Artigo

AFT x quiosque de shopping

Olá a todos,

Vocês já foram a um shopping? Já viram aqueles quiosques que ficam no meio dos corredores de um shopping? Já notaram em que alguns deles não existe um assento para o trabalhador, ou seja, o trabalhador tem que ficar em pé durante todo o expediente de trabalho?
O que isso tem a ver com o Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT)? O AFT é o servidor público federal que tem por função (entre várias outras) livrar o trabalhador de futuros problemas de saúde. A literatura médica informa que passar longos períodos em pé pode causar dores musculares, dores lombares ou lombalgias e até lesões da coluna.

Assim, o AFT ao receber uma Ordem de Serviço para fiscalizar esse tipo de atividade exigirá do empregador o cumprimento da NR 17*. De forma bem simples, o AFT exigirá que o empregador providencie um assento para que o trabalhador possa descansar enquanto não tem clientes para atender (isso sem contar a lavratura de Auto de Infração).

Pode parecer uma bobagem o que está acima, mas a simples colocação de uma cadeira evita vários problemas de saúde para a pessoa. Pode parecer banal o trabalho do Auditor Fiscal do Trabalho, mas junte a exigência de uma simples cadeira a todas as outras verificações que são feitas durante uma fiscalização e vocês verão quantos direitos são devolvidos aos trabalhadores, quantas doenças são evitadas e quantas vidas são salvas pelos AFTs do Brasil.

*(17.3.5. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas).

Professor Adinoél Sebastião
Clique aqui: Cursos de Espanhol para Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada por compartilhar um exemplo do dignificante trabalho de um(a) AFT!
    Karina em 06/03/15 às 20:26
  • Aprecio muito seus comentários e dicas sobre o profissional AFT, chego a ler umas 10 vezes o mesmo material de tanto que admiro essa profissão, é meu sonho ser uma AFT, e é muito bom seus artigos para que possamos ter na mente o dia a dia do profissional e desejar cada vez mais chegar ao meu alvo: AFT. Abraços e bom dia!
    Rute Resende em 03/03/15 às 11:06
  • Muito bom! Um gesto especial em um ato simples que muda a vida individual e coletiva. Parabéns AFTs do Brasil! Moralidade em um país imoral!
    Gelson da Costa em 03/03/15 às 10:17
  • Professor na empresa em que trabalhava as horas extras eram (e ainda são) pagas da seguinte forma: Acima de 40 horas mensais o excedente é pago via envelope, ou seja, pago em dinheiro "vivo", por fora do contra-cheque e das deduções legais... isso pode ocasionar algum passivo trabalhista para o colaboradores? Desde já agradeço a atenção, Alessandro.
    Alessandro em 03/03/15 às 10:13