Notícia

EXCLUSIVO! Banca do concurso IBAMA: 09 empresas na disputa!

Nove empresas já encaminharam propostas a fim de se tornar banca do tão aguardado concurso IBAMA, que prevê ofertar 568 vagas. A informação foi obtida, com EXCLUSIVIDADE, pela equipe de jornalismo do Estratégia.

De acordo com fontes internas, as empresas que já se colocaram à disposição para o certame são: Cebraspe, FCC, IADES, IBFC, Cesgranrio, IBADE, AOCP, Instituto Mais e Consulplan.

Outras bancas também podem entrar no páreo, isso porque, a data limite para envio das propostas é até o dia 29 de outubro de 2021. A intenção da Comissão é de escolher a banca do concurso IBAMA o mais breve possível, visto que o edital está previsto para o início de 2022.

Vale frisar que a data para contratação da empresa responsável pelo certame ainda não foi definida, o que deve ocorrer conforme o cumprimento das atuais etapas.

Banca do concurso IBAMA
Reprodução

Conforme já dito anteriormente pelo Estratégia, o edital do IBAMA terá oportunidades para cargos de níveis médio e superior. A distribuição das vagas será feita conforme demonstra o quadro abaixo:

CargoEscolaridadeQnt de vagas
Analista AmbientalNível superior96
Analista AdministrativoNível superior40
Técnico AmbientalNível médio432
Total568

Os cargos de Analista e Técnico Ambiental terão como atribuições a fiscalização ambiental, qualidade ambiental, licenciamento ambiental, uso sustentável dos recursos naturais, manejo de animais silvestres, monitoramento e informação ambiental, administração e planejamento.

Já o cargo de Analista Administrativo será responsável por atividades de administração e planejamento, atividades administrativas nas superintendências e unidades descentralizadas, atividades administrativas nas diretorias finalísticas.

Saiba como estudar para o concurso IBAMA AQUI!

Importância do concurso IBAMA

O novo concurso irá ampliar o efetivo existente no IBAMA, principalmente, nas áreas que compõem a Amazônia Legal, aumentando o poder fiscalizatório e a capacidade de realizar ações relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade, à autorização de uso dos recursos naturais e, em especial, à fiscalização.

Lembrando que a preservação da Amazônia Legal é crucial para a integridade territorial do País, que se torna ainda mais relevante num cenário marcado pela agressão ao meio ambiente e pela escassez global de recursos naturais no raiar do século XXI.

Como eu faço para saber mais sobre o concurso IBAMA? Salários, bancas, comissão, provas..

Para saber TODOS os detalhes acerca do novo concurso IBAMA, basta acessar o artigo completo que preparamos especialmente para você. Nele, é possível ficar constantemente atualizado sobre as novidades do certame.

Além disso, você vai ter acesso aos salários dos cargos que serão ofertados, informações sobre requisitos, comissão, último edital, entrevista com servidor do órgão, banca do concurso IBAMA e muito mais! O link está disponível logo abaixo:

Saiba mais: Concurso IBAMA


Quer estudar para o Concurso Ibama?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.