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Análise prova Português IBGE Técnico (recurso para 3 questões)

Olá, pessoal!

Espero que vocês tenham se dado muito bem na prova do IBGE Técnico 2016!

Gravei um vídeo com Análise prova Português IBGE Técnico (recurso para 3 questões) com todos os detalhes importantes, inclusive a respeito de recurso. (Veja o link: https://youtu.be/PqzGnN8ZY5s)

Vimos uma prova um pouco diferente da de nível analista, mas ainda assim dentro do esperado.

Cabem recursos contra três questões.

Questão 10: “Isso ocorreu no país todo, e em especial no Sudeste, onde o aumento foi de 15,8%. O IBGE classifica como “desocupadas” pessoas que não estão empregadas, mas estão buscando trabalho”.

A afirmação correta sobre os componentes desse segmento do texto 6 é:

(A) o pronome “isso” se refere ao “aumento de 15,8%”;

(B) o termo “no país todo” equivale a “em todo país”;

(C) a locução “em especial” corresponde semanticamente a “geralmente” ou “normalmente”;

(D)  o trecho que aparece após “desocupadas” tem função metalinguística;

(E) as duas ocorrências da forma verbal “estão” são idênticas em termos classificatórios do verbo.

Gabarito: D

No vídeo (https://youtu.be/PqzGnN8ZY5s), comento todas as questões e alternativas, mas aqui cabe ir direto àquilo de que necessitamos para realizar o recurso.

Muita gente ficou na dúvida entre as alternativas (D) e (E).

A alternativa (D) está correta, pois a função metalinguística ocorre quando palavras explicam ou conceituam outras, como a linguagem de um dicionário, enciclopédia etc. Porém, este conteúdo não estava previsto no programa do edital, por fazer parte das “funções de linguagem”. O que estava previsto no edital era “Figuras de Linguagem”, e não “Funções de Linguagem”.

A alternativa (E) está errada, pois “estão”, em “estão empregadas”, é verbo de ligação, seguido do predicativo do sujeito. Assim, há predicado nominal. Já “estão”, em “estão buscando”, é verbo auxiliar, e o verbo “buscando” é principal e transitivo direto. Por isso, há predicado verbal. Assim, há classificações diferentes das duas ocorrências do verbo “estão” no texto.

A questão 13 também pode ser contestada, apesar de a banca se cercar por meio da questão 9.

Questão 13:

O segmento abaixo em que a função do pronome SE difere das demais é:

(A) “O índice ainda é impressionante quando se considera o patamar de 2001” (Texto 8);

(B) “O aumento dos índices de desemprego se refletiu nos resultados da PNAD já em 2014” (Texto 6);

(C) “Quando se avalia o nível de instrução da totalidade de brasileiros acima de 25 anos” (Texto 5);

(D) “Os números também chamam atenção para a necessidade de se aprimorar o ensino nas escolas públicas” (Texto 5);

(E) “Quando se contempla a população como um todo” (Texto 5).

Gabarito: B

É certo que as alternativas (A), (C), (D) e (E) possuem o pronome apassivador “se”, pois os sujeitos são explicitamente pacientes.

A banca sinalizou na questão 9 e agora na questão 13 que a alternativa (B) possui o pronome reflexivo “se”. A banca simplesmente repetiu a frase e a cobrança do pronome “se”. Na questão 9, ficou claro que a alternativa (D) é a correta e, por exclusão, não ficaríamos na dúvida. Nesta questão, apenas confirmaríamos o valor diferente dos demais.

Mas muitos alunos questionaram a possibilidade de se entender que o aumento dos índices de desemprego foi refletido nos resultados da PNAD já em 2014. Assim, ao conseguirmos transpor para a voz passiva analítica, podemos questionar a banca sobre a possibilidade de haver voz passiva sintética também na alternativa (B), solicitando anulação tanto da questão 13 quanto da questão 9, pelo mesmo motivo.

Agora, veja o RAIO-X da prova, conforme o conteúdo programático do edital.

Questão 1:    Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.

Questão 2:    Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.

Questão 3:    Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.

Questão 4:    Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.

Questão 5:    Emprego de tempos e modos dos verbos em português.

Questão 6:    Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.

Questão 7:    Concordância verbal.

Questão 8:    Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.

Questão 9:     Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais. Pontuação.

Questão 10: Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais. Funções de linguagem.

Questão 11:   Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.

Questão 12:   Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.

Questão 13: Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais.

Questão 14: Concordância verbal.

Questão 15: Elementos de construção do texto e seu sentido: interpretação e organização interna.

Questão 16: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto.

Questão 17: processos de coordenação e subordinação, sentido das classes gramaticais.

Questão 18: Transitividade e regência de nomes e verbos.

Questão 19: Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais.

Questão 20: Transitividade e regência de nomes e verbos; Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais.

