Aprovada em 7° lugar no concurso da Prefeitura de Cabo Frio no cargo de Inspetor Escolar

“Não deixe de acreditar em você! NUNCA! Duvidei de mim mesma por diversas vezes e hoje descobri que com as oportunidades certas, nada é impossível.”
Confira nossa entrevista com Thais Diagonel, aprovada em 7° lugar no concurso da Prefeitura de Cabo Frio no cargo de Inspetor Escolar:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Thais Diagonel: Formada em Pedagogia, tenho 34 anos e sou da cidade de São Carlos – SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thais: A perspectiva de melhorar a qualidade de vida.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Thais: Trabalho desde os 16 anos de idade, então só estudar nunca foi uma opção para mim. Eu sempre levava o material em PDF para o trabalho e ficava lendo durante o horário do almoço e à noite, quando chegava em casa, assistia alguns vídeos que ajudavam na fixação dos conteúdos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Thais: Até o momento, o concurso para a prefeitura de Cabo Frio foi o único em que fui aprovada. Prestei alguns concursos após terminar a faculdade, mas simplesmente não estudava ou não me preparava de fato para as provas. O resultado era uma aprovação dentro dos requisitos mínimos, porém fora do número de vagas disponíveis.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Thais: A data da divulgação da classificação parcial do concurso foi justamente no dia do meu aniversário, ou seja, para mim, foi como um grande presente do universo! Não podia acreditar no que estava vendo! Como assim sétimo lugar? Era simplesmente inacreditável. Estava na casa dos meus pais e falei: “acho que a filha de vocês vai morar na praia!”.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Thais: Mantive minha vida social o mais “normal” possível, porém o período em que o concurso foi divulgado estávamos em plena pandemia, ou seja, era trabalho/casa/casa/trabalho e isso acabou por auxiliar a ter, de fato, uma disciplina para os estudos.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Thais: Sou casada e tenho 3 filhos de quatro patas. Sou constantemente apoiada e incentivada a prestar diversos concursos. Para este de Cabo Frio, tive que percorrer quase 1500 km para a prova e não sei se teria conseguido sozinha.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Thais: Com certeza! Experiência nunca é demais. Ainda pretendo prestar outros concursos na área da educação, visando sempre o melhor.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Thais: 6 meses
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Thais: Não. Esperei a divulgação do edital para poder estudar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thais: Através de pesquisa na internet sobre os assuntos do concurso.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Thais: Videoaula e PDF. Sou muito visual, então ver um professor explicando o conteúdo me ajuda demais.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Thais: Confesso nunca ter tido um plano de estudo. Normalmente focava em um assunto por dia, no máximo dois. Não costumo fazer anotações, não funciona muito bem comigo. Ia trabalhar quase todos os dias de bicicleta, então acabava aproveitando os quarenta minutos do percurso para ouvir videoaula sobre os conteúdos.
Gosto de assistir/ouvir aulas e ler algo sobre o assunto do vídeo. Se juntar minhas leituras no intervalo do trabalho mais os vídeos à noite, acredito ter estudado umas 3 horas e meia por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Thais: Tive certa dificuldade para memorizar a história da cidade, suas particularidades e leis. Então assistia diversos vídeos sobre o assunto e lia todos os dias o material que a própria banca havia disponibilizado sobre a história de Cabo Frio.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Thais: Dupliquei os estudos na semana que antecedeu a prova. Queria absorver tudo o quanto era humanamente possível. Inclusive no dia da prova fiquei lendo o material em PDF até o último minuto. Não podia deixar de ler mais uma vez sobre a história de Cabo Frio…rsrs Acabei por gabaritar este assunto.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Thais: Sempre fica aquela sensação do tipo: “poderia ter me dedicado mais”, mas acredito que fiz o melhor que pude. Às vezes é difícil chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e estudar, mas valeu cada minuto.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Thais: Sim, pensei em desistir por diversas vezes. A princípio foi o cansaço, não conseguia me concentrar à noite para estudar e depois tinha o gasto financeiro, por conta da viagem que seria necessária para a realização do concurso. Para o cansaço comecei a chegar em casa e estudar antes de fazer qualquer outra coisa. Não tomava banho, não fazia comida, nem arrumava a casa, sentava e dedicava nem que fosse uma horinha nos estudos, só assim conseguia vencer o sono.
Já a parte financeira acabou sendo no susto mesmo…rsrs não vou romantizar e dizer: “economizei durante meses para prestar essa prova”. A realidade é que no meio do caminho acabei perdendo o emprego devido à pandemia e com o acerto da empresa consegui ir prestar o concurso. Acho que era o Universo conspirando…rsrs aquela velha história…”existem males que vem para o bem”.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Thais: Sempre tive o sonho de ir embora da minha cidade natal, no intuito de vivenciar novas experiências e novas oportunidades. Neste caso, em especial, tinha um bônus que era morar na praia, ou seja, desconheço motivação melhor do que esta… rsrs
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thais: Não deixe de acreditar em você! NUNCA! Duvidei de mim mesma por diversas vezes e hoje descobri que com as oportunidades certas, nada é impossível. Acreditava que jamais iria gastar com cursos online ou apostilas para auxiliar nos estudos, mas qual não foi minha surpresa quando me permiti e deu certo. Eu lia os editais de concursos públicos e não sabia nem por onde começar, por isso acabei me permitindo obter um norte. Claro que pode não funcionar para todo mundo, mas comigo funcionou e por que não tentar? A princípio não precisa ser pago, assista vídeos gratuitos na internet, leia artigos e se pegar gosto por isso experimente algo mais focado nos assuntos do edital, vale muito a pena.