Aprovada em 14º Lugar no Concurso PETROBRAS (Ênfase em Administração)
Concursos Públicos“Para mim, não tem cursinho melhor do que o Estratégia. Todo material é bem didático e objetivo. É muito rico em questões das bancas e com boas resoluções. Os professores são maravilhosos. A qualidade das aulas e a didática e o conhecimento desses mestres fazem toda a diferença!”.

Confira nossa entrevista com Cláudia da Silva Alves, aprovada em 14º Lugar no Concurso PETROBRAS (Ênfase em Administração):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Cláudia da Silva Alves: Sou formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing, área que venho trabalhando há mais de 15 anos. Tenho 38 anos. Nasci e moro na cidade de São Paulo. Não sou casada. Não tenho filhos. Moro sozinha.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Cláudia: Baixa perspectiva de crescimento e desenvolvimento profissional. Comecei a estudar para concursos em 2017, época em que o Brasil já estava passando por uma crise econômica com poucas oportunidades de mercado no setor que trabalho e minha carreira estava estagnada. Além disso, meus pais e muitos tios são servidores públicos e sempre me incentivaram a estudar. Na época em que comecei, namorava um auditor fiscal do Estado de SP que também me incentivava.
Minha primeira prova foi para o TCE de São Paulo, em 2017. Houve pouco tempo para minha preparação. Estudei por livros e faltando dois meses para a prova. Embora tivesse acertado apenas 60%, fiquei feliz com esse resultado pelo pouco tempo de estudo. Peguei gosto pelos estudos. Passada essa prova, comecei a estudar para Receita Federal. Daí, estudava por livros e por meio de um cursinho.
De lá para cá, tive muitos percalços e problemas pessoais. Terminei um noivado. Tive dificuldades em lidar com tantos desafios e precisei interromper os estudos para Receita Federal algumas vezes. Em 2019, consultei-me com um professor de cursinho renomado que me deu muitas orientações. Ele me disse que eu estava perdendo muito tempo, pois estudava de maneira inadequada. Usava livros, fazia muito resumo e assistia muita aula online. Não fazia exercícios e simulados. Essa orientação foi fundamental para que eu planejasse melhor os estudos e fosse mais produtiva.
Esse professor me orientou a assinar um pacote ilimitado do Estratégia. Ele me disse que era o melhor curso preparatório do mercado. Instruiu que eu abandonasse os livros e não fizesse mais resumos. Orientou que eu estudasse pelos PDFs do Estratégia, fizesse mapas mentais, resolvesse todas as questões desses materiais e muitos simulados. Obs.: durante todos esses anos, eu estudava e trabalhava ao mesmo tempo. Sempre trabalhando, de segunda a sexta, por pelo menos 8 horas por dia, em horário comercial. Estudava 4 horas líquidas por dia de segunda a sexta e no sábado e domingo por cerca de 8 horas líquidas por dia; totalizando 36 horas semanais de estudo. Para que eu focasse mais nos estudos, optei por estudar antes de começar o trabalho. Então, dormia bem cedo todos os dias, por volta das 21h e acordava 03h30 da madrugada. Eu mantinha esses horários para dormir e acordar também aos finais de semana. Essa rotina foi implementada aos poucos; precisei de 3 meses de adaptação e foram quase 2 anos com esse rotina de horários.
Como o concurso da RFB não saiu, esse orientador me sugeriu fazer algumas provas de fisco estadual e municipal. A cada prova meus resultados melhoravam. Fiz Sefaz DF e AL. Acreditava que seria questão de tempo para ser aprovada em algum concurso. Porém, veio a pandemia e muitos concursos da área fiscal são saíram ou ficaram suspensos.
Para manter a motivação, me arrisquei no concurso municipal de Ilhabela e fui aprovada na 8ª posição. Sou a excedente número 1 do cadastro de reserva de lá. Estudei durante 2 ou 3 meses pelo Estratégia. Depois, resolvi estudar para Polícia Federal, fui aprovada na ampla concorrência. Sou excedente lá também. Minha preparação foi pelo Estratégia. Estudei durante 4 meses e fiquei na posição 1400 e pouco. Estou aguardando a convocação dos excedentes.
