Artigo

Acordo de Paris: Resumo CNU

Confira neste artigo um resumo sobre o Acordo de Paris, com foco no CNU.

Acordo de Paris: Resumo CNU
Acordo de Paris: Resumo CNU

Olá, amigos.

Tudo bom? Espero que sim.

O Concurso Público Nacional Unificado – CNU ficará com as inscrições abertas entre os dias 19 de janeiro a 09 de fevereiro de 2024. A banca escolhida foi a Fundação Cesgranrio. No total, há 6.640 vagas imediatas disponíveis, distribuídas entre oito blocos temáticos. Com a única exceção do bloco 8, todas as oportunidades requerem qualificação de nível superior. Serão milhares de vagas, em diversos órgãos federais, com salário inicial variando de R$ 4.008,24 a R$ 22.921,71. As provas objetivas e discursivas, para todos os cargos e blocos, serão realizadas no dia 05 de maio (domingo).

No artigo de hoje, abordaremos uma visão geral sobre o Acordo de Paris, tema que possivelmente será cobrado no Bloco 3, Eixo Temático 5 – Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural.

Tendo em vista a relevância e abrangência do tema, é fundamental entender seus principais pontos para uma melhor organização dos estudos e compreensão completa da matéria.

Primeiramente, vejamos os tópicos que serão abordados:

  • Acordo de Paris;
  • Redução de Emissões e Metas;
  • Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC);
  • Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC);
  • Fluxo financeiros e o Suporte Financeiro;
  • Desenvolvimento Tecnológico e à Transferência de Tecnologia;
  • Obrigatoriedade.

Animados?

Vamos lá.

Acordo de Paris

O Acordo de Paris teve sua origem na 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), realizada em Paris. Trata-se de um acordo internacional que visa limitar o aquecimento global.

Se liga! O Acordo de Paris foi oficializado no Brasil por meio do Decreto nº 9.073/2017.

Redução de Emissões e Metas – Acordo de Paris

Os países signatários da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC) concordaram em reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). O objetivo é manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C, visando 1,5°C.

Além da redução de emissões, os países também concordaram em aumentar a capacidade de adaptação aos impactos das mudanças climáticas e promover fluxos financeiros compatíveis com um desenvolvimento de baixa emissão.

Para atingir esse objetivo, cada país deve apresentar um plano de ação nacional que defina metas e medidas para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Esses planos são chamados de Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC).

Fique atento! O Brasil enfrenta dois grandes desafios para cumprir as metas do Acordo de Paris: reduzir o desmatamento ilegal e as emissões de gases de efeito estufa da agropecuária.

Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) – Acordo de Paris

Em dezembro de 2020, o Brasil atualizou sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) ao Acordo de Paris. A nova NDC prevê uma redução de 37% nas emissões de gases de efeito estufa até 2025 e de 43% até 2030, em relação aos níveis de 2005.

Para atingir essa meta mais ambiciosa, o Brasil precisaria tomar uma série de medidas, incluindo:

  • Acabar com o desmatamento ilegal;
  • Restaurar áreas de floresta degradadas;
  • Eliminar subsídios aos combustíveis fósseis;
  • Expandir a capacidade instalada de energias renováveis;
  • Erradicar os lixões.

Fluxo financeiros e o Suporte Financeiro – Acordo de Paris

A liderança na mobilização de financiamento climático recai sobre os países desenvolvidos, sendo importante para enfrentar os desafios climáticos.

A divulgação regular e detalhada de informações sobre o financiamento disponibilizado por esses países, ocorre a cada dois anos, sendo fundamental para promover transparência e cooperação eficaz no combate às mudanças climáticas.

Da mesma forma, é incentivado que outros países que contribuam financeiramente também forneçam essas informações, promovendo transparência e cooperação efetiva no enfrentamento das questões climáticas.

Desenvolvimento Tecnológico e a Transferência de Tecnologia

Os países desenvolvidos devem liderar os esforços de desenvolvimento e transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento, com o objetivo de apoiar ambos os países na redução das emissões de gases de efeito estufa e na adaptação aos impactos das mudanças climáticas.

Obrigatoriedade – Acordo de Paris

Sabemos que o Acordo de Paris é um tratado internacional que estabelece metas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas. No entanto, as metas estabelecidas não são obrigatórias, o que dificulta o seu cumprimento.

As nações signatárias do Acordo assumiram metas voluntárias de redução de emissões, que são revisadas a cada cinco anos. A primeira revisão oficial aconteceu na COP-26, em 2021.

Apesar da falta de obrigatoriedade, há uma pressão internacional crescente para que as metas do Acordo de Paris sejam cumpridas.

Conclusão – Acordo de Paris

Chegamos ao final do nosso artigo com um resumo sobre o tema Acordo de Paris. Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.

Para uma preparação completa, focada no edital do CNU, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Referências Bibliográficas: Acordo de Paris

CNU – Concurso Nacional Unificado (Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas) Conhecimentos Específicos – Eixo Temático 5 – Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural – 2024 (Pós-Edital).

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para concurso do CNU?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.