Alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF
Sérgio Mendes

Alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF

Lei Complementar 101, de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF

Lei Complementar 131, de 2009

Lei Complementar 156, de 2016

Lei Complementar 159, de 2017

Lei Complementar 164, de 2018

 

Olá amigos! Como é bom estar aqui!

A Lei de Responsabilidade Fiscal sofreu até hoje quatro alterações, por meios das Lei Complementares: 131/2009; 156/2016; 159/2017 e 164/2018.

Alterações em dispositivos: A Lei Complementar 131, de 2009, alterou significativamente o art. 48 e acrescentou o art. 48-A, reforçando os mecanismos de transparência da gestão fiscal. A Lei Complementar 156, de 2016, aprimorou tais alterações.

Acréscimos de dispositivos: A Lei Complementar 159, 2017, acrescentou um parágrafo ao art. 32  sobre o prazo de validade da verificação dos limites e das condições de operações de crédito e concessão de garantia. A Lei Complementar 164, 2018, na contramão das alterações anteriores, afrouxou regras para o cumprimento dos limites de despesas com pessoal. A referida Lei retirou as restrições aos municípios em caso de limite ultrapassado por queda na arrecadação:

 “§ 5º As restrições previstas no § 3º deste artigo não se aplicam ao Município em caso de queda de receita real superior a 10% (dez por cento), em comparação ao correspondente quadrimestre do exercício financeiro anterior, devido a:

 I – diminuição das transferências recebidas do Fundo de Participação dos Municípios decorrente de concessão de isenções tributárias pela União; e

 II – diminuição das receitas recebidas de royalties e participações especiais.

 § 6º O disposto no § 5º deste artigo só se aplica caso a despesa total com pessoal do quadrimestre vigente não ultrapasse o limite percentual previsto no art. 19 desta Lei Complementar, considerada, para este cálculo, a receita corrente líquida do quadrimestre correspondente do ano anterior atualizada monetariamente.”

 

Ministrei uma aula gratuita com os principais pontos da Lei de Responsabilidade Fiscal:

Slides da aula de principais pontos da LRF: clique aqui

obs: em um dado momento cito que são duas alterações, mas as demais são acréscimos (apesar de acréscimo tecnicamente ser alteração da Lei, não invalida e nem desatualiza nada do que foi exposto na aula).

 

E também ministrei uma aula de retrospectiva de questões de 2018 da Bancas FCC e CESPE sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal:

 

Slides da aula de retrospectiva de questões 2018 sobre LRF: clique aqui

Quer aprender AFO/LRF de verdade e “arrebentar em provas como essa”? Invista nos cursos específicos para o seu concurso clicando em: quero aprender AFO e LRF de verdade.

Se não há um curso específico para o concurso que você quer, sugiro para você o curso regular clicando em: quero aprender AFO para concursos.

Forte abraço!

Sérgio Mendes

www.instagram.com/sergiomendesafo

www.facebook.com/sergiomendesafo

www.youtube.com/sergiomendesafo

Compartilhe:

Sérgio Mendes

Sérgio Mendes

Analista Legislativo da Câmara dos Deputados (licenciado para exercer mandato de vereador em Minas Gerais). Foi Técnico Legislativo do Senado Federal e Analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento. Aprovado e nomeado em grandes concursos das principais bancas examinadoras: ESAF (MPOG), FGV (Senado) e CESPE (Câmara dos Deputados). Especializado em Planejamento e Orçamento pela ENAP e pós-graduado em Orçamento Público pelo Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (ISC/TCU). Graduou-se pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), concluindo o bacharelado em Ciências Militares com ênfase em Intendência (Logística e Administração). Experiência de instrutor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e das Semanas de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas da Escola de Administração Fazendária (ESAF). Professor e autor de livro das disciplinas Administração Financeira e Orçamentária (AFO), Direito Financeiro e Planejamento e Orçamento Governamental.

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.