Artigo

Análise Edital PRF – Raciocínio Lógico Matemático

Fala moçada!

Hoje foi divulgado o tão aguardado edital para o próximo concurso para Policial Rodoviário Federal. Sobre o conteúdo que eu e Guilherme Neves ministramos, faço as seguintes ponderações:

✔Tivemos a mudança do nome da disciplina. No edital 2013 o conteúdo previsto era Matemática e no de 2018 temos “Raciocínio Lógico Matemático”.  O que muda com isso, Brunnão? Para esse edital nada! NÃO TEMOS a lógica proposicional das tabelas-verdade, negações, equivalências, lógica de argumentação, etc. Tudo como no anterior. Só Matemática!!!

✔Inclusão do conteúdo “Funções Exponenciais e Logarítmicas”.

✔Pela apresentação do texto do edital fica clara a possibilidade de termos questões de Análise Combinatória (item 6. Princípios de Contagem). Esse ponto ficava meio implícito no edital de 2013. De qualquer forma eu e Guilherme já tínhamos incluído nas turmas pré-edital. Conteúdo, portanto, que já estava sendo trabalhado nas nossas turmas.

✔Apresentação de forma explícita do item que trata de “Operações com Conjuntos” (Item 8-Noções Básicas sobre a teoria dos conjuntos). Trata-se de um assunto que a banca cobra em muitas provas. Logo, merece atenção nos seus estudos pós-edital.

✔E a maior mudança na minha opinião que foi a inclusão da parte de Geometria (plana e espacial). Geometria historicamente é um assunto que aparece em provas da PRF, mas que havia sido excluído do edital 2013. Voltou e, na minha opinião, com grandes chances de aparecer na sua prova.

Fazendo uma comparação com os últimos dois editais para o cargo de Policial Rodoviário (2008 e 2013) temos o seguinte panorama:

Tudo o que estava no de 2013 foi mantido para o de 2018 com a inclusão dos conteúdos detalhados acima. Comparado ao de 2008 temos o mesmo texto para a parte de Matemática. A diferença básica é que o edital de 2008 trazia o Raciocínio Lógico propriamente dito e no atual, apenas Matemática. Dessa forma, as provas anteriores servem também como um bom parâmetro de treinamento (não resolva as questões de Raciocínio Lógico da prova 2008).

Para quem já estava focado, entendo como um bom edital. Sem mudanças significativas e com a inclusão de conteúdos previsíveis. Com o tempo de estudo que terão até a prova conseguirão assimilar.

Todo o sucesso do mundo a vocês que estarão em breve com o nome no quadro de servidores da Gloriosa PRF!!!

Abração!!!

Brunno Lima

Sigam nossas redes sociais (Instagram)

Brunno Lima @profbrunnolima

Guilherme Neves (@profguilhermeneves)

Confira minha análise em vídeo:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.