Artigo

Alto nível em Português: como chegar afiado nas provas

Olá, queridas e queridos! Tudo bem? Esse artigo é direcionado a um tema específico e importante para todos os concursos: alto nível em Português. A ideia é trazer algumas alternativas para afiar ainda mais o machado em relação à disciplina. Preparadas e preparados?

Português num contexto geral

Sabemos que Português é uma das línguas mais complexas do mundo. Tal imensidão é trazida por uma grande variedade de conjunções, tempos e conjugações verbais. Além disso, existe uma alta complexidade relativa à combinação de todas as suas facetas. Realmente, sabemos que, para atingir um alto nível em Português, há de existir esforço e dedicação.  

Tratando-a com um olhar mais específico aos concursos, sabemos que sua cobrança chega a ser extremamente profunda, quando tratamos de concursos de alto nível. É uma matéria presente em praticamente todos os concursos, então é essencial que todos os alunos a estudem. O seu domínio também facilita a resolução de questões de outras disciplinas, o que é mais do que bem-vindo.

A dificuldade inicial em Português, encontrada por diversos candidatos, é mais do que normal. É muito comum a presença de vícios de linguagem perpetuados por toda a nossa vida. O português é uma língua extremamente complexa para ser falada e escrita com total correção. Inclusive, se alguém fizer por aí, no dia a dia, será taxado de maluco ou doido. Isso traz uma dificuldade inicial para que seja possível obter essa perfeição nas questões.

Base em Português

Muitos alunos podem iniciar o mundo dos concursos pensando “Português é uma matéria a menos para ser estudado, domino com facilidade”. A grande maioria acaba “quebrando a cara” nas questões. A humildade também é importante nesses casos e um bom curso de Português é essencial para formar uma boa base. Vídeoaulas costumam funcionar bem com aqueles que possuem mais dificuldade. Por outro lado, é possível seguir somente pelos PDFs, naqueles casos em que há uma maior afinidade.

alto nível em Português
O poder da escrita

Alto nível em Português

Após construir uma boa base do conhecimento, sólido em todas as suas divisões, é hora de criar um conhecimento só, conectando-as. Como assim?

Darei um exemplo prático. O aluno está com um conhecimento legal em conjunções e também em pontuação. Porém, acaba se perdendo em algumas questões em que a frase é escrita na ordem indireta, dificultando a verificação de sua correta pontuação. Nesse caso, se o aluno conseguir enxergar que a pontuação depende, e muito, das orações que possuem conjunções, diversos bloqueios nas questões serão resolvidos.

É importante deixarmos bem claro que é difícil criar tais conexões logo num primeiro momento. Faz-se necessário possuir um conhecimento bem consolidado nos assuntos em separado e, aos poucos, começar a perceber como alguns dependem de outros. Para facilitar isso, é interessante estudar assuntos correlatos de maneira conjunta, como o exemplo citado sobre pontuação e conjunções. Dessa forma e com tais artifícios, o aluno conseguirá atingir um alto nível em Português. 

Como chegar afiado nas provas

Agora, iremos evidenciar uma tática para aqueles que já então com um alto nível em Português. Estando em alto nível, o candidato com certeza já resolveu centenas de questões e investiu muitas horas de estudo na matéria. Assim, uma forma muito efetiva de avançar ainda mais e chegar preparado na prova é, exatamente, fazer mais provas.

Como assim? Já faço muitas e muitas questões por semana. Estou fazendo provas, certo? Sim, você está realizando questões, mas não provas completas. Sabemos que é uma experiência muito diferente a de resolver questões do material ou de um sistema de questões e a de resolver a prova no dia D. Dessa forma, essa tática tem como um dos objetivos trazer o candidato o mais próximo possível da experiência existente no dia da prova.

Resolução de provas completas de Português

A ideia é que o candidato que já esteja com um alto nível em Português comece a dar prioridade à resolução de provas completas de Português. É muito importante, também, que o aluno faça a impressão dessas provas, tendo em vista que é comum a necessidade de marcações nos textos presentes. Além disso, também faz com que a experiência seja ainda mais próxima daquela que o aluno irá presenciar no concurso.

Essa tática possui diversos benefícios, possibilitando análises de:

  • Distribuição de questões em uma prova
  • Perfil de cobrança da banca
  • Tempo despendido para a resolução

A distribuição das questões entre gramática e interpretação de texto é algo que varia bastante, seja pela banca ou pelo certame em específico. A familiaridade com essa distribuição e a capacidade de classificação ágil das questões nas duas categorias são habilidades que ajudam bastante o aluno no dia da prova.

Português é uma disciplina em que o padrão de cobrança varia MUITO entre as bancas. Sim, varia muito mesmo. Caso o aluno tenha um concurso específico em mente, é interessante que ele dê prioridade a provas dessa banca. Dessa forma, será possível se familiarizar ao máximo com esse estilo específico. Caso não haja algum alvo específico, a realização de provas completas das principais bancas irá trazer um conhecimento ainda mais profundo na disciplina e uma boa preparação, antes mesmo do edital ser publicado.

Sabemos que controlar e manejar o tempo de prova é algo muito importante. Inclusive, Português costuma ser uma das disciplinas em que mais se despende tempo. Treinar a resolução completa das provas faz com seja possível melhorar a relação com o controle de tempo gasto e também almejar a diminuição deste.

Dê a chance para esse novo estilo de estudo

Num primeiro momento, pode parecer uma tática boba e que não surte muitos efeitos. Porém garantimos que é algo valioso e que pode trazer muitos avanços. Lembrando que isso é interessante para os candidatos que já estão muito bem nos conceitos base da matéria, combinado? Lembre-se, tudo a seu tempo. Esperamos que tenham gostado da análise e que atinjam, o quanto antes, o alto nível em Português.

Ótimos estudos a todos e um grande abraço.

Caio Castilho.

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Quero receber as informações.
    Valter Ataide em 13/04/20 às 11:42
  • Gostaria de receber conteúdos de português para concurso.
    Maria Csmpos em 13/04/20 às 10:19
  • Muito bom!!
    Leonardo em 13/04/20 às 09:10
  • Eu quero sempre tirar notas boas
    Laura Alves em 12/04/20 às 22:38