Artigo

CLDF – REALIDADE DO DISTRITO FEDERAL – PROVAS FINAIS DE 16/09 COMENTADAS

Olá pessoal,

Seguem os meus comentários das provas da CLDF que ainda não havia comentado, aplicadas nos dias 16/09. São as provas dos cargos de Procurador Legislativo e Técnico Legislativo. Preliminarmente concordo com o gabarito da banca e não vislumbrei possibilidade de recursos.

 

Técnico Legislativo – Categoria Técnico de Arquivo e Biblioteca

 

De acordo com sua caracterização híbrida, é correto afirmar que o Distrito Federal

(A) tem por chefe do poder executivo um prefeito.

(B) divide-se em municípios, sendo Brasília sua capital.

(C) é regido por uma constituição estadual.

(D) tem administração autônoma.

(E) está subordinado ao Ministério da Integração Nacional.

COMENTÁRIOS:

a) Incorreto. O chefe do poder executivo no Distrito Federal é o governador. Sua sede é no Palácio do Buriti. Não há um prefeito no DF.

b) Incorreto. O artigo 32 da Constituição Federal de 1988 proíbe expressamente que o Distrito Federal seja dividido em municípios. Para fins de descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida o Distrito Federal organiza-se em regiões administrativas (RAs). Cada RA possui um administrador regional que é indicado pelo Governador.

c) Incorreto. O Distrito Federal é regido por lei orgânica, e não por constituição estadual.

d) Correto. O Distrito Federal é um ente federado com administração autônoma nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

e) Incorreto. O Distrito Federal não está subordinado ao Ministério da Integração Nacional.

Gabarito: D

 

A seca de 1958 no Nordeste determinou a vinda de milhares de trabalhadores para a região de Brasília. Muitos desses nordestinos foram abrigados em Taguatinga, onde passaram a ser chamados, de modo pejorativo, pelo mesmo termo usado na época da escravidão para designar os pobres que praticavam agricultura itinerante no interior do Brasil:

(A) retirantes.

(B) calangos.

(C) candangos.

(D) cabeças-chatas.

(E) biriguis.

COMENTÁRIOS:

Os trabalhadores que vieram do Nordeste para a região de Brasília para trabalhar na construção da nova capital federal foram chamados de candangos.

Entretanto, não encontrei nenhuma fonte que atribui o termo “candango” há um termo usado na época da escravidão para designar os pobres que praticavam agricultura itinerante no interior do Brasil.

De acordo com a literatura especializada, a designação candango é originária da expressão Kandungu, de origem africana, que designa, pela sua etimologia, “trabalhador sem qualificação”.

Retirante é o termo que se refere à pessoa ou grupo que abandona a sua terra por causa da seca e da miséria em busca de uma localidade que lhe dê melhores condições de vida. Foi amplamente usado no Brasil para se referir a nordestinos que migravam para as grandes cidades do Sul–Sudeste brasileiro, fugindo das secas.

Gabarito: C

 

Procurador Legislativo

De acordo com o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental do Lago Paranoá (2011), a região foi dividida em quatro grandes zonas:

(A) de vida silvestre, de ocupação especial, de ocupação consolidada e do espelho d’água do lago.

(B) de barragem, de caça e pesca, de ocupação e de vegetação.

(C) de fauna e flora, de habitação periférica, de escoamento e de alimentação fluvial.

(D) do Bananal, do Taquari, do Varjão e do Paranoá.

(E) do lago, de Brasília, de navegação e de abastecimento.

COMENTÁRIOS:

Zoneamento é a definição de setores ou zonas em uma unidade de conservação com objetivos de manejo e normas específicas, com o propósito de proporcionar os meios e as condições para que todos os objetivos da unidade possam ser alcançados de forma harmônica e eficaz.

O zoneamento ambiental da APA do Lago Paranoá está estabelecido pelo Decreto Nº 33.537, de 14 de fevereiro de 2012. Ele divide a região em 4 zonas, que por sua vez são subdivididas em 9 subzonas.

As quatro zonas são:  I – Zona de Vida Silvestre; II – Zona de Ocupação Especial; III – Zona de Ocupação Consolidada e IV – Zona do Espelho d’Água do Lago.

