Aprovada em 3° lugar no concurso IBAMA no cargo de Técnico Ambiental em Pernambuco
Concursos Públicos
“Invista em você, chegou o seu momento de conquistar seu sonho, persista, vale muito a pena. Ver seu nome na lista de aprovados é uma sensação incrível, passa um filme na sua cabeça sobre toda sua trajetória, seus sonhos e tudo que te levou a chegar ali e saber que seu esforço te levou a essa vitória é indescritível. Sei que o caminho é longo, árduo e pode ser muitas vezes tentador ter uma recompensa imediata, mas nada vai te deixar mais realizado do que saber que conseguiu ser aprovado no cargo dos seus sonhos.”
Confira nossa entrevista com Priscila Lemos Vieira, aprovada em 3° lugar no concurso IBAMA no cargo de Técnico Ambiental em Pernambuco:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Priscila Lemos: Olá, gente! Meu nome é Priscila, tenho 28 anos, e sou de Recife, Pernambuco, sou Bacharel em Engenharia Agrícola e Ambiental, e Mestre em Engenharia Ambiental pela UFRPE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Priscila: Eu tinha terminado o Mestrado e não me identificava com a área acadêmica, então pensei em estudar para concursos da área ambiental. Isso foi em 2019, mas os concursos que apareciam não eram atraentes financeiramente, então pesquisei mais a fundo em 2020 migrei para área fiscal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Priscila: Sim, já trabalho há 1 ano. No começo foi difícil, mas depois comecei a ajustar meus horários e acordar bem cedinho. Eu estudava antes e depois do trabalho, de segunda a sexta fazia 4h30 no máximo e nos finais de semana sempre tentava compensar ao máximo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Priscila: Até agora, fui aprovada em 3 concursos. Minha primeira aprovação foi no IBGE para Agente de Pesquisa e Mapeamento, fiquei em 65° lugar, dentro das vagas. E recentemente passei na Hemobrás para Auditor Interno em 12° lugar, e agora no IBAMA para Técnico Ambiental em Pernambuco, em 3° lugar.
Sim, pretendo continuar estudando, optei por fazer apenas a prova de técnico ambiental para continuar na minha cidade e estudar para meu concurso fim que é Auditor fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Priscila: Essa parte eu tive que mudar bastante, e abdiquei de muitas saídas nos finais de semana, no começo eu fui bem radical. Mas ao mesmo tempo vi que precisava de um momento meu durante a semana para não pensar só nos estudos. Então, marcava com antecedência ou para o domingo, dia que eu pegava mais leve e aproveitava para recarregar a bateria.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Priscila: Não sou casada, nem tenho filhos. Deve ser bem mais desafiador quando sua família depende de você. Graças a Deus, minha família apoia de todas as formas a minha decisão de estudar para concursos. Porém, no começo, não foi nada fácil para eles entenderem que minha rotina tinha mudado, que eu precisaria deixar de comparecer a alguns compromissos, que eu demoraria para responder mensagens nas redes sociais e que eu não estaria mais tão por dentro do que acontecia com eles.
Depois de um tempo, eu comecei a ser um pouco mais flexível com meus horários e separar um tempo para eles e assim conseguir levar os estudos de maneira mais leve.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Priscila: Para o concurso do IBAMA, acredito que o que mais pesou foi a bagagem, o tempo de preparação e já ter encarado outros pós editais com a mesma banca e minha formação na área ambiental.
Já estou estudando há 2 anos e não foi nada fácil manter a disciplina, mas o que mais me motivou e ainda motiva é poder mudar a minha realidade, ser independente financeiramente e trabalhar com o que eu gosto.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Priscila: O que mais usei foram os pdfs. Mas também usei os pdfs simplificados que é uma ótima ferramenta para agilizar seus estudos e como revisão em disciplinas extensas. Além disso, mapas mentais, videoaulas, lei esquematizadas e quando precisava recorria às aulas em vídeo.
