Artigo

Aproveite as disciplinas do BANCO DO BRASIL e estude para a CAIXA

O concurso do BANCO DO BRASIL já passou, mas você sabia que é possível aproveitar as disciplinas já estudadas e se preparar para o concurso da CAIXA?

Banco do Brasil e Caixa
Banco do Brasil e Caixa

Olá, pessoal!

O maior concurso de todos os tempos do Brasil acabou de ser realizado, o do BANCO DO BRASIL. Como foi o seu desempenho?

Bom, independentemente da sua resposta, temos uma grande dica para você: Não pare de estudar.

Isso porque em breve teremos um novo edital da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, com 1100 vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs).

As oportunidades são para os cargos de Técnico Bancário Novo e Técnico Bancário Novo – Tecnologia da Informação, com exigência apenas do Ensino Médio, cuja jornada de trabalho é de 30 horas semanais, com salário inicial de R$ 3.000,00. Nada mal, não é mesmo?

Assim, é importante aproveitar todo o seu conhecimento adquirido no concurso do Banco do Brasil para continuar prestando outros concursos, e a Caixa Econômica Federal é uma grande oportunidade que você não pode deixar passar.

Desse modo, preparamos uma comparação completa entre os concursos do BANCO DO BRASIL e o da CAIXA, com o objetivo de visualizar quais são as disciplinas semelhantes entre esses dois certames, além de trazer o número de aulas presentes nos cursos do Estratégia Concursos e já estudadas pelos concurseiros que fizeram a prova do Banco do Brasil e que podem ser aproveitadas para a Caixa.

Banca e Estrutura das provas do Banco do Brasil e da Caixa

Para a alegria daqueles que pensam em prestar o concurso da Caixa, a banca organizadora desse concurso, ou seja, a empresa contratada para realizar todo o processo de seleção, inclusive as provas, é a mesma do concurso Banco do Brasil, a Cesgranrio.

Para a prova do Banco do Brasil, foram cobradas 70 questões objetivas, além de uma redação.

Por sua vez, a da Caixa terá 60 questões objetivas, sendo também exigida uma prova de redação.

Veja que essa similaridade de bancas e de estrutura das provas pode ajudar bastante aqueles que desejam prestar o concurso da Caixa Econômica Federal.

Análise das Disciplinas do Banco do Brasil e da Caixa

Vamos agora entrar em um dos principais tópicos deste artigo, as disciplinas de cada concurso.

O concurso de Agente Comercial do Banco do Brasil cobrou 8 disciplinas, com um conteúdo considerado extenso.

Já o concurso da Caixa está cobrando 6 disciplinas, tendo um conteúdo um pouco menor que o do BB, porém, ele também não deixa de ser relativamente grande.

Dito isso, iremos agora analisar quais são as disciplinas que estavam presentes no concurso do Banco do Brasil e que podem ser aproveitadas para o da Caixa:

Disciplinas do Banco do Brasil e Caixa
Disciplinas do Banco do Brasil e Caixa

Observe a tabela acima. Veja a quantidade de disciplinas similares entre esses dois concursos. Das 6 disciplinas da Caixa, 5 já foram estudadas durante a preparação para o Banco do Brasil. Em outras palavras, 83% de todas as disciplinas para o concurso da Caixa já foram estudadas.

Apesar de os nomes serem diferentes, Vendas e Negociação e Atendimento Bancário possuem exatamente o mesmo conteúdo programático.

Além disso, é importante salientar que a disciplina de Conhecimentos Bancários para a Caixa é a fusão de Conhecimentos Bancários e Atualidades do concurso do Banco do Brasil.

Desse modo, apenas a pequena disciplina de Probabilidade e Estatística precisará ser estudada em sua totalidade.

Abaixo podemos ver a importância de cada disciplina, em relação às pontuações, para a prova da CAIXA:

Porcentagem das disciplinas para a Caixa
Porcentagem das disciplinas para a Caixa

Aulas do Estratégia para a CAIXA

Agora vamos ao tópico mais importante da nossa análise.

Você já deve saber que o Estratégia Concursos é a empresa que mais aprova em concursos públicos.

Nós já temos disponibilizadas centenas de videoaulas e PDFs para o concurso da Caixa.

Desse modo, realizamos uma comparação entre os dois concursos, com o intuito de conferir quantas aulas presentes nos cursos do Estratégia Concursos e que já foram estudadas para o concurso do Banco do Brasil podem ser aproveitadas para o concurso da Caixa.

