Aprovado em 13º Lugar no Concurso do IBAMA para o Cargo de Técnico Ambiental
Concursos Públicos
“Todo dia, a caminho do trabalho e na volta para casa, ficava ouvindo o “Estratégia Cast” e a noite respondia questões”.

Confira nossa entrevista com Enio Moreira, aprovado em 13º Lugar no Concurso do IBAMA para o Cargo de Técnico Ambiental:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Enio Moreira: Sou formado em Ciências Contábeis; 38 anos; Rio Branco – Acre;
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Enio: Melhorar as condições para minha família.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Enio: Sim, trabalhava e estudava. Todo dia, a caminho do trabalho e na volta para casa, ficava ouvindo o “Estratégia Cast” e a noite respondia questões. Quando saiu o edital, decidi tirar férias no mês de janeiro, a fim de me dedicar aos estudos. Estudava pela manhã e à tarde.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Enio: Ante o do Ibama, foram dois: Concurso da Eletroacre e Prefeitura Municipal de Rio Branco, este é o atual. A colocação não lembro. Eu pretendo, sim, continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Enio: Saía, sim, nos finais de semana.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Enio: Sou casado. Minha esposa está grávida do primeiro filho. Sim, entenderam. Todo dia pela manhã era sagrado que teria que estudar, pois no mês de janeiro tirei férias para isso, focar nos estudos. E com ajuda e compreensão da família, apliquei-me aos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Enio: Na verdade, já estudo, há muito tempo, para concurso. Exatamente, uns 10 anos. Nos últimos três meses, que direcionei para o concurso do Ibama. O segredo de manter disciplina é sempre dar o melhor para sua família.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Enio: Livros da área ambiental, Estratégias Concursos, através de PDFs, videoaulas, resumos e muitos exercícios. A principal vantagem é o curso em PDF, pois permite que o candidato controle o seu ritmo de estudos, já que nele também se consegue fazer anotações. A desvantagem é cumprir as matérias, pois isso demanda tempo, porém, muitas vezes o concurseiro não tem esse período longo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Enio: Nos sites de concursos, mídias sociais. Além disso, há muitos anos já acompanho os cursos do Estratégia Concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Enio: As videoaulas, os cursos em PDF e o Estratégia Cast.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Enio: Organizei um cronograma por matérias, pela manhã eram duas matérias e pela tarde revisava. Fazia 5 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Enio: Fazia resumos. Nos finais de semana, fazia as revisões e simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Enio: Resolvi 1000 questões, nos últimos 3 meses.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Enio: Nem todas as matérias estudei, pois já dominava. Porém, algumas, como Administração Geral e Legislação Ambiental, tive que aplicar mais tempo para superar as deficiências.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Enio: Muita resolução de provas anteriores e videoaulas de reta final foram determinantes. Lembro que, na noite anterior a da prova, assisti uma aula de Português com a Professora Adriana e o que ela passou caiu na prova.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Enio: Assisti várias dicas de professores renomados e pratiquei em casa alguns temas de redação.
Meu conselho para você, estudante, é ler muito, saber as dicas de redação e praticar, pois, sem prática não tem como fazer uma boa redação.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Enio: Erros: não se importar com as matérias que você acha que domina. Acertos: fazer exercícios de provas anteriores, pois foi determinante.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Enio: Sim, pelo cansaço dos estudos. Porém, a principal motivação é sempre querer o melhor para sua família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Enio: Primeiro passo é acreditar no seu potencial e perseverar no seu objetivo, pois sua vez chegará.