Notícia

Analista Ambiental do IBAMA: saiba TUDO sobre a carreira!

Servidor do IBAMA conta detalhes sobre a carreira de Analista Ambiental do IBAMA

Com o edital do concurso IBAMA cada vez mais próximo de ser publicado, a equipe de jornalismo do Estratégia preparou mais uma EXCLUSIVA para você!

Desta vez, entrevistamos um servidor do órgão, no caso, um Analista Ambiental. Com isso, você vai poder conhecer um pouco mais sobre a função, assim como ficar por dentro do dia a dia e demais detalhes da carreira em si.

Até porque, você sabe o que faz o Analista Ambiental do IBAMA? Qual a sua jornada de trabalho, remuneração, benefícios e requisitos? É de suma importância conhecer TUDO sobre o cargo. E nós estamos aqui para te ajudar!

A entrevista foi realizada pela jornalista Thaís Mendes, e o nosso entrevistado, mais que especial, foi o Victor Castro, Analista Ambiental do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Confira logo abaixo!

Vale lembrar que para o cargo de Analista Ambiental do IBAMA o certame prevê ofertar 96 vagas. Para a função é exigido diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso.

Quanto ganha um Analista Ambiental do IBAMA?

Segundo informações da própria autarquia, a remuneração inicial para Analista Ambiental do IBAMA é de R$ 8.547,64, já incluída a gratificação de desempenho e o auxílio alimentação.

Salário Analista Ambiental do IBAMA

Sobre o concurso IBAMA

Após oito anos sem certame para preenchimento do quadro efetivo de servidores, sendo nove para o cargo de Analista Ambiental do IBAMA, o órgão já alcança a marca de 2.947 cargos vagos. Por tal razão, um novo processo seletivo foi autorizado.

De acordo com as informações divulgadas no Diário Oficial da União (DOU), a distribuição se deu da seguinte forma:

  • Analista Ambiental: 96 – Nível superior;
  • Analista Administrativo: 40 – Nível superior;
  • Técnico Ambiental: 432 – Nível Médio

No momento, o concurso IBAMA já possui comissão de coordenação formadaO Grupo de Trabalho consta na Portaria nº 2.311 , assinada pelo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Eduardo Fortunato.

Integram o Grupo, sete servidores, de diversas áreas do Instituto, que serão responsáveis por implementar, operacionalizar, apresentar propostas e consolidar conteúdos programáticos, além de sugerir a distribuição e o perfil das vagas.

Agora, o próximo passo será a escolha da banca organizadora do concurso. A previsão é que o edital seja publicado em até seis meses, ou seja, até março de 2022, mas é possível que com o rápido avanço dos trâmites, o documento seja publicado antes.

Para ficar por dentro de todos os demais detalhes acerca do concurso IBAMA, confira um artigo completo, atualizado com constância, que elaboramos EXCLUSIVAMENTE para você!

Saiba mais: Concurso IBAMA

Quer estudar para o cargo de Analista Ambiental do IBAMA?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.