Artigo

Qual o melhor material no estudo para concursos?

Aulas presenciais, telepresenciais, videoaulas, material em PDF ou livros…
Qual o melhor material a ser utilizado na preparação para concursos?

Pessoal, geralmente trato desse assunto logo na primeira sessão com meus alunos do Coaching. A questão é controversa, razão pela qual resolvi escrever aqui sobre o tema.

tempoAntes de qualquer coisa, é preciso reconhecer que o tempo é a recurso mais precioso de um concurseiro.

Sendo assim, e considerando na comparação apenas materiais/serviços de alta qualidade, digo por experiência própria que o material em PDF é a melhor opção na preparação para concursos públicos. Na grande maioria dos casos esse tipo de material é suficiente para uma excelente preparação, cabendo complementação com outro material em situações muito especiais.

Aulas presenciais ou telepresenciais consomem muito tempo do aluno em deslocamentos. Há ainda a chance (e isso geralmente acontece) de elas se transformarem em sessões para esclarecimento de dúvidas dos colegas que não estão no mesmo nível de estudos que você, ou seja, por melhor que seja o professor, perde-se de tempo.

Há ótimos livros dedicados a concursos, porém o conteúdo geralmente busca cobrir mais de um concurso e até mais de uma área de atuação (tornando-o extenso demais). Além disso, geralmente o aluno faz resumos do livro, consumindo-se bastante tempo.

Vídeo aulas geralmente têm conteúdo adequado, podem ser estudadas em vários lugares e consomem menos tempo que as alternativas anteriores (especialmente alterando-se a velocidade de reprodução para 1,25 ou mais). Contudo, elas demandam a elaboração de resumos, quadros sinópticos ou mapas mentais que permitam a revisão. Economiza-se de um lado e perde-se do outro. Ou você está pensando em assistir toda a aula novamente para fazer revisão?

Material em PDF

matpdfNo material PDF (posso dizer isso com tranquilidade sobre os materiais do Estratégia Concursos), um professor experiente combina o conteúdo de vários livros de maneira sintética, concentrando-se naquilo que tem sido cobrado em concursos recentes e realmente importa na hora da prova. Além disso, o aluno consegue controlar seu próprio ritmo e pode marcar o próprio material, preparando-o para revisões futuras. No Estratégia temos ainda o Fórum para esclarecimento de dúvidas. Por esses motivos, é a minha recomendação na preparação para concursos.

Ressalvo que há casos muito específicos em que será preciso recorrer a materiais complementares ao PDF para garantir o melhor aproveitamento da disciplina. Isso é tipicamente uma situação a ser tratada com seu Coach, de maneira a se balancear o tempo consumido e a agregação de conhecimento.

melhoriaAfinal, o grande objetivo no coaching é melhorar o rendimento nos estudos – condição para a aprovação em qualquer concurso.

Por hoje é isso, pessoal.

Bom final de semana e bons estudos!

Wander Silva
@WanCaSil – Periscope e Twitter
facebook.com/profWanderSilva

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.