Artigo

Bicicleta sem rodinha

Quando eu estava na escola, lembro dos adultos me dizendo que quando eu crescesse, a vida seria “sem rede de proteção”. Confesso que não entendia muito, mas já ficava morta de medo. Não entendia principalmente porque não conseguia enxergar as ajudas, os mimos. Meus pais eram amorosos, porém linha dura. “Como assim não vai ter mais rede de proteção? Não vejo rede nenhuma!” Na minha cabeça de criança e de adolescente, a vida era duríssima! Kkkk

 

Quando me formei, veio a primeira porrada. O que eu iria fazer da vida? Eu tinha decisões sérias a tomar. Cada uma implicava, como sempre, uma renúncia. Em outras palavras, um risco. As consequências? Teria que suportar todas. NINGUÉM poderia facilitar para mim, por mais que tivesse boa vontade. “Vida adulta, cheguei! Favor pegar leve!”

 

Escolhi o concurso. Depois dessa decisão, era pelo menos uma porrada por dia. Era matéria que não acabava mais, pressão social, zero dinheiro, medo de não passar nunca, risco alto, investimento alto, zero garantias. Eu digo que “quebrei” muitas vezes nessa época.

 

O que quero dizer com “quebrar” é chorar de desespero, sentir uma tristeza em um grau que você antes desconhecia, uma ansiedade dura de tolerar. Era perder a fé em mim 32 vezes ao dia, só para engolir o choro e seguir por total falta de opção melhor.

 

Muitos de nós chegam à idade adulta condicionados a esperar um “empurrãozinho”. Natural. Afinal de contas, sempre rolou antes. É o dia meio tristinho que os pais deixam a gente matar aula. É a nota baixa que o professor gente boa dá um “trabalho extra” para melhorar o boletim. É a grana que acabou e o pai complementa. É um estágio chatérrimo que você pode se dar ao luxo de pular fora. É a possibilidade de “bater de frente” com quem quer que seja pois você não dependia de ninguém além da sua família. O problema é que agora VOCÊ DEPENDE DE VOCÊ e NINGUÉM PODE TE “SALVAR“ DESSA REALIDADE.

 

Tem gente que “quebra” muito cedo. Passa muito perrengue, começa a trabalhar cedo para ajudar em casa, perde o pai, a mãe… A pessoa aprende cedo a criar uma couraça para enfrentar a vida e fica mais forte. Essa pessoa tende a chegar na idade adulta e enfrentar um desafio como um atleta enfrenta uma prova.

 

Quando comecei a estudar, nada de muito ruim tinha me acontecido. Tinha apenas 21 anos quando comecei. Muito do choro, do desespero, das dúvidas era fruto de falta de referência, de falta de experiência de vida. Hoje posso ver isso com clareza. No meio da minha preparação sofri grandes baques, como mortes na família, a mudança de país do meu irmão (com quem eu era mega agarrada) e tantos outros percalços que não caberiam aqui no artigo. Em alguns momentos, sentia uma forte sensação de abandono. As grandes porradas da vida pareciam ter se concentrado em 3 anos. Preferia que tivesse sido mais “diluído”. Mas eu não mando em tudo. Mal mando em mim! Seguindo o exemplo dado no parágrafo acima, eu era como uma sedentária disputando as Olimpíadas! Kkkkk

 

O que estou tentando dizer é que muitos de nós concurseiros (no meu caso, ex-concurseira) somos MIMADOS e não percebemos. Isso não é uma crítica, ok? É uma constatação. Calcule se todo o desespero que sente REALMENTE se justifica. Compare sua vida com a de gente que daria TUDO para ter sua “sofrida vida de concurseiro”. Não estou diminuindo seus esforços. Eu vivi o que você vive hoje e sei que é DUREZA. Estou tentando te dar um pouco de PERSPECTIVA.

 

Fato é que a gente vai “quebrar” muitas vezes. Separações. Mortes. Demissões. Decepções. Tudo isso é parte da vida. Depois de “sobreviver” a cada evento citado, você renasce das cinzas, mais forte, mais preparado para enfrentar desafios. Mais sereno diante do caos e MAIS GRATO PELOS BONS MOMENTOS, PELOS PLANOS QUE DÃO CERTO, PELOS ENCONTROS COM PESSOAS INCRÍVEIS. A essa capacidade damos o nome de resiliência.

 

Não importa a idade que tenha. Se você está se apavorando demais com a vida de concurseiro, pare para pensar se não está com a perspectiva embaçada, se não se encaixa no que falei acima. Agora não tem mesmo rede de proteção. Ninguém vai abaixar os parâmetros, afrouxar a cobrança, te dar empurrãozinho, “dar trabalho para aumentar a nota”.

 

Agora é bicicleta sem rodinha! Se cair, vai doer SIM. Mas com o tempo cairá menos e saberá administrar melhor a dor. Pare de ver as quedas como punição ou má sorte e passe a encarar como ETAPA NATURAL DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.  PERMITA-SE QUEBRAR! Não tenha medo do que vem depois. O que você tem pela frente é FORÇA! Brevemente, serão mais alegrias do que dores. Aguente firme! Foco, força e fé!

