Artigo

Âncoras mentais: Livre-se das crenças limitadoras!

 

Vamos começar com um exercício: Quais são suas âncoras mentais?

 

Aposto que assim, de supetão, você não tem uma resposta. Mas já sabe do que estou falando, não é mesmo? Todos nós vamos juntando âncoras ao longo da vida, e quanto mais juntamos, mais pesada fica nossa caminhada. Arrastá-las por aí não é tarefa fácil.

 

Lembra daquele dia em que seu pai ou mãe, no calor do momento, lhe disse que você é preguiçoso (a), ou que tem dificuldade em matemática ou português? Ou que seu irmão era mais inteligente do que você? Lembra de algum adulto que lhe questionou porque raios você não poderia ser mais como o Joãozinho ou como a Mariazinha?

 

Lembra da professora do colégio? Aquela que te disse uma vez que você era tão indisciplinado e desatento que nunca seria alguém na vida?

 

E daquele dia em que você foi apresentar um trabalho na frente da turma toda, travou ou gaguejou um pouco. Os segundos que se seguiram até que pudesse retomar sua apresentação não só pareceram uma eternidade como te fazem crer – até hoje! – que não fala bem em público.

 

E na faculdade? Como esquecer daquela pessoa especial que te esnobou por você não ser a pessoa mais bem-sucedida, bonita ou descolada do mundo naquela época? Você se sentiu a última das criaturas, né? E aquela pessoa invejosa que nunca suportou te ver brilhar em nada e lhe disse que você deveria parar de se iludir e se conformar que as coisas nunca mudariam para melhor? Não podemos esquecer de alguns parentes mais abastados, que sempre lhe trataram como um “pobre coitado (a)”, um fracassado (a). Dói, né?
 

E o amigo do trabalho, que te classificou como incompetente só para criar intrigas e tentar te deixar mal com o chefe (para que o figura pudesse ser o destaque do local)?

 

E os vizinhos fofoqueiros? Nossa… é muito chato saber que dizem que você é uma pessoa encostada, que “deu errado” na vida, falhou e “diz que estuda, mas nunca passa em nada”?

 

Quando somos crianças (ou mesmo adultos sem muito filtro mental), absorvemos comentários assim como verdades absolutas. Inquestionáveis. Cada situação como as citadas contaminam a imagem que temos de nós mesmos. Deturpam a visão que temos das nossas potencialidades. Vamos murchando com o tempo. Ficamos acuados, com medo de nos expor, com medo de tentar o novo. Com medo até do sucesso e da felicidade. Questionamos nosso grau de merecimento. Ficamos com vergonha de nós mesmos.

 

Cada comentário desses que você acreditou virou uma âncora na sua cabeça, na sua alma, no seu coração. E sabe o que acontece? Você começa a sonhar menos, querer menos, achar que merece menos. Consequentemente, passa a se esforçar menos! Isso mesmo! Se acha que não vai conseguir realizar seus sonhos e que – se por um milagre conseguir – não o merecerá, para que vai se esforçar ? Por que dará o seu melhor?

 

Garanto que você NEM CONHECE o seu melhor. Nunca o viu, pois achou que nem existisse. Dentro de você está a SUA MELHOR VERSÃO! Creia em mim.

 

VOCÊ PODE, DEVE E MERECE CONHECER E SER SUA MELHOR VERSÃO.

 

Para isso, o autoconhecimento é o caminho!

 

Quantas âncoras você coleciona? Identifique todas. Lembre de cada uma delas, de quando surgiram em sua mente. Esse processo é bem dolorido.

 

Depois, ressignifique o evento que gerou a âncora. Reinterprete com seus olhos de adulto. Reconte a história de forma POSITIVA.

 

Antes que você me pergunte como fazer isso, te digo: COMECE FINGINDO!

 

É isso mesmo!

 

Acha que é preguiçoso? Reconte a história mentalmente com outro final. Um desfecho em que você não seja preguiçoso. No começo, pode ser difícil e parecer meio forçado. É assim mesmo! Finja que não é preguiçoso (a), devagar, desmemoriado (a), desconcentrado (a), fracassado (a), reprovado (a) _____________ (Insira aqui sua âncora!).

 

Comece a agir de modo diferente. Seja proativo, atento, motivado. Ande e sente-se de modo ereto, como quem tem controle sobre a própria vida.


TIRE O PODER DE QUEM AJUDOU A CRIAR SUA ÂNCORA E EMPODERE-SE!


O “teatro” para você mesmo logo começará a ficar mais e mais confortável. A âncora ficará no chão, para trás, e você caminhará LIVRE para ser quem quiser ser. Não sentirá mais que estará fingindo ser melhor do que é. Perceberá que sempre foi assim, mas que tudo isso estava abafado dentro de você. Sentirá MUITO MAIS LEVEZA nos seus dias.