Gabarito: A

 

No século XIX, um dos defensores mais ardorosos da ideia de transferir a capital do Brasil para o interior foi o historiador Francisco Adolfo de Varnhagen. Tendo sugerido a área que ficava entre as lagoas Formosa, Feia e Mestre de Armas, apontava as razões que justificavam sua proposta: maior integração entre as Cortes e as Províncias; posição estratégica, distante do mar e das investidas de esquadras inimigas; e

(A) a perspectiva de exploração de novos minérios.

(B) o impulso à criação de gado bovino, graças à presença de grandes pastagens.

(C) a qualidade do solo para a cultura de plantas oleaginosas.

(D) a salubridade da região, com clima capaz de atrair colonos estrangeiros.

(E) a presença de indígenas de índole pacífica.

COMENTÁRIOS:

A última razão apontada por Francisco Adolfo de Varnhagen para a instalação da nova capital federal no Planalto Central foi a “existência de bons sítios para a imigração europeia”, argumentando que os colonos alemães não haviam se aclimatado no litoral. Varnhagen mencionou essa característica em uma carta destinada ao Ministro da Agricultura, no ano de 1877.

Gabarito: D

 

Técnico Legislativo

Representando os poderes supremos da República Federativa do Brasil, o (I) é um órgão do Poder Judiciário e faz parte do conjunto da Praça dos Três Poderes, onde estão o (II), Sede do Poder Legislativo, e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da (III).

Preenchem correta e respectivamente as lacunas I, II e III acima:

  I II III
A Supremo Tribunal Federal Congresso Nacional Câmara dos Deputados
B Supremo Tribunal de Justiça Senado Federal Câmara dos Deputados
C Supremo Tribunal de Justiça Congresso Nacional Presidência da República
D Supremo Tribunal Federal Congresso Nacional Presidência da República
E Supremo Tribunal de Justiça Senado Federal Presidência da República

COMENTÁRIOS:

Na Praça dos Três Poderes estão os edifícios que representam os três poderes da República: o Supremo Tribunal Federal, órgão do Poder Judiciário; o Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo; e Palácio do Planalto, sede da Presidência da República e do Poder Executivo.

 Gabarito: D

 

A Capital Federal é uma terra de contrastes, onde convivem famílias de grande poder aquisitivo com outras muito desfavorecidas.

Dados do Ministério do Desenvolvimento Social referentes a 2017 mostram que mais de 67 mil famílias de Brasília vivem abaixo da linha de pobreza. São moradores de diferentes regiões administrativas (RAs), cuja renda mensal não ultrapassa R$ 85,01. As cinco regiões do Distrito Federal consideradas mais carentes e onde houve maior procura por ajuda governamental são

a) Lago Sul, Riacho Fundo, Santa Maria, Sobradinho e Buriti.

b) Brazlândia, Planaltina, Guará, Samambaia e Santa Maria.

c) Taguatinga, Ceilândia, Varjão, Núcleo Bandeirante e Gama.

d) Ceilândia, Lago Norte, Cruzeiro, Buriti e Recanto das Emas.

e) Ceilândia, Samambaia, Planaltina, Santa Maria e Taguatinga.

COMENTÁRIOS:

Dados do Ministério do Desenvolvimento Social, de novembro de 2017, mostram que mais de 67 mil famílias da capital federal vivem em situação de extrema pobreza. Moradores de Ceilândia, Samambaia, Planaltina, Santa Maria e Taguatinga concentram a busca por auxílio do governo, através de programas como o Bolsa Família e do DF sem Miséria.

Gabarito: E

 

O Memorial JK foi construído em tempo recordo de 21 meses, em homenagem ao fundador de Brasília, o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Trata-se do maior museu privado do Distrito Federal e um dos maiores do Brasil. O Memorial JK foi construído e inaugurado no governo

a) Fernando Henrique Cardoso.

b) Itamar Franco.

c) João Batista Figueiredo.

d) Ernesto Geisel.

e) José Sarney.

COMENTÁRIOS:

O Memorial JK foi construído e inaugurado durante o governo de João Batista Figueiredo.

Gabarito: C

 

Sucesso no concurso!

Grande Abraço!

Prof. Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.