Aprovada na Prefeitura de Cabo Frio para o cargo de Orientador Educacional em 23° lugar

“Acredite! Você é capaz! Crie um plano de estudo e mantenha uma rotina. Não desanime, pois a sensação da aprovação é maravilhosa”
Confira nossa entrevista com Katrin Correia, aprovada na Prefeitura de Cabo Frio para o cargo de Orientador Educacional em 23° lugar:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Katrin Correa: Sou formada em Pedagogia, tenho 24 anos e sou do Rio de Janeiro
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Katrin: A tão sonhada estabilidade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Katrin: Sempre trabalhei e estudei, e, usava todo meu tempo livre para estudar. Criei uma rotina e plano de estudo.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Katrin: Fiquei muito feliz e sem acreditar. Depois, fui correndo contar ao meu pai, que por ser servidor federal, sempre me incentivou a prestar concurso.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Katrin: Não estou namorando no momento e não tenho filhos. Moro com meus pais que sempre me apoiaram durante essa trajetória.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Katrin: Não, tenho a intenção de possuir duas matrículas públicas, porém, dentro da minha área de atuação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Katrin: Durante um ano.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Katrin: Estudei através de cursos em PDF e videoaulas. As videoaulas foram de grande valia, pois, tenho facilidade com esse tipo de aula.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Katrin: Fiz um plano de aula, estudando uma matéria por dia, mais ou menos, sete horas diárias. Só parava quando assimilava todo o conteúdo estudado. Fazia resumos e exercícios ao final do período estudado.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Katrin: Tive muita dificuldade em português, e, para superá-la, assisti muitas videoaulas, pratiquei exercícios de fixação e fui muito bem na prova de língua portuguesa.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Katrin: Na semana que antecedeu a prova, li meus resumos e pratiquei exercícios. Na véspera, relaxei e não pensei em estudar. Afinal, tudo o que eu precisava saber, eu já tinha estudado.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Katrin: O mais difícil, foi conciliar trabalho e estudos, porém, nunca pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Katrin: Acredite! Você é capaz! Crie um plano de estudo e mantenha uma rotina. Não desanime, pois a sensação da aprovação é maravilhosa.