Aprovada em 2º lugar para o cargo de Agente no concurso da PC AL

“Eu só consigo aprender escrevendo e revisando meus resumos em voz alta. Então eu foquei em terminar todos os PDFs do Estratégia.”
Confira nossa entrevista com Anna Leticia de Andrade, aprovada em 2º lugar para Agente na PC AL.
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Anna Leticia de Andrade: Sou bacharel em Design Gráfico, tenho 25 anos e sou natural de Aracaju, Sergipe.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Anna Leticia de Andrade: Meu primeiro concurso foi em 2013 para a DESO (Companhia de Saneamento de Sergipe), aos 17 anos, por incentivo da minha mãe. Depois fiz INSS em 2015, mas tinha pouco tempo para me dedicar para o concurso, devido ao meu curso superior que exigia dedicação, porém ainda assim obtive 79 pontos. Depois disso, deixei de lado os estudos para concurso para me dedicar à graduação. Todavia, consegui um estágio no Ministério da Fazenda e gostei bastante do ambiente de trabalho. Dessa forma, decidi que, assim que terminasse minha graduação, me dedicaria totalmente aos estudos para concurso, iniciando eles no final de 2017. Então eu fiz concurso para diversas áreas, como UFS (Universidade Federal de Sergipe), ALESE, TRF, CBM-SE, PM-SE, CREF-20, IBGE, entre outros. Porém, no final de 2018, começou a surgir o boato de que haveria concurso para a Polícia Civil de Alagoas. Assim, eu busquei pelo edital de 2012 e comecei a estudar as matérias. Fui me apaixonado pelas atividades da polícia civil à medida que ia estudando e resolvi focar 100%.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Anna Leticia de Andrade: No início eu não trabalhava. Dedicava-me 100% aos estudos, pois havia diversas matérias que eu nunca tinha tido contado e precisava aprender o mais rápido possível. Mas em 2020 eu fui aprovada no concurso do IBGE e comecei a trabalhar. Porém, nossos horários são flexíveis: de 07:00 às 13:00 horas, então dá para conciliar com os estudos tranquilamente.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Anna Leticia de Andrade: Eu fui aprovada no CREF-20, em terceiro lugar para Assistente Administrativo; no IBGE, em 2019, para Agente Censitário Operacional em 2º lugar. Também no IBGE em 2021 para o cargo de Supervisor de Coleta e Qualidade em 2º lugar e agora no concurso da Polícia Civil de Alagoas em 2º lugar para o cargo de Agente.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados na primeira fase do certame?
Anna Leticia de Andrade: Eu sentia que eu tinha sido aprovada, principalmente depois que saiu o gabarito oficial. Mas jamais imaginei que seria em 2º lugar. Eu custei a acreditar, mas senti um alívio enorme, pois havia me dedicado muito a esse concurso. Foi sensação de dever cumprido e de que todo sofrimento, dor nas costas e horas de estudo valeram a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Anna Leticia de Andrade: Eu sempre fui mais reservada. Nuca fui de viver em festas ou de sair com amigos todo fim de semana. Então eu vivi normalmente, indo à igreja, saindo com meus amigos nas raras vezes que nos encontramos, viajando de vez em quando e indo à academia.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro?
Anna Leticia de Andrade: Eu moro com meus pais. No início, lá em meados de 2017-2018 meus pais não entendiam direito o motivo de eu viver trancada no quarto estudando, então hora ou outra falavam que eu tinha que entregar currículo e ir trabalhar. Porém, eu sempre fui firme e convicta do que eu queria, e aos poucos eu fui ensinando sobre o que era concurso público e qual a importância de ter um cargo público. As aprovações foram surgindo e eles começaram a me apoiar. Já meu namorado sempre me apoiou, até porque ele também é servidor público.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Anna Leticia de Andrade: Com certeza é importante, principalmente para adquirir experiência de prova. Além disso, muitas matérias se repetem em concursos diferentes, como português, matemática e informática. Assim, fazer outras provas ajuda bastante a internalizar o conhecimento. Além disso, se aprovado, auxilia financeiramente a adquirir novos materiais e a intensificar ainda mais os estudos para o cargo fim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Anna Leticia de Andrade: Estudei por aproximadamente 2 anos.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Anna Leticia de Andrade: Eu comecei a estudar para a Polícia Civil de Alagoas em meados de maio de 2019, após o concurso do CREF-20. Então eu peguei o edital de 2012 e fui esmiuçando. Montei um cronograma e foquei em terminar todos os assuntos até o final de 2019. Comecei a estudar cedo porque eu não tinha nenhuma base de Direito Penal, de Direito Processual Penal e nem de Legislação Especial. Então, eu precisava de tempo não só para terminar o edital, mas principalmente para internalizar os assuntos. Meu foco era terminar o edital, então em mantinha a disciplina com o auxílio do meu cronograma e olhando as matérias que eu ainda faltava estudar.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Anna Leticia de Andrade: Eu só consigo aprender escrevendo e revisando meus resumos em voz alta. Então eu foquei em terminar todos os PDFs do Estratégia. A única matéria que eu não vi PDF foi português, pois eu já tinha uma base muito boa e precisava intensificar os estudos em outras matérias que eu era mais fraca. Então para a disciplina de português, em especial, eu peguei todas as videoaulas. As demais, somente PDF e lei seca. A vantagem dos PDFs é que você tem todos os assuntos compactados em um só lugar (lei seca, doutrina, jurisprudência e questões). Isso traz uma maior qualidade e rendimento aos estudos. Porém, faltando algumas semanas para a prova, eu peguei algumas videoaulas para revisar matérias que eu tinha maior dificuldade, como Processo Penal, pois eu já havia terminado todos os PDFs e quis dar uma intensificada só para desencargo de consciência.