Aprovado em 21º lugar no concurso IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental no Distrito Federal
Concursos Públicos
“O Estratégia fornece muitas ferramentas para os mais diferentes estilos de estudo, tudo sempre muito bem feito. Eu, particularmente, acredito que as videoaulas tenham sido um diferencial no aprendizado de assuntos que eu nunca tinha visto.”
Confira nossa entrevista com Iago de Castro Moreira, aprovado em 21º lugar no concurso IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental no Distrito Federal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Iago de Castro: Meu nome é Iago, tenho 27 anos e sou natural de Fortaleza (CE). Sou formado em engenharia ambiental pela Universidade Federal do Ceará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Iago: Eu sempre quis trabalhar no setor público, principalmente, pelas condições não atrativas de trabalho que a maior parte do setor privado oferece.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Iago: Não. Só me dediquei aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado(a)? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Iago: Fui aprovado em 2º lugar no concurso da Prefeitura de Paraipaba (CE) em 2021. Pretendo continuar estudando ainda para outros concursos na área.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Iago: Tinha um dia e meio no fim de semana para a vida social, mas evitava saídas que pudessem comprometer outros dias da semana.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Iago: Solteiro, sem filhos. Entenderam até certo ponto, principalmente, minha família, que já conhece o mundo de concurso público. Eu tenho o privilégio de poder estudar exclusivamente e ter o apoio para isso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Iago: Eu tinha estudado para o Ibama antes, mas tinha desfocado, pela falta de previsão do edital. Mas voltei logo depois e estudei para ele por cerca de um ano e meio.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Iago: Usei principalmente as videoaulas e os PDF’s. As vantagens foram a flexibilidade e a praticidade de estudar online. As desvantagens foram a dependência de estrutura para o estudo (notebook, internet…) e a dificuldade de manter uma rotina sem penalidades por faltas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Iago: Pesquisando sobre preparação para concursos online.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Iago: Sim. O Estratégia fornece muitas ferramentas para os mais diferentes estilos de estudo, tudo sempre muito bem feito. Eu, particularmente, acredito que as videoaulas tenham sido um diferencial no aprendizado de assuntos que eu nunca tinha visto.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Iago: No pré-edital procurei estudar todas as matérias previstas de forma completa, para ter um suporte maior e conseguir ritmo de estudo. No pós-edital foquei naquilo que não tinha visto ainda e que tinha maior probabilidade de cair. Estudava em média 5 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Iago: Nas revisões usei os mapas mentais e resumo do material, juntamente com os que eu tinha feito. Fiz também simulados e estudei muitas questões da banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Iago: De extrema importância. Principalmente, para entender como o conteúdo é cobrado pela banca.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Iago: Com as disciplinas de direito administrativo e de AFO. Tentei dar uma prioridade maior no tempo de estudos para elas e focar no que mais era cobrado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Iago: Tentei conciliar a resolução de questões e a leitura dos comentários das que eu ainda tivesse dúvida. No dia anterior preferi não estudar para não ficar nervoso.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Iago: Fazia uma redação por semana, sempre referente a temas que tinham sido cobrados pela banca. Como o curso só cobria 3 correções, contratei um professor para corrigir minhas redações à parte.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Iago: Acredito que o principal erro foi aprofundar demais em algumas matérias que não precisavam e de menos nas que mais precisavam. Por isso, a análise da banca é essencial nos estudos. Acredito que meu maior acerto foi na constância de estudo, tentando sempre me manter disciplinado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Iago: Várias vezes. A principal motivação foi pensar que o mercado privado também não ia me fazer feliz e que eu precisava aproveitar essa oportunidade que poucas pessoas têm.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Iago: Acredito que a primeira coisa para quem quer ser aprovado em concurso público é entender que essa não é, nem de longe, a opção mais fácil. O caminho é desgastante e incerto, mas é, com certeza, a melhor decisão que você pode tomar se tiver as condições certas e a vontade de trabalhar no setor público.