Aprovada em 17° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental no Amazonas
Concursos Públicos
“Me considero aluna do Estratégia até antes da assinatura, inclusive acredito que vocês possuem vários alunos assim, pela qualidade do que vocês entregam no YouTube. Isso é fabuloso.”
Confira nossa entrevista com Giselle Rebouças, aprovada em 17° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental no Amazonas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Giselle Rebouças: Sou Engenheira Florestal, tenho 34 anos de idade e sou natural de Itacoatiara – AM.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Giselle: O fato de não obter sucesso nos concursos já prestados. Eu sempre era eliminada, por zerar alguma disciplina ou não conseguir a pontuação mínima.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Giselle: Sou estudante de doutorado, mãe e esposa. Meu trabalho é o doutorado. Eu conciliei estabelecendo prioridades. Adiantei algumas coisas do doutorado, o máximo que pude, e assim consegui estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Giselle: Como já mencionei, nunca passei. Pretendo continuar estudando, com certeza, pois meu objetivo é a RFB.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Giselle: Eu já não possuo uma vida social muito ativa devido a pandemia, isso acabou não sendo um problema. Por morar numa cidade pequena, ver a família é facilitado, claro que com os estudos a frequência diminui, mas todos são compreensíveis quando digo que estou estudando. O meu filho acaba sendo quem mais me exige atenção, mas a gente consegue estabelecer um limite. Procuro estudar quando ele está realizando as atividades dele (escola, academia…).
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Giselle: Sou casada, tenho um filho de 8 anos. Sim me apoiam e muito e acreditam no meu potencial. Uma forma de eles expressarem isso é me deixando livre para estudar e não me exigindo tanto a participação nas atividades de casa. Moro com meus sogros, então muita coisa fica por conta deles.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Giselle: Estudei por aproximadamente 3 meses, mas a assinatura no Estratégia só pôde vir em janeiro. Mas eu assistia as aulas no YouTube, principalmente o Reta Final IBAMA e ICMBio, a Hora da Verdade também, a aula de véspera foi também maravilhosa. Estudei com o Estratégia, principalmente: Português, Informática, Administração e Legislação. Confesso que não tive muita disciplina, ponto que estou buscando corrigir agora pra RFB.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Giselle: Usei as videoaulas do YouTube do Estratégia. Tive acesso aos PDF’s somente em janeiro, muito em cima da hora. Eu copiava as coisas no caderno. A desvantagem é que não se avança muito rápido no conteúdo, e abre espaço para procrastinação. Comparando com o método que uso atualmente para preparação da RFB, que é o uso de PDF’s, parece que avanço muito mais rápido no conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Giselle: Eu estava no YouTube procurando algo para a preparação do Banco do Brasil, e me deparei com uma aula ao vivo da Profª. Adriana Figueiredo e me encantei com a simplicidade que ela explicava as coisas e como eu conseguia resolver as questões, depois dessa aula eu assisti informática com a Profª. Emannuelle Gouveia, daí me apaixonei de vez, pois também consegui absorver o conteúdo com muita facilidade. Na semana da prova, assisti todos os dias, por cerca de 3 a 4 horas vários vídeos, que inclusive me ajudaram muito na resolução da prova, foi aí que percebi o diferencial de um curso. Não consegui um bom resultado no BB, mas foi fundamental para eu pesquisar sobre o Estratégia e entender como os vídeos funcionavam.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Giselle: Ah sim, já até mencionei isso. Me considero aluna do Estratégia até antes da assinatura, inclusive acredito que vocês possuem vários alunos assim, pela qualidade do que vocês entregam no YouTube. Isso é fabuloso.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Giselle: Foquei nas disciplinas mais difíceis para mim: Administração (que eu nunca tinha estudado na vida), Legislação (que sempre foi um terror pra mim, desde a faculdade), e Português e Matemática (que foram disciplinas que sempre me dei mal nos concursos que já prestei). Não faço ideia de quantas horas líquidas fazia, meu estudo foi meio desorganizado, confesso, estou procurando melhorar agora para a RBF.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Giselle: Só com os vídeos no YouTube mesmo. O que vocês postavam eu seguia. Fui completamente refém de vocês.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Giselle: Elas nos fazem ver como a teoria é cobrada na prática e como podem vir as pegadinhas, isso é fundamental. Não faço ideia de quantas eu fiz.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Giselle: Assisti às aulas que vinham surgindo no canal do YouTube e a Revisão de Véspera, que foi fundamental. Só que não consegui assistir toda, e aposto que se tivesse assistido a Revisão de Véspera completa, teria me saído ainda melhor, inclusive poderia ter conseguido resultado melhor na de Analista.
Estratégia: o seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Giselle: Eu li bastante, assisti as aulas de português com dicas para a escrita conectivos e estrutura principalmente e também as aulas de atualidades ajudaram bastante. Aconselho a treinar bastante não só escrevendo, mas também lendo para enriquecer e variar o vocabulário.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Giselle: Erros: fazer pouca resolução de questões, assistir muitas aulas em vídeo e não ter conseguido assistir a aula completa de revisão de véspera.
Acertos: assistir os vídeos na velocidade máxima que consegui acompanhar, focar nas disciplinas que tinha maior dificuldade, usar uma parte do tempo para resolução das questões de matéria que tinha mais facilidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Giselle: Foque no que você vai conquistar ao passar no concurso, faça desse objetivo sua motivação todos os dias. Estude todos os dias variando os métodos (vídeo, pdf, áudio, resolução de questões…) se tiver pouco tempo, use-o da maneira mais útil possível. Abra mão dos pequenos prazeres pra estudar, pode ter certeza que é recompensador quando vemos nosso nome na lista de classificados.