Artigo

A rotina de um Auditor-Fiscal do Trabalho – V

Oi amigos(as),

Como está sendo o feriado de carnaval? Muita diversão ou muito estudo?

Neste artigo vamos conversar um pouco sobre o tema Ergonomia.

Ergonomia é o tema da Norma Regulamentadora nº 17 (ERGONOMIA), que será abordada no curso. Também há a normatização de aspectos ergonômicos do trabalho em várias outras NR, com especificidades de cada tipo de trabalho.

No dia a dia o Auditor Fiscal do Trabalho (AFT) lida com a ergonomia nas mais diversas situações: fiscalizando frigoríficos, é importante verificar a organização do trabalho, pois é um setor que historicamente apresenta problemas com distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (o famoso DORT). Isso ocorre porque os esforços são extremamente repetitivos e as temperaturas baixas diminuem a irrigação sanguínea, entre outros fatores.

Também há ergonomia das máquinas, equipamentos e postos de trabalho. É necessário verificar se nos escritórios a iluminação é adequada, para evitar fadiga visual, e se o mobiliário (mesas, cadeiras) são confortáveis e se adaptam às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

Em atividades onde há carregamento de peso, é essencial a preocupação com a ergonomia, pois métodos inadequados e condições de trabalho mal planejadas geram diversos problemas que prejudicam a saúde dos trabalhadores, como lombalgia e hérnia de disco.

Além disso, também se relaciona com a NR 17 questões relacionadas às atividades de processamento eletrônico de dados (PED), operadores de teleatendimento e telemarketing, operadores de checkout, etc.

Mas fiquem tranqüilos: ninguém vai tomar posse e no dia seguinte ser designado para fiscalizar um frigorífico com 3 mil empregados. Essas fiscalizações são repassadas de forma gradual, e no começo todos são acompanhados por Auditores mais experientes, que vão passando dicas de como fiscalizar corretamente. Às vezes é preciso um pouco de experiência para "enxergar" na prática o que está escrito nas NR ;-)

Por hoje era isso pessoal, espero que tenham gostado desse panorama sobre o tema.

Grande abraço,

Prof Mário Pinheiro

http://profissaoconcursos.blogspot.com.br/

http://www.facebook.com/Mário Pinheiro


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.