Após cumprir todas as etapas do concurso da PF, resolvi retomar os estudos para RFB, mas, ao final do 2021, soube do concurso da PETROBRAS e fiquei muito interessada, pois sou formada em Administração e tinha um cargo no edital tudo a ver comigo. Assim, parei os estudos para Receita e foquei na PETROBRAS. Foram 2 meses de preparação 100% pelo Estratégia. Usei PDFs e fiz muitos exercícios e simulados. Também assisti ao Reta Final, Hora da Verdade e Revisão de Véspera, exatamente como fiz para PF, e deu tudo certo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Cláudia: Como respondido acima, durante todos esses anos eu estudava e trabalhava ao mesmo tempo. Sempre trabalhando, de segunda a sexta, por pelo menos 8 horas por dia, em horário comercial. Estudava 4 horas líquidas por dia de segunda a sexta e no sábado e domingo por cerca de 8 horas líquidas por dia; totalizando 36 horas semanais de estudo. Para que eu focasse mais nos estudos, eu optei por estudar antes de começar o trabalho. Então, dormia bem cedo todos os dias, por volta das 21h e acordava 03h30 da madrugada. Eu mantinha esses horários para dormir e acordar também aos finais de semana. Essa rotina foi implementada aos poucos; precisei de 3 meses de adaptação e foram quase 2 anos com esse rotina.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Cláudia: Prefeitura de Ilhabela, 2020, cargo analista de políticas públicas, 8ª posição, estudei pelo Estratégia; Polícia Federal, 2021, cargo de agente na ampla, 1400ª e pouco, estudei pelo Estratégia; PETROBRAS, 2022, ênfase em administração, estudei pelo Estratégia. Já retomei meus estudos para Receita Federal. Só vou parar de estudar depois de nomeada em algum concurso.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Cláudia: Quando comecei, praticamente, não tinha vida social. Foi quase 1 ano e meio sem sair, praticamente, e me reunia com a família só para grandes comemorações. No começo, namorava um auditor fiscal e ele me apoiava. Ficamos noivos, mas terminamos 8 meses depois do noivado. Fiquei 4 meses sem estudar depois disso. Depois comecei a namorar um outro rapaz, mas esse não apoiava e, por causa disso, terminei. A pandemia também ajudou a ficar mais reclusa.
Depois da aprovação no Concurso da PF, voltei a ter vida social. Durante a preparação para PF, eu saia de casa para me preparar para o TAF. Sempre gostei de atividade física e fazer isso me ajudava a descontrair. Hoje, estudo para a Receita. Como tenho uma boa base de estudos, praticamente só faço questões dos PDFs. Então, hoje, estudo apenas 30 horas semanais. Com isso, já consigo ler um livro, ver um filme na semana, sair com amigos, às vezes, etc.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Cláudia: Não sou casada. Não tenho filhos. Moro sozinha. Meus pais sempre me apoiaram. Já fui namorada de um auditor fiscal que apoiava, mas também já tive um namorado que não apoiava. Hoje, estou bem sozinha e consigo focar nos meus estudos. A vida de concurseiro não é fácil. Sempre tive uma rotina intensa. Então, para dar certo com alguém precisa ser com uma pessoa que esteja na minha sintonia ou que apoie a causa.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Cláudia: Para PETROBRAS, foram apenas 2 meses. Usei PDFs do Estratégia. Fiz todas as questões desses materiais e fiz os simulados. Também acompanhei as aulas do Reta Final, Hora da Verdade e Revisão de véspera que me ajudaram muito. Inclui poucas matérias novas no meu ciclo de estudo. Tinha muita matéria que já fazia parte do meu ciclo de estudo para Receita. Então, tinha uma boa base.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Cláudia: Conforme descrito acima, usei PDFs do Estratégia. Fiz todas as questões desses materiais e fiz os simulados. Também acompanhei as aulas do Reta Final, Hora da Verdade e Revisão de véspera que me ajudaram muito.
Para mim, não tem cursinho melhor do que o Estratégia. Todo material é bem didático e objetivo. É muito rico em questões das bancas e com boas resoluções. Os professores são maravilhosos. A qualidade das aulas e a didática e o conhecimento desses mestres fazem toda a diferença! Além disso, são bem acessíveis, pois quando estou com dúvidas, eles esclarecem. Enfim, o Estratégia dá todo suporte para o aluno tanto durante a preparação, quanto no dia da prova e, também, depois, corrigindo as provas e ajudando com possíveis recursos. Perdi muito tempo estudando por livros por não ter tido conhecimento desse método de estudo. Na minha família há muitos servidores, mas todos foram aprovados em uma época em que não havia estudo online. Era tudo presencial, com livros e apostilas de bancas de jornal. Então, faltou para mim essa orientação no começo dos estudos. Já tenho um pouco mais de 2 anos líquidos de estudo para Receita Federal, mas deste total acredito que só durante um 1 ano é que realmente estudei com qualidade e foi a partir do momento em que assinei o pacote do Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Cláudia: Já tinha visto aulas gratuitas no YouTube, mas, tomei a decisão de assinar um pacote do Estratégia, graças a indicação de um professor renomado na área de concursos. Na época, fiz coaching com ele. Foram 6 meses de ajuda.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Cláudia: Usava livros. Cheguei a contratar um pacote promocional de um cursinho online concorrente para o concurso da Receita, mas achei fraco. O Estratégia é muito melhor. As videoaulas desse cursinho são até boas, mas os PDFs eram muito fracos, na época.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovada?