A vantagem do pdf é que você se acostuma a ler e tende a ser mais rápido para estudar todo o conteúdo, mas algumas matérias são mais complexas, exigem mais tempo e o professor explicando ajuda bastante. E desvantagem da aula em vídeo é o tempo, geralmente concurseiros estão correndo contra o tempo, então quanto mais rápido melhor. Além disso, no pós-edital, eu fiz muitas questões da banca.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Priscila: Através de uma amiga que estava estudando para área bancária e tinha acabado de conseguir a aprovação. Ela foi um grande norte nesse começo dos estudos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Priscila: Não, eu já comecei estudando pelo material do Estratégia, gostei muito dos pdfs e as videoaulas são bem claras, então já comecei bem direcionada e com ótimos materiais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Priscila: Acredito que o grande diferencial do Estratégia seja o material em pdf simplificado, é sucinto e senti diferença no tempo que levava para varrer toda a disciplina sem perder a qualidade. E também usei o passo estratégico para revisar algumas matérias na reta final.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Priscila: Eu estudo para área fiscal atualmente, então comecei por português, direito constitucional, raciocínio lógico e contabilidade. Fazia meu ciclo de estudos e adicionava matérias à medida que ia terminando as outras. E tentava revisar as matérias que concluí para não esquecer.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Priscila: Eu não fazia resumos, usava os mapas mentais já prontos que o Estratégia disponibiliza e adicionava minhas observações. Por exemplo, se eu errei uma questão de ato administrativo, já ia no mapa e circulava o tópico para ver com mais frequência.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Priscila: Eu acredito que tenha sido meu grande diferencial para as aprovações, eu fazia sempre muitas questões, assim que terminava o pdf já resolvia um bloco, e assim depois de um tempo mais um bloco e assim eu tinha contato sempre com os assuntos… Até agora eu fiz mais de 30.000.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Priscila: No começo as disciplinas de direito, eu não tinha bagagem e não entendia muito bem os nomes jurídicos, e tinha dificuldade em decorar artigo, inciso, parágrafo. Foi como se eu entrasse num mundo completamente novo e digo que TI também é um grande desafio para quem não é da área.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Priscila: Na semana pré prova gosto de fazer mais revisões teórica, passava o dia lendo a lei seca, e fazia questões de assuntos mais pontuais e à noite gostava de assistir a Hora da Verdade, é um resumo bem completo que me ajudava a ver o que eu precisava focar nessa reta final, e revisei meu material até o último momento antes de entrar na sala.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Priscila: A prova discursiva assusta um pouco, mas a melhor forma de encarar é se preparando. Eu utilizei o pacote de discursiva sem correção e depois olhava o espelho para corrigir meus erros. Acredito que a discursiva possa ser deixada para o pós-edital e no pré-edital, você se aprofunda e forma sua base. Você só vai conseguir escrever bem, se tiver profundidade nos assuntos e pegar dicas sobre estrutura de prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Priscila: Acredito que no começo errei por estudar muito devagar, anotando tudo das matérias, então eu demorava muito fazendo resumos. Quando eu vi a quantidade de coisas que eu precisava ler, mudou uma chave na minha cabeça e eu comecei a adaptar os resumos prontos e outro ponto foi que também negligenciei a leitura da lei seca. E meus principais acertos foram fazer muitas questões e revisar os assuntos com frequência.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Priscila: Eu pensei, quando eu estava muito cansada e não queria ter mais aquele compromisso todos os dias, mas não tinha muitas opções, foi o caminho que eu escolhi e decidi pagar o preço. Não era fácil, mas valia a pena, então continuei estudando, mesmo com as reprovações, que acredito que foi o momento mais difícil de continuar insistindo nos estudos, pensei que não seria possível para mim, mas consegui pouco tempo depois.
Além disso, ano passado eu perdi meu Pai e ele era meu maior incentivador a fazer concurso público porque era servidor público. Então foi um momento muito delicado, eu pensei muito em como seguiria em frente. Mas pensar nele me deu muita força na jornada, e eu só pensava em deixá-lo orgulhoso da filha.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Priscila: Invista em você, chegou o seu momento de conquistar seu sonho, persista, vale muito a pena. Ver seu nome na lista de aprovados é uma sensação incrível, passa um filme na sua cabeça sobre toda sua trajetória, seus sonhos e tudo que te levou a chegar ali e saber que seu esforço te levou a essa vitória é indescritível.
Sei que o caminho é longo, árduo e pode ser muitas vezes tentador ter uma recompensa imediata, mas nada vai te deixar mais realizado do que saber que conseguiu ser aprovado no cargo dos seus sonhos.