Primeiramente, vamos mostrar abaixo quantas aulas, presentes no curso do Estratégia, há em cada disciplina para a Caixa:

Número de Aulas das disciplinas para a Caixa
Número de Aulas das disciplinas para a Caixa

Nos cursos do Estratégia, algumas disciplinas estão dispostas em vários tópicos, como Conhecimentos Bancários, que está dividida em 5 pastas de matérias, e Atendimento Bancário, em 3 pastas.

Vamos agora tomar como referência o concurso do Banco do Brasil. Desse modo, caso você já tenha estudado todas as aulas do Estratégia para o concurso do Banco do Brasil, quantas delas poderão ser aproveitadasautomaticamente, para o concurso da Caixa? A resposta você pode conferir na tabela abaixo:

Relação das aulas do Banco do Brasil e da Caixa
Relação das aulas do Banco do Brasil e da Caixa

Não se assuste com a tabela acima, pois irei explicar agora como ela funciona.

Em relação à disciplina de Português, podemos observar que a aula 0 desta disciplina no curso do Estratégia da CAIXA é também a aula 0 do curso do Banco do Brasil. aula 1 da CAIXA também corresponde à aula 1 do BB. Já a aula 2 da CAIXA, é a aula 3 do curso do BB, e assim por diante. Perceba que a aula 8 da CAIXA não possui correspondência com nenhuma aula estudada no curso do Banco do Brasil, sendo ela representada por um “traço” na tabela. Assim, 9 das 11 aulas do curso de Português da CAIXA já foram estudadas, ou seja, 82% de todo o conteúdo.

Já com relação à Probabilidade e Estatística, apenas a aula 9 já foi estudada, ou seja, 12% de todo o conteúdo, sendo a única disciplina que precisará ser estudada de maneira quase que completa.

Por sua vez, Matemática Financeira, das 9 aulas no curso da CAIXA, 6 já foram vistas durante a sua preparação para o concurso do Banco do Brasil. Isso corresponde a 67% de todo o conteúdo desta disciplina.

Conhecimentos Bancários, por englobar uma grande variedade de diferentes disciplinas, ela foi dividida em algumas pastas no curso da CAIXA do Estratégia, como em LGPD, Legislação Penal e Ética. Desse modo, perceba que quase todo o conteúdo desses tópicos já foi totalmente visto, uma vez que o conteúdo programático é praticamente igual nos dois concursos.

De maneira similar é a disciplina de Atendimento Bancário, a qual corresponde à disciplina de Vendas e Negociação no concurso do Banco do Brasil. Ela também foi dividida em alguns tópicos, como Pessoa com Deficiência e Direito do Consumidor. Analisando esses conteúdos, a correspondência de aulas foi de 100%, uma vez que estas disciplinas são totalmente iguais para os dois certames.

Por fim, Informática também possui correspondência de 100%, sendo que todas as aulas para o concurso da CAIXA já foram completamente estudadas.

Vamos visualizar a similaridade destas disciplinas em um gráfico?

Gráfico da relação
Gráfico da relação das aulas do Banco do Brasil e da Caixa

Podemos observar acima que diversas disciplinas da Caixa já foram totalmente estudadas (100%) durante a preparação para o concurso do Banco do Brasil, como Informática e Atendimento Bancário. Além disso, outras como Português, Matemática Financeira e Probabilidade e Estatística já foram parcialmente estudadas, com 82%, 67% e 12%, respectivamente.

De uma maneira geral, das 99 aulas do curso do Estratégia para o concurso da Caixa, englobando todas as disciplinas, 72 já foram estudadas, ou seja, 73% de todas as aulas do curso já foram estudadasrestando apenas 27 aulas para serem vistas.

Desse modo, é possível perceber que aqueles concurseiros que prestaram o certame do Banco do Brasil e estudaram pelo Estratégia Concursos saem muito na frente na preparação para o concurso da Caixa Econômica Federal, sendo possível aproveitar uma grande quantidade de aulas que já foram estudadas.

Finalizando

Bom, pessoal! Apesar do concurso Banco do Brasil já ter ocorrido, novas oportunidades estão surgindo a todo momento, como o concurso da Caixa para PCDs.

Caso queira se preparar para chegar competitivo nesta prova, invista nos cursos para CAIXA do Estratégia ConcursosLá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos!

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.