Artigo

Aprender Dormindo

Aprender Dormindo

Recentemente eu li um artigo muito interessante na revista Scientific American Brasil e gostaria de compartilhar aqui com vocês. De acordo com os pesquisadores, o aprendizado durante o sono se torna realidade. Eles abordam técnicas experimentais, as quais demonstram como fortalecer memórias quando nossos cérebros estão desligados.

Os estudos feitos pelos cientistas mostram o potencial para reforçar memórias, combater vícios e acelerar o ganho de novos conhecimentos.

Sabemos que aprendemos melhor quando estamos bem descansados. Mas a maioria das pessoas descarta de antemão a noção de aprendizagem durante o sono. No entanto, um conjunto de novos achados neurocientíficos complica essa ideia, ao mostrar que uma parte crítica da aprendizagem ocorre durante o sono: memórias recentemente formadas ressurgem durante a noite, e essa reprodução pode ajudar a reforçá-las, permitindo que, pelo menos, algumas sejam lembradas pelo resto da vida.

Alguns estudos até exploraram se o sono poderia ser manipulado para melhorar a aprendizagem. Eles revelam que um programa de sono que torna as memórias do dia mais fortes pode ser impulsionado usando sons e odores.

As experiências agora indicam que é possível mexer com as memórias enquanto uma pessoa está imersa nas profundezas do sono, criando a base para uma nova ciência da aprendizagem enquanto se dorme.

Houve uma época em que muitos cientistas tentaram evitar o tópico do aprendizado durante o sono, embora alguns pesquisadores tenham investido em responder se o sono ajudava a lembrar de novas informações. Um protocolo de estudo típico investigava se a privação do sono à noite afetava a memória no dia seguinte ao aprendizado de algo novo. Outro analisava se a lembrança de um fato após um pequeno intervalo melhorava com ou sem sono.

Vários fatores mistificadores podem interferir nesses estudos. Por exemplo, o estresse da privação de sono pode prejudicar funções cognitivas que então reduzem a recuperação da memória. Por fim, os neurocientistas cognitivos começaram a lidar com esses desafios, ao juntar provas vindas de múltiplos métodos de pesquisa. Uma base substancial de evidências gradualmente começou a confirmar que o sono é um meio de processar memórias adquiridas durante o dia, reabrindo a relação entre sono e memória como uma área legítima de estudo científico.

Resumo:

O sono permaneceu por muito tempo como um mistério, e a possibilidade de usá-lo para aprender coisas novas é menosprezada. Se o cérebro adormecido está desligado, segundo o raciocínio vigente, nada importante pode acontecer.

Pelo contrário, nossos cérebros permanecem altamente ativos durante o sono, de maneiras que podem alterar o armazenamento da memória. De fato, resultados recentes demonstram que memórias específicas são reativadas.

O controle experimental do processo de reativação da memória tem permitido a investigação de como a aprendizagem pode melhorar durante períodos de inatividade à noite.

Estudos futuros que ampliam este trabalho podem examinar maneiras de promover a resolução de problemas baseados no sono, eliminar pesadelos ou talvez um dia obter controle sobre nossos sonhos.

Portanto, o sono é fundamental para garantir o aprendizado. Esse artigo reforça a ideia de que além de estudar, é preciso dormir bem.

Bons estudos e sucesso!

Yuri Moraes

Servidor da Câmara dos Deputados

Coach no Estratégia Concursos

_________________________________________________________

Facebook: Professor Yuri Moraes

Instagram: @profyurimoraes

Canal no YouTube: Professor Yuri Moraes

_________________________________________________________

Para ler mais artigos de minha autoria sobre dicas e preparação para concursos, acesse:

Artigos do Professor Yuri Moraes

_________________________________________________________

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado pela participação Rodrigo! Bons estudos e sucesso!
    Yuri Moraes em 14/01/19 às 15:44
  • Artigo essencial para os concurseiros, muito obrigado!
    Rodrigo Siqueira em 14/01/19 às 15:30