Artigo

A Guerra Fria: Bipolaridade entre EUA e URSS

A Guerra Fria nos concursos públicos.

  • Se você quer ser Policial Militar ou seguir qualquer das carreiras militares, este tema cai em todas as provas.
  • Se vai fazer ENEM, caiu em todas as edições! Compartilhe este artigo se você tem um irmão ou filho, ou alguém que quer bem e vai prestar o ENEM.
  • Se o seu concurso cai Atualidades, há muitas questões que dependem do domínio do conteúdo A Guerra Fria.

O tema A Guerra Fria é muito cobrado tanto nas provas de História quanto nas de Geografia. Para ser aprovado nos concursos é necessário ter domínio de conhecimentos gerais e há alguns assuntos que são muito incidentes nas provas, principalmente a História Contemporânea, principalmente o século XX

A Guerra Fria cai tanto, pois é a formação do mundo contemporâneo, e um tópico essencial para entendermos as Atualidades. Neste encontro vou narrar, sobre o que foi o período e as principais características da Guerra Fria. Adiante encontrará algumas questões de concursos para você perceber como o assunto é abordado pelas principais bancas.

Se você quer ser gabaritar história no concurso da PMPR – Soldado, clique aqui.

1. A Guerra Fria foi o período após a II Guerra Mundial, entre 1945 até 1991, quando ocorreu a decadência e o fracionamento territorial da URSS. Foi um período bastante tenso militarmente, e ocorreram várias guerras, como a Guerra da Coréia e Guerra do Vietnã, mas chamamos de Guerra Fria, pois nunca ocorreu um conflito direto entre as duas grandes potências da época, EUA e URSS. Os tempos da Guerra Fria foram muitos quentes.

Para muitos historiadores, a Guerra Fria começou em 1947, pois foi neste ano que foi lançada a Doutrina Truman: o conjunto da política externa dos EUA cujo objetivo era combater o avanço do socialismo. Até mesmo as ditaduras militares na América Latina, entre a década de 60 e 80, tiveram apoio norte americano, pois foram implantadas sob o pretexto de impedir o avanço do comunismo. Também é importante lembrarmos o Macarthismo, que era a política dos EUA de combate ao comunismo internamente, em seu território. Era dirigida pelos parlamentares do congresso uma série de investigações a qualquer um que fosse suspeito de subversão comunista. Com a Revolução Chinesa em 1949 e o primeiro teste nuclear da URSS a atuação anticomunista dos EUA foi reforçada.

Quer ser membro da PMSP? Clique aqui e conheça nossos pacotes completos. 

1 .1 Características da Guerra Fria

De acordo com a Regra de Pareto 80/20 aplicada em concursos, oitenta por cento das questões são acerca de vinte por cento do conteúdo. Fique de olho nos tópicos abaixo, que correspondem a maior parte dos conhecimentos exigidos nas provas. Memorize as características destacadas em vermelho.  

1.1.2 Bipolaridade: Havia duas grandes potencias, dois polos de poder, EUA (capitalista) e URSS (socialista), que disputavam entre si o controle e a influência pelo mundo.

1.1.3 Corrida armamentista: Os países potência procuravam se armar para se protegerem de ataques de países já armados. Quando os EUA criaram a bomba atômica em 1945 deu início à uma corrida pela bomba atômica que gerou uma grande proliferação das armas nucleares. Para os principais analistas do período, a certeza da destruição mútua foi o principal fator da estabilidade geopolítica da Guerra Fria.

1.1.4 Corrida aeroespacial: EUA e URSS desenvolveram programas espaciais cujo objetivo era chegar à lua. Seria uma tarefa muito difícil, então o vencedor mostraria sua superioridade tecnológica. Em 1959 os EUA chegaram à lua. Vários projetos de desenvolvimento militar e tecnológico contribuíram para um grande avanço. A corrida aeroespacial deu um grande impulso na terceira revolução industrial (revolução tecnológica).

1.1.5 Alianças militares: OTAN x Pacto de Varsóvia: Cada lado criou um bloco militar para combater o outro. A OTAN (organização do tratado atlântico norte) foi criada para combater os avanços do socialismo e o pacto de Varsóvia foi criada para combater o capitalismo. Com o fim da Guerra Fria os objetivos da OTAN foram redirecionados para o combate às guerras civis e ao terrorismo.

1.1.6 Disputa por áreas de influência: Tanto EUA quanto a URSS, tentavam aumentar suas áreas de influência, normalmente apoiando conflitos na África e Ásia, por exemplo apoiando a independência das colônias africanas.

1.1.7 Independência das colônias africanas e asiáticas: Aproveitando-se do contexto de enfraquecimento das metrópoles após a II Guerra, durante a Guerra Fria os países africanos e asiáticos deram início aos processos de independência. Quando ocorreu a independência da Índia sob a liderança de Gandhi, a independência do Vietnã e uma revolução socialista que gerou a Guerra em que os EUA ocuparam o país por 20 anos.

1.1.8 Apoio às Ditaduras Latino-americanas: Apoiaram os golpes e as ditaduras no Brasil, Chile, Argentina e Uruguai, como estratégia da doutrina Truman (combate ao comunismo). durante toda a Guerra Fria o Brasil foi alinhado aos EUA.

1.2 Ao final da Segunda Guerra vários acordos internacionais foram assinados:

  • Conferência de Yalta em 04/02/1945

Stálin, Roosvelt e Churchill na Conferência de Yalta.

  • Conferência de Potsdam (17/07/1945): Divisão da Alemanha.
  • Conferência de São Francisco (25/04/45): Criação da ONU.
  • Conferência de Bretton woods (01/07/44): criação do atual sistema financeiro (FMI, BIRD, Banco Mundial) e dolarização da economia mundial.

1.2. A Divisão da Alemanha

Berlim foi tomada primeiro pelos soviéticos. As tropas aliadas ocuparam o lado ocidental do país. Em geral após a guerra, nos tratados, as áreas de ocupação dos exércitos vão para seus respectivos países.

O leste europeu e o leste da Alemanha, foram ocupados pelas tropas da URSS. A Europa ocidental e a Alemanha ocidental foram ocupadas pelas tropas aliadas capitalistas (EUA, França, Inglaterra). A União Soviética foi país que sofreu mais perdas materiais e humanas no conflito, por isso Stálin conseguiu articular de uma forma simples, a grande expansão territorial socialista no leste europeu: Como a União Soviética teve mais perdas humanas, teria o direito de mais territórios.

Perceba que durante a Guerra Fria, a capital do país, Berlim, ficava totalmente no território oriental, ou seja, do lado soviético, mas seu território seguia a mesma divisão do país: lado oriental para a URSS e lado ocidental para os aliados capitalistas. Então, para levar suprimentos e estabelecer contato do mundo capitalista ocidental, com o mundo socialista em Berlim ocidental, era estabelecido por pontes aéreas, pois as fronteiras terrestres soviéticas eram fechadas.

O leste europeu ficou conhecido como: os países da “cortina de ferro”, uma referência ao fato dos países socialistas serem totalmente fechados ao contato econômico e cultural com o ocidente.

O muro de Berlim (1962-1989) foi construído no auge da Guerra Fria em 1962, pois com o maior desenvolvimento de Berlim ocidental, as fugas dos alemães do lado socialista ficaram muito grandes, gerando a reação soviética de construção do muro. Ficou em pé até 1989, quando foi derrubado pela própria população da Alemanha Oriental. Foi o grande símbolo da Guerra Fria.

1.3. A Fundação da ONU

Oswaldo Aranha, ministro das relações exteriores de Getúlio Vargas, foi indicado o primeiro presidente da assembleia da ONU, daí a tradição do Brasil abrir a reunião.