 

Peço, de coração, que reflitam sobre o que falei e que apliquem o que disse. E – não se esqueçam – de me escrever para contar os resultados que notarão. Pois certamente notarão. E em breve.

 

Bons estudos, pessoal!

Gabi

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————————————————————————————————–

AVISO:

1 – Os artigos serão postados TODA TERÇA! 

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Artigo super revelevante para quem vem arrastando essas correntes por toda uma vida. Para todas as (quase idades),credos e gêneros.Obrigada por nos oferecer esse conteúdo grátis já que nem todos podem custiar um profissional da área. GRATIDÃO!!!
    Paty kaus em 20/03/19 às 13:08
  • Obrigada!!
    Laiany em 02/09/17 às 17:29
  • :)
    Carolina em 16/05/17 às 16:32
  • Oi, Andresa. Quem sabe um dia não seja minha coachee? Olha, meu livro de coaching está no forno. Acho que vai gostar! :) Por hora, continue me acompanhando aqui, no meu site e nas redes sociais, combinado? Beijos e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 26/04/17 às 19:39
  • Super obrigada, Carlos! :)
    Gabriela Knoblauch em 26/04/17 às 19:37
  • Antônio, que demais que o texto gerou um impacto tão positivo em você. Saber disso me motiva demais, sabia? MUITO OBRIGADA por passar aqui e me contar sua experiência! AMEI saber. Bons estudos e beijão Gabi
    Gabriela Knoblauch em 26/04/17 às 19:34
  • Puxa, Thais... que mega elogio! Muito obrigada - de coração! Aguardo sua visita às terças, viu? Bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 26/04/17 às 19:29
  • Jô, estava com saudade dos seus comentários!!!!!!! Já está ADOTADA no coração, menina! Até parece que vc não sabe!  Como vão os estudos? Olha, estou querendo escrever mais artigos para a vida além dos concursos mesmo. Vamos ver se rola! Beijo! Adorei seu comentário Gabi
    Gabriela Knoblauch em 26/04/17 às 17:16
  • Excelente como sempre, além de sonhar com cargos públicos também sonho em te ter como coach! Gaby, eu adoro seus textos e também venho toda terça ler :) Li algo parecido no aqui: http://www.personare.com.br/realize-seus-sonhos-comecando-pelo-final-m7589 Igualmente interessante! (Não sei se pode postar algo de outro site, se não puder, me desculpem) Sei que seguindo suas dicas vamos longe! Beijos
    Andresa em 25/04/17 às 22:44
  • Ótimo texto!
    Carlos em 25/04/17 às 21:59
  • Boa noite, professora! Gostaria de agradecer pela sua ajuda! Dessde o texto sobre a procrastinacão e o pequeno déspota, minha maneira de pensar e agir, mudou completamente! Quando a vontade de procrastinar tenta retornar, eu prontamente digo a mim mesmo: " Volte para o lugar de onde veio, quem manda aqui sou eu!" Não tenho palavras para agradecer a ti! Muito obrigado!
    Antônio Carlos em 25/04/17 às 20:12
  • Gabriela, uma palavra para você: GRATIDÃO. Concordo com o comentário acima, da Joshiane: você ressignificou as terças! Abraços.
    Thais em 25/04/17 às 18:14
  • Gaaaaaaaaaaaaaaab's... Mulher, quer me adotar? Gente, é aquela ansiedade quando chega as terças... já sabendo que levarei aquele "bufete" e aquela injeção de ânimo pra continuar... O mais legal é que vc não nos ajuda só na vida concurseira, vc nos guia na vida pessoal mesmo... e isso é impagável... Queria dizer que vc não é Rivotril, mas causa uma dependência danada nas pessoas. Obrigada pela sua luz!! Da fã Joshi.
    Joshiane em 25/04/17 às 17:56
  • Exato, Carlos. Faxina mental gera clareza e torna decisões difíceis em escolhas óbvias. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 25/04/17 às 16:07
  • Oi, Alê! Psicóloga sem formação na área, esclareço..kkkk Meu plano aqui é ser coach e um ombro amigo. Acho que tenho cumprido a missão, a julgar pelos comentários carinhosos de vocês. Obrigada pelos elogios. Beijão e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 25/04/17 às 16:02
  • Obrigada, Fernando. Venha me visitar mais vezes. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 25/04/17 às 15:53
  • Que maravilha, Belly! No fundo, todos nós temos muitos pontos em comum. Pode contar comigo toda semana. Estarei aqui para dar aqueeele suporte que sei que é necessário. É incrível saber que vocês curtem de verdade. Beijo e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 25/04/17 às 15:51
