Aprovada em 10° lugar no concurso IBAMA para o cargo de Analista Ambiental 3
Concursos Públicos
“Vi um vídeo de um youtuber falando que era impossível passar no Ibama estudando um conteúdo tão extenso em tão pouco tempo, mas não desanimei. Queria dizer para ele que eu fiz o impossível! A verdade é que a maioria das pessoas faz concurso sem sequer ler o edital, quem tem foco e estuda, passa.”
Confira nossa entrevista com Cassia Carneiro, aprovada em 10° lugar para o cargo de Analista Ambiental 3:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Cassia Carneiro: Sou médica veterinária, moro em Salvador.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Cassia: Estabilidade, boa remuneração.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro(a), você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Cassia: Trabalhava 6h por dia, estudava em torno de 8h diárias.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Cassia: UFBA – Técnico Administrativo, 2017, 2º colocado PcD. Ibama – Analista Ambiental, 2022, 10º colocado ampla concorrência, 1º colocado PcD.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Cassia: Como estudei pós-autorização do concurso, tive apenas quatro meses para estudar, nesse período, reduzi os encontros com familiares e amigos, mas sem ser muito radical.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Cassia: Sou casada, não tenho filhos. Meu marido fez a assinatura do Estratégia para mim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Cassia: Estudei por quatro meses. Fiz um cronograma de estudos no Excel, a meta era estudar ao menos um assunto por dia. Nas últimas semanas, vi que não daria tempo, então estudei pelos resumos e pelo Bizu do Estratégia, focando apenas nos conteúdos mais cobrados pela banca.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Cassia: Usei videoaulas e PDFs. Os dois são complementares, estudar por ambos ajuda a sistematizar melhor o conteúdo. Os mapas mentais ajudam bastante a memorizar. A desvantagem é que muitos PDFs eram prolixos, para quem tinha pouco tempo, e continham assuntos que não estavam no edital.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Cassia: Em um grupo no WhatsApp, de concurseiros do Ibama, foi dito que o material do Estratégia para a área ambiental era o melhor.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Cassia: Comecei pelo conteúdo específico, estudava primeiro pelas videoaulas, depois pelos PDFs. Cerca de 8 horas por dia. Uma matéria por vez.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Cassia: Não tive tempo para simulado. Fiz resumos no caderno e os revisei na última semana.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Cassia: Toda! Ajuda a entender o perfil da banca; a ganhar tempo na hora de responder a prova, ao ir direto ao assunto e não se dispersar com textos que a banca pode usar para confundir; a ficar mais atento a determinadas palavras que podem auxiliar na solução da questão. Devo ter feito mais de 1.000 questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Cassia: Informática. Estudei pelo Bizu Estratégia, pois não tive tempo para estudar todo o conteúdo. E então, respondi cadernos de questões.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Cassia: Foi puro desespero! Faltando 15 dias, só tinha conseguido estudar 70% do conteúdo. Decidi ver só os resumos e resolver questões dos conteúdos que faltavam e focar nos assuntos que a banca mais cobra.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Cassia: Não estudei para a dissertativa. Além de veterinária, sou jornalista, geralmente tenho bom desempenho em provas discursivas e de Língua Portuguesa e não estudo para estas.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Cassia: Com apenas quatro meses para estudar um conteúdo tão extenso, o meu principal erro foi não ter estudado pelas versões resumidas, teria otimizado o tempo e estudado todo o conteúdo
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Cassia: Não. Houve momentos em que me senti mais cansada. Nessas horas, tentei não me cobrar muito, dei uma pausa de algumas horas para voltar depois com mais disposição.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Cassia: Vi um vídeo de um youtuber falando que era impossível passar no Ibama estudando um conteúdo tão extenso em tão pouco tempo, mas não desanimei. Queria dizer para ele que eu fiz o impossível! A verdade é que a maioria das pessoas faz concurso sem sequer ler o edital, quem tem foco e estuda, passa.