 

Abs

Gabi

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • POST PERFEITO !!
    ANA em 10/08/17 às 11:38
  • Gabriela...sempre compartilhando bons artigos... Realmente há momentos de fortes emoções em nossas vidas...neste fim de semana, por exemplo, tive essa sensação de "quebra", momento em que fui acusado, entre outras coisas, de "egoísta", "se acha acima de Deus", "vai envelhecer sozinho, sem ter com quem gastar". Enfim, acredito que todos nós concurseiros temos grandes desafios pela frente. A esperança é ver o brilho nos olhos daqueles nos amam, cheios de orgulho pela nossa vitória. Abraços, Nilson
    Nilson em 09/08/17 às 13:03
  • Adorei a mensagem, veio na hora certa.
    Ana Cristina em 09/08/17 às 11:55
  • Estava precisando mesmo ler um texto desses. Me identifiquei em quase tudo.
    Cristina em 09/08/17 às 10:42
  • Show!!!
    Renata em 09/08/17 às 10:17
  • Esse texto ficou muito bom, parabéns!
    Silvio Britto Santos em 09/08/17 às 10:00
  • Amei!
    Camila em 09/08/17 às 10:00
  • Só uma ex-concurseira para entender uma atual concurseira !!!:) Falou tudo e um pouco mais sobre o que eu precisava ouvir ! Muito obrigada, Professora ! Muito sucesso sempre para você!!
    Raquel Bubulla em 09/08/17 às 09:35
  • Terça com Gabi!!! Não tem igual!!! Obrigado Gabi...Deus a abençoe grandemente.
    Luciano Junio em 09/08/17 às 09:16
  • Parabéns pelo trabalho. Leio sempre seus artigos.
    Raphael Sinedino em 09/08/17 às 08:30
  • Texto certo na hora certíssima! Como diria a expressão americana: "try to see the big picture". Percebo muito essa construção de resiliência ao longo dos tropeços. E ter a ciência de que isso é parte de algo bem maior dá mais força para seguir o caminho. Como sempre, excelente texto, professora! Tenha certeza que com ele você faz a diferença na vida de muita gente.
    Marcelo Silva Santana em 08/08/17 às 22:44
  • O texto veio na hora certa, depois de um dia inteiro de estudo e muito cansaço, só o que falta é andar sem rodinhas nesta bicicleta e com a certeza de que dói os arranhões, mas a brisa fresca que virá na hora em que pudermos acelerar sem cair, com certeza será a recompensa de tudo. Sempre muito valiosos seus texto. Obrigada!!!
    Thayse MPU em 08/08/17 às 22:08
  • arrasou!
    FELIPE CAMPERLINGO em 08/08/17 às 21:45
  • Sempre bom ler seus textos! Obrigado :)
    João Paulo em 08/08/17 às 21:17
  • Obrigada prof!! E sempre bom ouvirmos a verdade que constantemente esquecemos!!! Ainda mais de quem ja passou por elas!!
    shara em 08/08/17 às 18:59
  • Gosto dos seus textos! #Negócio é andar sem rodinha
    ALTAIR em 08/08/17 às 18:53
  • Você me resumiu em: (2) “O que quero dizer com “quebrar” é chorar de desespero, sentir uma tristeza em um grau que você antes desconhecia, uma ansiedade dura de tolerar. Era perder a fé em mim 32 vezes ao dia, só para engolir o choro e seguir por total falta de opção melhor.” Obrigada, Gabi !
    Polyana em 08/08/17 às 18:37
  • Gabi, você é demais! Adoro seus textos, sempre tão coerentes, objetivos e direcionados para cada momento que estamos passando. Obrigado!! ;-)
    Rafael em 08/08/17 às 18:09
  • Texto certo na hora certa ![2] Arrasando sempre no textos! Me identifico ainda mais por ser jornalista concurseira :)
    Daniela Nakamura em 08/08/17 às 18:08
  • Muito bom! Retrata minha vida nesse exato momento. Adoro os seus textos são sempre tão motivacionais.
    Corujinha_concurseira em 08/08/17 às 17:57
  • Você me resumiu em: "O que quero dizer com “quebrar” é chorar de desespero, sentir uma tristeza em um grau que você antes desconhecia, uma ansiedade dura de tolerar. Era perder a fé em mim 32 vezes ao dia, só para engolir o choro e seguir por total falta de opção melhor." Obrigada, Prof! Vai valer a pena!
    Isabella em 08/08/17 às 17:32
  • Texto certo na hora certa! Obrigada!
    Michelly em 08/08/17 às 17:28
  • Excelente texto, Prof!!! Só veio para ratificar meu sentimento de que SIM a preparação é um momento difícil e, por vezes, doloroso, mas que faz parte da "etapa natural do processo de aprendizagem" e, portanto, é necessária.
    Mariana em 08/08/17 às 17:10
  • Arazou prof Gabi. É a realidade nua e crua rs. Parabéns
    Simeia em 08/08/17 às 17:07
  • Mais um texto "tapa na cara" (no bom sentido) pra gente aguentar as situações, imprevistos etc que vão acontecendo durante essa fase de concurseiros. Obrigada mais uma vez!!
    olivia em 08/08/17 às 17:00
  • Nossa! Uau!!! Que texto!!! É por isso Gabi que sou sua coachee (mas você ainda não sabe disso.. rsrsrs é segredo! ) Obrigada por compartilhar tanta coisa boa!! Deus te abençoe sempre!
    Vivian em 08/08/17 às 16:40
  • Que texto maravilhoso! Caiu "como uma luva" para mim; muito obrigada por compartilhar sua experiência. Muito sucesso e alegrias a você!
    Yasmin em 08/08/17 às 16:11