questões sobre esse assunto.
Além disso, para a sua preparação, não deixe de responder muitas questões. Para auxiliar você nessa missão, o Estratégia Concursos oferece um sistema de questões bastante completo que certamente ajudará você na conquista da tão sonhada vaga no serviço público.
Finalmente, não deixe de acompanhar e ficar por dentro do que acontece no mundo dos concursos.
Bons estudos e até mais!