Aplique o conceito da QUALIDADE TOTAL em seu Estudo!
Rodrigo Perni

Aplique o conceito da QUALIDADE TOTAL em seu Estudo!

Olá, pessoal, tudo bem?

Muitas vezes nos deparamos com certas dificuldades em alguns pontos de nosso estudo e não conseguimos pensar em uma maneira de como melhorar o nosso rendimento.

Neste artigo eu vou apresentar uma série de ações que podem trazer essa melhoria e fazer com que seu estudo trilhe um caminho com menos percalços.

Para buscar essa melhoria vamos utilizar conceitos de uma metodologia utilizada em Administração de Empresas que se chama “Qualidade Total”. A Qualidade Total pode ser definida como a busca da melhoria continua de processos em algum tipo de procedimento. Esta desencadear de ações ocorre antes do agir / produzir.

Fazendo uma comparação com a nossa rotina de concurseiro podemos identificar 5 (cinco) procedimentos a serem adotados que visam trazer a qualidade necessária em nosso estudo.

  • Escolha de uma área de melhoria: Nesta fase identificamos o hábito/método a ser melhorado, por exemplo: precisamos organizar o nosso tempo conforme a nossa rotina e assim maximizarmos da melhor maneira possível o nosso tempo de estudo;
  • Definição da equipe de trabalho que tratará da melhoria: A partir da identificação da dificuldade/problema passamos a analisar se vamos contratar um profissional (coach, por exemplo) para nos auxiliar na solução desta dificuldade ou se vamos soluciona-lá sozinho;
  • Identificação dos benchmarks: Nesta fase você buscará modelos já experimentados que servirão como parâmetro de escolha (ainda dentro do mesmo exemplo sobre organização do tempo de estudo). Se você decidiu contratar um coach você irá procurar referências com pessoas/internet que já utilizaram este tipo de serviço e no caso de você decidir prosseguir em seus estudos sozinho você irá pesquisar sobre métodos de estudo que se adequem a sua necessidade;
  • Análise do método atual: Como estamos buscando a melhoria de um ou mais pontos de nosso estudo precisamos analisar o método que desejamos ver alterado e melhorado. No caso específico, organização do tempo de estudo. Precisamos com esta analise identificar o que nos levou a buscar essa melhoria, por exemplo, se achamos que o nosso tempo de estudo é insuficiente; qual seria o principal motivo que você identifica como causa deste resultado?;  
  • Estudo piloto da melhoria: Após a fase de identificação do problema, levantamento da equipe, procura de modelos e análise do método, precisamos preparar o modelo que irá “resolver” o nosso problema. Voltando ao nosso exemplo, teríamos duas soluções: 1 – Caso a escolha seja pela contratação do coach ele iria preparar todo o nosso plano de estudo; 2 – Caso escolhêssemos nos prepararmos sozinhos teremos que preparar o nosso plano / cronograma de estudos;  
  • Implementação das melhorias: Encerrada a fase de estudo/análise do “problema” passamos para o momento em que implementamos a solução que entendemos como melhor. A partir daqui aplicamos a solução encontrada, mas com maior segurança, pois até chegarmos neste ponto ela passou por diversas fases de análise em que se buscou QUALIFICAR a sua técnica.  

Pessoal, lembrando que este roteiro muitas vezes acontecerá de maneira concomitante, por exemplo a análise do método atual poderá estar acontecendo junto com o estudo piloto da melhoria, ou seja não há essa rigidez total. Além disso, este roteiro pode e DEVE ser adaptado as especificidades de cada um.

 

“Hoje é sempre o dia certo, de fazer as coisas certas, da maneira certa. Depois será tarde” – Martin Luther King

 

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula!

Rodrigo Perni
Coach Estratégia Concursos

Posts Relacionados

Compartilhe:

Rodrigo Perni

Rodrigo Perni

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Formado em Administração de Empresas Graduando em Direito Aprovado em 21º lugar no concurso para Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil no concurso de 2006 na 2º Região Fiscal.

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x