0

Adiar o Censo é desperdício de dinheiro público, diz ASSIBGE

Após ser anunciado que o governo avalia a possibilidade de adiar, mais uma vez, o Censo Demográfico de 2021 para 2022, por razões orçamentárias, o ASSIBGE – Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE divulgou uma nota de repúdio contra a decisão.

De acordo com o ASSIBGE, a medida, além de ser uma contradição no discurso do próprio governo, representaria desperdício de dinheiro público e de recursos já aplicados no planejamento da pesquisa, resultando em um apagão estatístico.

Isso porque toda a demanda de cadastro de endereços e da base territorial, realizada até 2019, ficará desatualizada. Além disso, como não há uma previsão de pré-coleta, serão necessários recursos para atualização cadastral e obsolescência dos equipamentos.

“Haverá desmobilização das equipes já treinadas. Será necessário outro treinamento e não teremos possibilidade de novas provas piloto e censo experimental. A não ser que se gaste novamente recursos para estes fins. Os contratos dos analistas censitários encerram justamente em 2022. Não haverá pessoal suficiente para etapas de crítica, apuração e tabulação.”

O Censo é a maior pesquisa realizada pelo IBGE, pois envolve entrevistas em todos os municípios do país, a fim de traçar um retrato da população em diversos temas, tais como renda, educação, saúde e migrações.

“O novo adiamento do censo significa a ocultação de informações fundamentais para o conhecimento da realidade brasileira e de sua população, num momento que estamos atravessando gravíssima crise econômica e sanitária. Qual o impacto da Covid-19 nos municípios brasileiros? E na mortalidade? E para a fecundidade?”

O ASSIBGE ressalta que a calibração do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) depende do Censo Demográfico, principalmente quando os municípios estão realizando gastos no enfrentamento da pandemia.

O Censo continua sendo a única base de dados capaz de fornecer informações municipais e intra municipais abrangentes, por mais importante que seja a amostra da Pnad Contínua.


Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Então, confira e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos em aberto

CONCURSOS ABERTOS

As oportunidades previstas

CONCURSOS 2020

CONCURSOS 2021

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *