Artigo

“A Fórmula da Aprovação em Concursos”

Veja quais são os elementos da Fórmula da Aprovação em Concursos

Eu ouso estabelecer a Fórmula da Aprovação em concursos:

1) Fazer o que você se propõe;

2) Estudar de uma maneira eficiente.

Como é bom quando vemos que o nosso estudo está evoluindo. Isso dá uma grande gratificação!

E como conseguir ver essa evolução? Uma maneira é verificar se estou fazendo o que me propus, ou seja, se estou estudando as horas que eu PLANEJEI estudar.

Veja que não é propriamente a quantidade total de horas que se estuda, mas se você faz o seu possível. Assumir um compromisso e cumpri-lo é uma fonte de alegria e reforço de motivação.

A constância é mais importante ainda quando se tem pouco tempo para estudar, sendo necessário aproveitar bem o tempo de estudo.

Lembro que, às vezes, demora-se mais para estudar determinadas matérias.

Você pode pensar que está indo devagar, porém é preciso considerar que há aulas que são mais demoradas de se estudar do que outras, por serem mais densas ou precisarem de mais memorização.

Você apenas conseguirá identificar isso caso faça um registro do seu estudo por meio de métricas de tempo de estudo e desempenho para cada elemento do seu conteúdo programático.

Em termos de eficiência, eu considero essencial estudar o tempo que for preciso para atingir uma meta de desempenho. O desempenho em questões reflete o seu nível de domínio. É preciso refutar correr na matéria, e, assim, estudar de forma superficial.

Com isso, temos a “Fórmula para a Aprovação em Concursos” que une a constância, que se traduz em fazer o que se propõe, e a eficiência, que é estudar até dominar um assunto.

Acompanhe as minhas dicas de estudo no Instagram (@professor.solino) e no YouTube (Professor Solino)

Confira todos os meus artigos no Estratégia.

Forte abraço

Solino

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.
Vídeos relacionados