Cláudia: Fiz Sefaz BA e ISS Campo Grande. Fui bem mal. Na verdade, eu estudava para RFB e me arrisquei nesses provas só para ver como era, sem nem ter estudado as matérias específicas para essas provas. Então, os materiais usados não eram específicos para esses editais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluna do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Cláudia: A diferença é brutal. Os PDFs são bem melhores. São bem produzidos e bem escritos. Também, há uma gama de questões pertinentes e com boas resoluções. As aulas de Reta Final, Maratonas, Hora da Verdade e revisão de véspera são maravilhosas e ajudam muito a revisar rapidamente os conteúdos já estudados. Os simulados são muito importantes.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Cláudia: Para a Receita Federal, dividi o ciclo em matérias básicas e avançadas. Só coloquei as avançadas no ciclo, após estar com bom nível de acerto nas básicas. Estudo, hoje, 4 horas líquidas por dia, de segunda a sexta, e, nos sábados e domingos, faço 8 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Cláudia: Relia meus mapas mentais, fazia simulados do Estratégia e assistia as aulas do Reta Final, Hora da verdade e Revisão de Véspera. Gostava muito das revisões de véspera presenciais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Cláudia: Estudei por quase um 1 ano para RFB sem fazer exercícios. Foi um dos meus grandes erros. Para pior, na época, estudava por livros. Quando assinei o Estratégia, comecei a fazer os exercícios dos PDFs e fez toda a diferença. Eu conseguia medir meu desempenho, acompanhar a evolução e entender os “gaps”. Com isso, o estudo fica mais produtivo e assertivo, porque você consegue ver onde tem mais deficiência e tenta focar nisso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Cláudia: Economia, Finanças, RLM e estatísticas. Para essas materiais, só o PDF não resolve, ainda que bem elaborado. É importantíssimo boas videoaulas para as matérias de exatas. Daí, eu recorria a elas. Também fazia muito exercício.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Cláudia: Assistia o Hora da Verdade e a Revisão de Véspera. Dava uma olhada em alguns Bizus Estratégicos e fórmulas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Cláudia: Para PETROBRAS não teve, mas para a PF teve. As aulas de redação da Janaína Arruda foram fundamentais para mim. Ela é muito objetiva e explica toda a “receita de bolo”. O tal “esqueleto” da redação que ela ensina faz toda a diferença. É só seguir que não tem erro. Também, contratei um curso à parte para correção das minhas redações. Tive 7 redações corrigidas e isso ajudou muito a entender os erros. Tirei 12 pontos de 13 na prova da PF.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Cláudia: Erros: Começar os estudos por livros. Gastei muito tempo e dinheiro; Fazer resumo de todas as matérias; Não fazer exercícios e simulados; Ir fazer provas sem estudar o edital do concurso; Trocar de área ou fazer prova de tudo (ex: comecei estudando para tribunais. Depois fui estudar para RFB. Depois fui estudar para fisco estadual e municipal. Depois estudei para PF). Tem que dar uma focada. Foi 1 ano cometendo esses erros. E depois, foi 1 ano estudando certo e as aprovações vieram.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Cláudia: Não sei se dá para dizer isso. Quando a pandemia chegou no auge e os concursos deram uma estagnada, fiquei bem desmotivada. Por sorte, surgiu o concurso da PF e renovei minhas energias. Foquei nele e o resultado veio.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Cláudia: Peça orientação de alguém da área, renomado e com experiência antes de começar os estudos. Hoje em dia, a concorrência é grande e bem qualificada. Então, é fundamental seguir as dicas de gente experiente para você não perder tempo e dinheiro. O planejamento, a organização, a disciplina, os bons materiais e a resolução de muitos exercícios são coisas que fazem toda a diferença. E o Estratégia tem a melhor equipe de profissionais para ajudar na sua preparação.