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Anna Leticia de Andrade: Conheci em 2017, através dos materiais gratuitos, como as videoaulas no YouTube e PDFs demonstrativos. Gostei bastante do material, principalmente dos PDFs, pois são completos e atualizados.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Anna Leticia de Andrade: Eu comecei a estudar o edital praticamente 2 anos antes da prova, então eu tive muito tempo para aprender e memorizar os conteúdos. Já na reta final, quando saiu o edital da polícia civil, eu pegava 4 matérias por dia, estudando um PDF de cada matéria. Então eu anotava os pontos mais importantes no caderno para depois revisá-lo. Além disso, tive sorte de entrar de férias 2 meses antes da prova, então eu começava os estudos 8:30 – 9:00 da manhã e ia até 00:00 – 01:00 da madrugada. Não sei ao certo as horas líquidas, até porque nunca fui de cronometrar o tempo. Apenas focava em terminar o PDF, independentemente de se iria terminá-lo em 1 hora ou em 3 horas. Além de que eu também pausava para almoçar, ir à igreja, à academia ou para resolver algo. Mas se eu tinha tempo, eu estava estudando. Ademais, respondi todas as questões dos pdfs, além de também ter uma assinatura de questões. No fim desses 2 meses de estudo, havia feito quase 17 mil questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Como você fez para superar estas dificuldades?
Anna Leticia de Andrade: Eu tinha muita dificuldade em informática, na parte de crimes de direito penal e na Lei nº 9099/1995. Em relação à informática, eu estudava todos os dias e fazia muitas questões. Crimes eu fiz vários esquemas, esmiuçando as majorantes, as minorantes e as qualificadoras, além de ler meus resumos várias e várias vezes e de responder inúmeras questões. Já em relação à Lei de Juizados Especiais Criminais eu também fiz um resumo e li diversas vezes, inclusive na véspera da prova. Também assisti todas as videoaulas e li e reli a lei seca.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova?
Anna Leticia de Andrade: Nas duas últimas semanas eu me tranquei no quarto, saindo apenas para trabalhar. Nesse período eu estudei apenas pelos meus resumos dos cadernos, fiz todos os simulados do estratégia e treinei para a discursiva intensamente. No sábado fiquei assistindo a maratona do estratégia e lendo alguns resumos que havia feito. No domingo, pela manhã, eu reli alguns dados que havia separado para utilizar na redação e também estudei meu esquema com os crimes (minorantes, qualificadoras).
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Anna Leticia de Andrade: Eu comprei um curso voltado para a discursiva, então eu tive um professor para corrigir minhas redações. Além disso, eu treinava como se fosse o dia da prova: fazia primeiro o simulado do estratégia e, em seguida, fazia a redação, cronometrando o tempo total. Ademais, eu lia muito e anotava diversos dados para decorá-los, como informações do IBGE, do INPE, da EMBRAPA, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre outros. Também assistia canais no YouTube voltados para a discursiva, os quais os professores trazem temas atuais e ajudam a montar a redação no padrão da banca.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Anna Leticia de Andrade: Eu já tenho um histórico de TAF, pois já fiz o Teste do CBM-SE e da PM-SE, então já sei como funciona. Ademais, faço academia 5 dias na semana. Corro 3 vezes por semana e faço os demais exercícios do TAF sempre que vou à academia. Já para a prova de digitação eu treino duas vezes na semana.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Anna Leticia de Andrade: Meu maior erro foi achar que não conseguira ser aprovada na polícia civil, principalmente por não ser da área de direito. Então, às vezes, eu ficava insegura. Mas isso nunca tirou meu foco, pois eu sempre pus na cabeça que eu tinha que fazer o meu melhor. Então meu maior acerto foi ter começado a estudar anos antes da prova, pelo último edital, para dar tempo de aprender todas as matérias e de ir corrigindo meus erros ao longo dessa caminhada.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Anna Leticia de Andrade: Eu nunca pensei em desistir, tanto que já estou há quase 4 anos estudando para concurso. Mas há dificuldades, principalmente ao ouvir comentários de desaprovação porque você não trabalha, “só estuda”, ou que você está perdendo tempo ao invés de trabalhar com o que você se formou na faculdade. De ser cobrada o tempo todo com frases do tipo “já passou?”, “Quando você vai ser convocada?”, “Está na hora de trabalhar!”. Porém, eu sempre tive certeza do que eu queria e aprendi a ignorar comentários que não iriam ajudar em nada na minha aprovação.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Anna Leticia de Andrade: Ter um cargo público em si já era minha motivação. E, em relação à polícia civil, o próprio estudo me motivava, principalmente ao ver o papel da polícia e a sua importância para que o Estado possa exercer seu poder de punir e de restaurar a paz social.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Anna Leticia de Andrade: Jamais desista. A caminhada é árdua, mas vale muito a pena. Prive-se de tudo que tira sua motivação, tenha um cronograma, separe todos os assuntos do edital e vá pontuando o que já estudou e o que precisa ser melhorado. Tenha foco e determinação que com certeza você será aprovado.