A criação da ONU ocorreu logo ao fim do conflito. O objetivo da organização é “manter a paz mundial e estimular a cooperação entre as nações”. Possui o órgão máximo, o conselho de segurança, formado por 5 países e que possuem poder de veto. A assembleia geral da ONU, em que participam todos os países membros, e várias organizações ligadas à ONU em vários ramos da atuação humana, como o financeiro, cultura, saúde, trabalho entre outros. Podemos citar:

  • FMI (fundo monetário internacional). Criado na conferência de Bretton Woods é um organismo financeiro ligado à ONU.
  • OMC (Organização mundial de comércio).
  • OMS (Organização mundial de saúde).
  • OIT (Organização mundial do trabalho).
  • UNESCO.

Como foi formada pelos vencedores do conflito, os organismos de maior poder são dominados por eles, refiro-me aos membros do C.S permanente da ONU. É o órgão máximo da instituição e seus membros podem em conjunto declarar uma guerra, uma intervenção militar em conflitos civis e cada membro possui poder de veto, ou seja, se qualquer um deles vetar (não aprovar) um conflito, ele não foi aprovado pela organização. Dos 193 Estados membros, são eleitos a cada dois anos os membros rotativos do conselho de segurança. Veja bem: O conselho de segurança permanente da ONU possui um poder muito grande e representa o equilíbrio mundial de poder em 1945. De todos os membros da organização há 15 no conselho de segurança, em que 10 são rotativos e 5 permanentes. Quem são os permanentes? EUA, Inglaterra, França, Rússia (herdeira da ex-U.R.S.S) e China (ingressou em 72). Não é coincidência que dois polos mundiais de poder na globalização, Alemanha e Japão não pertencessem ao C.S permanente: eram os países do Eixo, bloco militar formado por Alemanha, Itália e Japão, que foram derrotados na Segunda Guerra.

Clique aqui para ver a última prova de História da PMSP 2019 resolvida.

1.4. A Conferência de Bretton Woods

O atual sistema financeiro foi criado na década de 40 com os acordos de Bretton Woods em que foram criados o FMI, Banco Mundial e BIRD. Foi também quando ocorreu a dolarização da economia mundial. Até a segunda guerra a moeda internacional era a Libra esterlina, da Inglaterra.

1.5. O Plano Marshall e a Reconstrução da Europa

O combate ao socialismo seria realizado em várias frentes. Entre elas a econômica. Com a destruição provocada pela Segunda Guerra Mundial, seria necessário reconstruir o capitalismo mundial através da reconstrução dos antigos centros. Era uma forma de combater a proliferação do socialismo. Para tanto, foi criado o Plano Marshall, cujo objetivo era reconstruir a economia e a infraestrutura europeia. O BIRD (banco internacional de reconstrução e desenvolvimento) realizou uma série de empréstimos à longo prazo. Os EUA também construíram uma série de bases militares no continente europeu.

Dos países que receberam financiamentos, recebeu um grande destaque a Alemanha ocidental principalmente Berlim ocidental, que passou a ser a vitrine do capitalismo. Como recebeu muitos investimentos, seu desenvolvimento e modernização foram muito maiores que em Berlim oriental socialista, sendo uma vitrine do desenvolvimento capitalista, pois poderia ser visualmente comparada ao mundo socialista. A grande fuga de alemães do lado socialista que motivou a construção do Muro de Berlim, que foi o símbolo máximo da Guerra Fria e existiu entre 1962-1989.

Caro amigo concurseiro, é isso aí, e ficamos por aqui.

Deixe seu comentário aqui e no instagram. Lá posso atendê-lo pessoalmente

Pessoal, me siga lá: @professorsergiohenrique, e salve os resumos dos principais conteúdos, preparados com muito carinho, para você estudar pelo celular.

Um grande abraço, bons estudos e foco no sucesso !!!!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Aguenta fria faz parte da grande história do mundo.. Nossa nunca tinha lido o fato sobre aberta assim completo
    Naeli em 23/07/20 às 13:20