Isso nos confirma que a prova se baseou, e muito, em interpretação de texto.

Assistam ao vídeo e vejam mais detalhes da prova, pois isso pode ajudar também no recurso (Veja o link: https://youtu.be/PqzGnN8ZY5s).

Grande abraço!

Décio Terror

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Veja os comentários
  • Boa noite! Professor, não consegui perceber a reflexão do pronome "se" no período do texto 6, abordado nas questões 9 e 13. Na minha análise, o verbo refletir está no sentido de revelar. Assim, fica sem sentido dizer que "o aumento dos índices de desemprego" é o sujeito do verbo refletir/revelar. Na verdade, seria objeto direto de tal verbo. Nesse caso, o período estaria na voz passiva sintética, sendo o "se" partícula apassivadora, como pode ser analisado: - O aumento dos índices de desemprego foi refletido/revelado nos resultados da PNAD já em 2014 (voz passiva analítica). - Os resultados da PNAD refletiu/revelou o aumento dos índices de desemprego, já em 2014 (voz ativa). Ficaria incoerente dizer que o aumento dos índices de desemprego revelou os resultados da PNAD. Isso não faz sentido, já que o índice de desemprego é um resultado da pesquisa PNAD e não o contrário, que é o que fica entendido ao considerar o "se" como reflexivo. Portanto, o "se" deve funcionar, nesse caso, como partícula apassivadora. Essa foi minha análise, professor. O que acha?
    Raphaell em 20/04/16 às 00:40
  • Boa noite, prof. Décio. Meu nome é Marcus, graduando em Letras Português-Espanhol pela UFF, o senhor falou somente das questões que envolvem entre muitas aspas gramática e as questões de compreensão de textos? Que o gabarito também foi bastante confuso, pelo menos em duas questões, qual é a posição do senhor?
    Marcus em 20/04/16 às 00:15
  • Ajuda no recurso questão 4 Professor Terror, por favor responda o mais rápido possível :) Terror, na questão abaixo a opção E é a correta, porém não há elementos do texto que comprovem que o local de origem das pessoas que migram são deficientes, até porque muitas pessoas do Sul migraram/migram para o Centro-Oeste e para o Norte, onde as condições são mais precárias que em seus locais de origem. Discordo totalmente do gabarito, gostaria de saber se cabe recurso ou não. Prof. eu vi o seu vídeo de comentário, claro que pode haver inferência, mas aí seria extrapolar o conteúdo do texto que não deixa "vestígios", nem informações implícitas sobre a qualidade dos locais. E mais, cita logo Roraima como receptora de migrantes, Prof. será que esse lugar realmente é melhor que os locais de origem dos migrantes? Claro que não. Muito duvidoso. Insatisfeitíssimo com tal questão. questão 4 Mais de 80 milhões vivem fora de sua cidade natal A mobilidade pelo país, seja impulsionada por emprego, ensino ou outros motivos, faz com que mais de 80 milhões de brasileiros vivam fora das cidades onde nasceram, o equivalente a quase 40% da população. Ao chegar aos 60 anos de idade, 60% dos brasileiros já não vivem em suas cidades de origem. São Paulo é o Estado que mais tem pessoas de fora – 10,5 milhões. Já em termos proporcionais, as unidades da federação com o maior contingente de "forasteiros" são o Distrito Federal, com 49,3%, e Roraima, com 45,3% da população chegando de outros Estados. Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113_resultados_pnad_jc_ab No texto 3 recebemos a informação de que: (A) o emprego e o ensino servem como motivos para a maior quantidade de deslocamentos das cidades de origem; (E) a mobilidade populacional, no Brasil, é consequência de deficiências nos locais de origem. Obrigado por todo esforço, você foi o meu melhor professor de português! "Tamo junto" agora no TRT/20! Por favor, responda essa mensagem o mais rápido possível :)
    Marcos em 19/04/16 às 21:40
  • Muito obrigada, professor!!!
    Luiza em 19/04/16 às 21:25
  • Muito decepcionado! Professor Décio é um excelente professor, mas a FGV simplesmente entregou a prova de português! O que era pra ser, na minha opinião, a disciplina que daria uma 'peneirada' na concorrência, acabou sendo a disciplina mais fácil. Triste porque estudei com professor Décio questões de bom nível as quais dificilmente aventureiros acertariam. Dediquei-me muito, mas a banca simplesmente tornou acessível a 80% ou mais dos candidatos. :(
    Moreira em 19/04/16 às 19:40
  • Boa noite professor, você poderia disponibilizar os recursos redigidos de uma forma técnica para que tenhamos maiores chances de conseguir as anulações e/ou alterações de alternativas.
    Tiago em 19/04/16 às 19:24
  • Professor, você comentou que caberiam recursos para três questões, mas só citou duas diretamente. A terceira seria a questão 9?
    Leandro em 19/04/16 às 18:28