Artigo

Biblioteconomia para Câmara dos Deputados: confira o conteúdo da prova!

Biblioteconomia para Câmara dos Deputados: confira o conteúdo da prova!

Olá, pessoal, tudo bem?!

Meu nome é Janaína Costa, sou professora de Biblioteconomia do Estratégia Concursos. Hoje venho falar com vocês sobre o concurso Câmara dos Deputados, especificamente para o cargo de Analista Legislativo – Técnico em Informação e Documentação Legislativa. Para o referido cargo, temos hoje 25 cargos vagos.

Antes, permita-me fazer minha apresentação profissional.

Atualmente faço parte do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro, ocupando o posto da especialidade Biblioteconomia. Como já deve imaginar, minha formação é nessa área, graduada na Universidade de Brasília – UnB. Além disso, sou Mestre em Ciências da Informação, também pela UnB.

Em termos de concursos, tenho passagens por alguns órgãos. Fui aprovada no concurso da Embrapa, em 10º lugar; Instituto Evandro Chagas, 7º lugar; Instituto Federal de Educação do Mato Grosso do Sul, concurso em que fui aprovada em 1º lugar para Biblioteconomia. No ano de 2015 fui convidada a publicar a minha dissertação de mestrado, o que foi feito pela editora Novas Edições Acadêmicas.

O último concurso CD foi em 2007, ao passo que desde 2014 já temos autorização para realização desse certame. Espera-se que até o fim do primeiro semestre o edital Câmara dos Deputados seja publicado abrangendo, entre outros, este cargo. Os aprovados no certame serão lotados no Centro de Documentação e Informação Legislativa.

As atribuições, segundo o último edital, são as seguintes:

Analista Legislativo – Atribuição Técnico em Documentação e Informação Legislativa – Área I – Bibliotecário e Área II – Arquivista Atividades definidas na Resolução nº 19, de 1989, podendo ser resumidamente descritas como atividades de nível superior envolvendo o planejamento, supervisão, coordenação, orientação ou execução de tarefas relativas à assistência técnica, pesquisa, análise, recuperação e divulgação da informação, visando ao desenvolvimento de trabalhos legislativos e administrativos; processos de expurgo e descarte de documentos legislativos e administrativos; sistemas de aquisição, busca, guarda, utilização, divulgação e publicação do acervo documental da Câmara dos Deputados, supervisão, coordenação e orientação de tarefas relativas à conservação e à restauração do acervo documental da Câmara dos Deputados; coordenação e execução de tarefas relacionadas a métodos e técnicas aplicadas a pesquisas em informação, inclusive os decorrentes de automação e processamento de dados.

Entre as matérias do concurso Câmara de 2007, chamo a atenção para a matéria de conhecimentos específicos do cargo:

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Documentação e Informação: conceito, desenvolvimento e estrutura da documentação geral e jurídica. Fontes institucionais: centros, serviços e sistemas de documentação. Instrumentos da documentação: tipos de documentos. Automação de serviços bibliotecários. Principais sistemas de informação automatizados: nacionais e internacionais. Organização e Administração de bibliotecas: princípios básicos de OAB. Planejamento bibliotecário. Processos e técnicas de seleção, de tratamento (análise, armazenagem e recuperação) e de disseminação. Normalização e as linguagens documentárias. Técnicas de elaboração de descritores, cabeçalhos de assuntos, vocabulário controlado. Processamento técnico da Informação: classificação; CDU – Classificação Decimal Universal; histórico; estrutura; sinais e símbolos utilizados na CDU; uso de tabelas auxiliares; ordenação vertical e horizontal. Catalogação: AACR2 – Código de Catalogação Anglo-Americano: programas de entradas: autoria individual e múltipla, entidades coletivas, publicações periódicas, documentos legais (legislação e jurisprudência). Indexação e resumo: noções básicas. Referência bibliográfica: ABNT – NBR 6023 – agosto/2002: referência de livros, publicações no todo e em parte (números especiais e suplementos) de artigos, de periódicos. Serviço de referência: atendimento a pesquisas e consultas; técnicas de busca; utilização de fontes gerais e jurídicas de informação; enciclopédias, dicionários, ementários, bibliografias e diretórios. Intercâmbio. Estudo de usuários. Serviços de alerta e disseminação da informação. Legislação profissional, ética e organismos de classe.

Como pode ver, trata-se de um conhecimento bem específico e que não é encontrado facilmente por aí. Pensando nisso que criamos um curso específico para essa matéria, o qual te convido a baixar a aula demonstrativa e conhecê-lo.

Nossos cursos contêm o conteúdo completo que será cobrado na sua prova. São PDF´s e videoaulas, além de um fórum de dúvidas exclusivo na área do aluno para você esclarecer pontos com seus professores. Confiamos tanto na qualidade da nossa equipe e dos nossos materiais que nós temos uma política de satisfação garantida ou seu dinheiro de volta, em até 30 dias e sem burocracia. Você não tem nada a perder, conheça nossos cursos!

Cursos p/ Analista – Biblioteconomia

Confira abaixo a análise completa do edital Câmara dos Deputados:

Análise completa do Edital Câmara dos Deputados 2007

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professora Janaína, gostaria de saber porque as aulas preparatórias de Biblioteconomia não tem vídeo aulas. Existia um pacote que tinha aulas em pdf e em video não comprei na época pois havia uma informação que o curso ficaria disponível durante certo período e logo após tentei comprar o pacote mas não estava mais disponível para venda. O prazo informado que o curso seria vendido não foi cumprido e tiraram as videos aula. Como posso comprar essas video aulas? Meu contato 21 98094-0016
    GABRIELA DE PAULA SANTOS em 11/07/19 às 09:23
  • Olá Wanessa, Os dois cursos tem pontos em comum, porém o curso do TJ-AL possui duas aulas (matérias) a mais que o curso para a Câmara dos Deputados. Como ambos são baseados no último edital para Bibliotecário, o concurso da Câmara abrangeu menos matérias em 2007 do que o concurso do TJ-AL em 2012. Porém, como ambos editais estão desatualizados, eu estou acrescentando nas apostilas assuntos atuais, tais como o RDA/FRBR/FRAD, Preservação de Documentos Digitais, Biblioteca Digital, etc, de forma que o aluno veja o conteúdo do edital passado, mas com as devidas atualizações. Obrigada pelo contato! Profa. Janaina Costa.  
    Janaina Costa em 06/03/17 às 23:07
  • Olá, Gostaria de saber se esse curso tem pontos em comum com o curso da mesma matéria do TJ/AL ,que também tem disponível aqui no Estratégia com a mesma professora. Se eu comprar os dois vão ter conteúdos repetidos?
    Wanessa em 06/03/17 às 22:02
  • Professora Janaína, Bom dia! Gostaria de saber se o Estratégia disponibiliza apenas a especifica de Biblioteconomia para a compra? Att, Danyara Souza
    Danyara em 19/12/16 às 08:24