Artigo

Como é o seu pós-prova?

No artigo de hoje, venho falar de um momento que não é bem explorado na preparação do concurseiro: o pós-prova. A maioria dos candidatos não sabe aproveitar adequadamente o período que sucede a realização do certame, e, consequentemente, perde uma excelente oportunidade de lapidar seus conhecimentos.

A primeira dica é que você tire alguns (poucos! rs) dias de descanso dos estudos. Pode soar estranho que um especialista esteja recomendando que você não estude, mas a razão é bem simples de se entender. Imagine que você venha numa batida bem forte de estudos há pelo menos um ano, sendo que os últimos 2 ou 3 meses foram de absoluta adrenalina, entrega e foco para a realização da prova.

Soa um clichê, mas é a mais pura verdade: o corpo humano é uma máquina! E assim sendo, para que ela possa funcionar sempre bem, nada mais justo que façamos uma manutenção. Os primeiros dias devem ser de absoluto afastamento de qualquer coisa que remeta a concurso. É claro que é normal já começar a pensar qual o próximo concurso que você vai encarar, mas não passe desse estágio. Vá praticar sua atividade física preferida, veja um filme, encontre aquele amigo/amiga de quem você teve que recusar vários convites por causa do concurso. Isso fará muito bem.

Outra medida importantíssima, já numa segunda etapa, é “estudar” a prova que você fez. Se foi um concurso de grande repercussão, é muito provável que os nossos excelentes professores aqui do Estratégia Concursos tenham feito artigos comentando cada uma das questões. Não seja econômico: leia todos os comentários de todas as questões, inclusive das que tiver acertado. É difícil admitir isso, mas quantos chutes certeiros a gente não acaba dando? Então é preciso ser honesto consigo mesmo e aproveitar a oportunidade de agregar conhecimento. E aprenda com seu erro: coloque na cabeça que aquela que você errou dessa vez, não pode errar nunca mais! E mesmo que as você acertou conscientemente, você terá mais uma oportunidade de fixação do assunto.

Outra análise que você mesmo pode fazer é verificar seu aproveitamento por matéria. É claro que cada prova é uma prova, e, dependendo do nível de dificuldade do certame, acertar 70% de alguma certa disciplina pode ser um resultado extraordinário. No entanto, baixos aproveitamentos pontuais podem e devem ser indicadores de disciplinas (ou até assuntos, por que não?) que devem ser priorizadas quando os estudos finalmente forem retomados.

Essas são medidas simples que agregarão muito na sua evolução! E você, o que faz depois da sua prova? Escreva um comentário que terei o prazer de responder.

Bons estudos!

Alberto Kovarik
Coach Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada, realmente estava pensando em descansar 2 dias, meu objetivo ainda não foi alcançado, fiz TJ-PA, participei do Aulão Presencial de véspera, magnífico, amei. Tudo o que os professores falaram, caiu na prova, foi de uma imensa qualidade as dicas que eles deram. Pretendo fazer a assinatura anual do Estratégia, pois só fiz a compra do pacote TJ-PA. Agradeço imensamente seus conselhos e sua atenção. Você foi maravilhoso nessa trajetória da minha vida. Muito obrigada.
    Arminda Rebouças em 20/01/20 às 09:27
  • Laís, te entendo perfeitamente. Já fiquei por duas questões num concurso (eliminado por não fazer os mínimos em duas matérias), e depois dos recursos, por uma! Sei que isso dói, mas coloquei na cabeça que essas matérias eu precisava gabaritar no concurso seguinte, e cumpri a missão! Tudo depende da postura que adotamos, então erga a cabeça, siga em frente e entenda que você está cada vez mais perto da sua sonhada aprovação. Bons estudos!
    Alberto Kovarik em 23/11/17 às 10:19
  • Perfeito, Oseias! Tem que continuar até conseguir, mas precisamos cuidar bem da máquina que nos permite estudar. Saúde (física e mental) é fundamental! Bons estudos!
    Alberto Kovarik em 23/11/17 às 10:13
  • Fala, Wellington! Eu já passei por isso de ter ido muito mal, sei que dói, mas temos que ser fortes pra encarar de frente os erros. Outras oportunidades virão, e precisamos evoluir! Bons estudos!
    Alberto Kovarik em 23/11/17 às 10:11
  • Obrigado! Sempre tentando melhorar pra ajudar!
    Alberto Kovarik em 23/11/17 às 10:08
  • HAHAHAHA boa! Como nunca pensei nisso antes? rs
    Alberto Kovarik em 23/11/17 às 10:08
  • Boa noite, professor! Parabéns pelo artigo. Muito bom. Confesso que minha maior dificuldade pós-prova é superar a sensação de decepção quando erro bobagens (falta de atenção ou por alguma confusão na hora da prova) e quando entendo que o meu desempenho poderia ser melhor pelo tanto que estudei. O último concurso que fiz (TJPE) foi até bom, de um modo geral, mas errei umas bobagens que me deixaram arrasada por mais de uma semana. O tipo de questão que pode tirar da classificação pra quem erra. Acho que era excesso de cobrança também. Até hoje fico pensando como teria sido bem melhor se eu não tivesse errado besteira e eu estudei muito mesmo para ele. Muito. Fiquei um tempo sem estudar depois dele (uma semana inteira), porque estava extremamente cansada, mas também acabei nem descansando completamente, sofrendo pelos meus erros. Na outra semana, tive que retomar porque vou fazer o TRF em dezembro. Então, tinha que voltar, mas, ainda assim, nem voltei com aquele gás de antes. Deu um desânimo. Acho que minha maior dificuldade tem sido essa mesmo. Superar meus erros e encarar como aprendizado, não ficar com o sentimento de decepção, porque, de todo jeito, eu sei que dei o máximo possível pra fazer uma boa prova. Eu fiquei até sem aguentar estudar a prova novamente de tanta frustração pelo que errei, mas vou fazer isso mesmo. É tempo de aprender pra não fazer o mesmo nos próximos! Obrigada!
    Laís Inácio em 07/11/17 às 21:08
  • Sinceramente eu não quero nem ver mais aquela prova. Sei que o correto é fazer o que o professor falou acima, mas, acho que a maioria não faz isso, principalmente quem sabe que não fez boa prova. Aqueles que se saem bem na prova, acho que faz questão de ver uma por uma, até por que se puder recorrer melhor ainda.
    Wellington em 07/11/17 às 14:21
  • Olá, Professor Fiz no dia 29/10/17 uma prova para agente previdenciário do Município de Barueri/Sp, achei matemática muito puxada, meu resultado preliminar foi de 50% de acerto das questões, a banca foi a Vunesp, segundo o edital estou habilitado para certame, porém preciso das outras colocações dos concorrentes, enfim, peguei uma semana de folga e agora vou me preparar para a investigador de Polícia do Estado de São Paulo. Concordo com sua colocação sobre o descanso, pois é muito desgastante estudar para concurso, estou nesta pegada a 1 ano e 4 meses, prestando concursos (Anvisa, TRE-SP e PE, ARTESP (habilitado),TJ-SP, Prefeitura e Osasco/SP, SAP e o último Previdência de Barueri (Habilitado).E vou continuar a prestar até consegui as primeiras colocações. Abraços, Oséias Sena
    Oseias Sena em 07/11/17 às 08:23
  • Muito bem produzido o artigo, professor!
    Willy Maia em 07/11/17 às 07:40
  • Escutando Amado Batista e bebendo umas pingas !!
    André em 07/11/17 às 06:42