  • Esse é o lema para bastante coisa na vida, Márcia! Funciona mais do que parece. Abs e bons estudos Gabi
    Gabriela Knoblauch em 25/04/17 às 15:46
  • Pois é, Clint! Quando tomamos conhecimento do que dos atrasa, nos pesa, fica mais fácil pensar em uma solução. Continue em acompanhando. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 25/04/17 às 15:40
  • Querida Concurseira de Sucesso, Eu acredito - do fundo do coração - que o caminho para termos uma vida mais leve e podermos ajudar os outros a serem mais felizes também é escandarando as feridas, tirando as dores escondidas dos cantinhos da mente e mostrando para o outro que somos todos HUMANOS e que todas essas sensações são NORMAIS. A gente só consegue resolver um problema quando trazemos ele para luz e analisamos o caso friamente.  Todas as sensações e medos possuem suas saídas. Tenha plena certeza disso. Vamos caminhando juntas nesse processo de autoconhecimento. Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 25/04/17 às 15:03
  • Oi, Rafa! Obrigada pelo comentário liiiindo! Saber que eu consegui despertar sua vontade de vencer é uma alegria sem tamanho! Essa expectativa de nomeação deixa a gente ansiosa e meio "mole" para estudar mesmo. Mas pense no seu sonho. Ele ainda não está na mão! Câmara esta vindo aí, cheinha de oportunidades! "SE JOGA!" Sobre o curso comigo, seria uma honra. Vou te mandar um email com tudo explicadinho, ok? Beijo Gabi
    Gabriela Knoblauch em 25/04/17 às 14:57
  • Faxina mental. Precisamos afastar os "dementadores" (quem conhece Harry Potter, conhece bem essa figura) de nossos sonhos e aspirações. Muito Obrigado.
    Carlos Eduardo em 25/04/17 às 14:57
  • Gabriela Knoblauch, a coach psicóloga! Incrível como vc consegue manter um padrão de qualidade em todos os seus artigos. Não deixa a desejar em nenhuma semana. Parabéns.
    Alexandre Accioly em 25/04/17 às 14:44
  • Muito bom. Parabens.
    Fernando em 25/04/17 às 14:14
  • Olá Gabriela Confesso que me identifico total com seus textos! Vc consegue expressar na escrita meus pensamentos mais escondidos...rsss... Obg por nos ajudar a organizar as ideias, mesmo sem saber o qto contribui semanalmente. Bjs
    Belly em 25/04/17 às 13:54
  • Eh isso ai! " Fake it, until you make it"! Ja dizia o ditado.?
    Marcia em 25/04/17 às 13:48
  • Muito interessante o texto. Nunca tinha ouvido alguém falar sobre esse assunto anteriormente. A tal da "âncora" que se carrega é uma grande realidade na vida daqueles que competem, seja no esporte, no mercado de trabalho, seja nos estudos. Parabéns!
    Clint Eastwood em 25/04/17 às 11:20
  • Pprrooffaa. Gabrielaaaaaaaaaa!!! Você realmente pegou em um ponto muito delicado, que tentamos fazer que não existe, por vergonha até... Nossa estou de queixo caído!rs Estou aqui em recuperação após cirurgia e hoje pensei: opa vou dar uma olhadinha no site do estratégia, rs, acho que já consigo ficar um pouco mais sentada e me deparo com o seu artigo, acho que vou ter que fazer outra depois dele, rsrsrrs. O pior é que ao meu reconhecer neste artigo não há cirurgia que resolva, tenho que tomar coragem e fingir, me apoderar desse poder Ainda estou tonta, vou ter que relê-lo rsrsrs, afinal vivi muitos anos com essas âncoras.... Reverencio a esse ensinamento, agradeço do fundo do meu coração! Abs
    ConcurseiradeSucesso em 25/04/17 às 10:01
  • Que texto maravilhoso! como sempre!! É muito bom ler isso, desperta a vontade de ser uma pessoa melhor e mais esforçada, de vencer os obstáculos. Estou passando por um momento bom e difícil ao mesmo tempo, pois fui aprovada em um tribunal em outro estado e estou esperando ser chamada. Enquanto espero, a vida parou. Não consigo estudar, vivo ansiosa, mas ainda tenho um sonho de passar na Câmara dos Deputados ou Senado. Espero conseguir seguindo suas dicas! Ah, tenho muita vontade de fazer coach com vc. Queria saber informações, valores, como funciona... Muito obrigada, que Deus te abençoe imensamente.
    Rafaela em 25/04/17 às 09:53