Artigo

AFO e CASP continuam importantes para Controle?

Fala, galera, beleza? Hoje vamos discutir um assunto que é muito relevante para a área de Controle nos tempos atuais. Trata-se da discussão sobre se AFO (Administração Financeira e Orçamentária) e CASP (Contabilidade Aplicada ao Setor Público ou simplesmente Contabilidade Pública) continuam sendo as matérias mais importantes para a área de Controle ou, pelo menos, algumas delas.

Essa discussão se deve ao fato de alguns editais recentes terem atribuído um peso grande para outras disciplinas. Um exemplo marcante foi o edital do TCU (Tribunal de Contas da União), que atribuiu 25 pontos da prova objetiva para as matérias de Estatística e Análise de Dados. Além disso, o edital da CGU (Controladoria-Geral da União) também trouxe uma relevância menor para AFO e CASP em alguns de seus cargos.

Em outros tempos, AFO e CASP estavam entre as matérias mais cobradas na área de Controle, com grande peso tanto na prova objetiva quanto na prova discursiva. Hoje, parece que há uma tendência de outras disciplinas assumirem esse posto. Por conta disso, fica a pergunta: AFO e CASP continuam sendo as matérias mais importantes da área de Controle?

AFO e CASP continuam sendo importantes para a área de Controle?
AFO e CASP continuam sendo importantes para a área de Controle?

Editais com AFO e CASP em 2022

No ano de 2022 tivemos diversas provas da área de Controle. Entre as provas cujos editais continham exigência de nível superior, podemos mencionar as do TCU, da CGU, da Sefaz AM (cargo de Auditor de Finanças e Controle) e da CGE MS (Auditor do Estado, especialidade Auditoria Geral). São quatro exemplos relevantes e recentes para fazermos a nossa análise.

Comecemos pelo edital do TCU. AFO e CASP estavam entre as cinco matérias do Bloco II da Prova de Conhecimentos Específicos. Das 25 questões desse bloco, foram aplicadas 7 de AFO e 5 de CASP. Dos 100 pontos da prova como um todo, AFO e CASP correspondiam a 12% da pontuação. Parece pouco, não é mesmo? Acontece que 1 questão discursiva era sobre CASP e a peça de natureza técnica cobrava assuntos de AFO, perfazendo-se mais 52 pontos para essas disciplinas. Em suma, dos 200 pontos possíveis, 64 pontos dependiam dos conhecimentos de AFO e CASP (32%).

Tribunal de Contas da União
TCU

No caso do edital da CGU, foram várias especialidades. Vamos olhar para o cargo de nível superior com maior número de inscritos, AFFC (Auditoria e Fiscalização). Das 110 questões da prova objetiva, foram previstas e aplicadas 5 de AFO e 10 de CASP, cerca de 13,6%. Contudo, 5 dos 6 quesitos da Dissertação foram sobre AFO (39,5 dos 50 pontos da Dissertação). No total, AFO e CASP corresponderam a 54,5 dos 180 pontos possíveis (30,27%). Aproveitando o momento, confira aqui dicas de como aproveitar os estudos dos concursos do TCU e da CGU para as próximas oportunidades da área de Controle.

CGU
CGU

Por sua vez, o edital da Sefaz AM previu a cobrança de 12 questões de AFO e 12 questões de CASP. Entretanto, essas disciplinas receberam peso 2. Sintetizando, AFO e CASP corresponderam a 48 pontos do total de 210 pontos possíveis (22,8%). Nesse concurso não houve prova discursiva.

Finalmente, vamos analisar brevemente o edital da CGE MS. Houve a previsão de 8 questões (peso 1) de AFO e 8 de CASP (peso 1,5). Dessa forma, AFO e CASP seriam capazes de fornecer 20 pontos dos 100 possíveis na prova objetiva. Adicionalmente, as três questões teóricas da prova discursiva foram relacionadas à AFO e à CASP. Ao todo, foram 50 pontos de AFO e CASP para o total de 180 pontos possíveis (27,77%).

Ressalte-se que as provas dos concursos do TCU, da CGU e da Sefaz AM foram aplicadas pela banca FGV, enquanto a da CGE MS foi elaborada pelo Instituto AOCP. Estamos em um momento em que a banca FGV tem organizado diversos concursos da área de Controle, apesar de uma tradição histórica da banca Cebraspe nessa área. Apesar disso, o Cebraspe aplicou poucas provas da área de Controle em 2022, situação mais rara quando falamos de concursos de nível superior da área geral (que não exige formação específica). Caso precise, temos uma análise completa da Banca FGV em nosso canal no YouTube.

Em suma, verificamos que AFO e CASP frequentemente estão presentes nos conteúdos programáticos dos concursos da área de Controle. Na prova objetiva, a quantidade de pontos atribuídos a essas disciplinas costuma variar, a depender da quantidade de disciplinas presentes no edital. Todavia, é notável que AFO e CASP apresentam temas típicos para as provas discursivas de concursos da área de Controle.

Conclusão sobre AFO e CASP

Apesar do ganho de relevância de matérias antes pouco exploradas, como é o caso de Estatística e de Tecnologia da Internação/Análise de Dados, é notável que AFO e CASP continuam sendo matérias fundamentais para a área de Controle, especialmente quando se trata da prova discursiva. É pouco provável que o candidato consiga uma boa classificação em concursos da área de Controle sem ter um bom desempenho na prova discursiva.

Portanto, concluímos que, sim, AFO e CASP continuam situadas entre as matérias mais importantes da área de Controle em 2022. O candidato que busca sua aprovação não pode deixar de lado essas matérias. Por isso, use sempre os melhores materiais e, para isso, o Estratégia Concursos fornece os melhores cursos de AFO e CASP para gabaritar essas disciplinas.

Por hoje é só, meus amigos, esperamos que o artigo tenha trazido uma reflexão interessante para sua jornada. Caso queira conferir mais artigos como esse, deixamos aqui o link. Também veja aqui as próximas oportunidades para a área de Controle. Até a próxima!

Quer saber tudo sobre os concursos previstos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2022

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.