Artigo

Como a Fundação Carlos Chagas (FCC) irá cobrar a prova discursiva no TRT-21ª Região?

 Estrategianos, tudo bem?

Como já é de conhecimento de todos, o edital do concurso do TRT-21ª Região foi publicado. Há uma grande expectativa dos concurseiros, uma vez que a remuneração é atraente e este tipo de concurso costuma convocar muitas pessoas além das vagas mencionadas no edital. Portanto, ao meu ver, é uma seleção que é decidida nos detalhes de uma excelente preparação.

O cargo de Analista Judiciário consta de prova discursiva de caráter eliminatório e classificatório. Segundo o edital, a prova discursiva terá valor máximo de 100 (cem) pontos e peso 1. Constituir-se-á de 1 (uma) redação de texto dissertativo, cujo tema será sobre assunto de interesse geral. Como bem conhecemos a banca organizadora do certame, Fundação Carlos Chagas (FCC), esse assunto de interesse geral está, geralmente, associado a temas da contemporaneidade de caráter filosófico e sociológico.

         Serão avaliados os seguintes critérios:

Conteúdo (40 pontos):

         a) perspectiva adotada no tratamento do tema;

         b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;

         c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.

Obs.: A nota será prejudicada, proporcionalmente, caso ocorra abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações e/ou colagem de textos e de questões apresentados na prova.

Estrutura (30 pontos):

  1. a) respeito ao gênero solicitado;
  2. b) progressão textual e encadeamento de ideias;
  3. c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).

Expressão (30 pontos):

  1. a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o Cargo/Área;
  2. b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
  3. c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.

Obs.: A avaliação da expressão não será feita de modo estanque ou mecânico, mas sim de acordo com sua estreita correlação com o conteúdo desenvolvido.

Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aos cargos de nível superior aprovados nas provas objetivas e classificados conforme da seguinte forma: 240 (classificação geral) e 60 (cota de pessoas negras).

Aproveito o ensejo para lembrar que as provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de Analista Judiciário serão aplicadas no período matutino na data provável do dia 10 de dezembro de 2017, com duração total de 4 horas. Portanto, caro aluno, dá tempo de você se preparar bem para a prova discursiva.

Montamos um curso especial que une a parte técnica (microestrutura) com a parte de conteúdo (macroestrutura). Conheça o cronograma do curso:

DISCURSIVAS TRT-21 RN

 

Ressalto que sua redação deve seguir o tipo textual argumentativo-dissertativo, possuir até 30 linhas e, embora não esteja previsto explicitamente no edital, respeitar (não ferir) os direitos humanos. Falo isso, porque a base de nossa Constituição Federal de 1988, em todo o seu texto, perpassa pelo princípio da dignidade humana. Então, fica a dica =)

Para o candidato não ser eliminado nessa etapa é necessário atingir 60% da pontuação. Como eu disse, os detalhes numa seleção como essa fazem toda a diferença!

Costumo brincar com os meus alunos, por meio de metáfora, que a redação tem dois elementos principais: a “fôrma” e o “recheio”. A “fôrma” é o domínio da norma culta da língua portuguesa e da tipologia textual. Já o “recheio” é o conteúdo, a aplicação segura e sistematizada de conceitos e reflexões para fundamentar a sua argumentação.

Assim, é necessário dominar a técnica e aplicar conteúdo de forma segura, bem fundamentada. Esta é a nossa proposta!

CURSO DE DISCURSIVA PARA O TRT-21 RN

Confira os meus comentários sobre o tema do TRE-PR, o qual foi organizado pela FCC:

Sigam-me nas redes sociais: Facebook, Instagram (profraphaelreis) e YouTube.

Se quiser receber dicas, sacadas e materiais gratuitos, cadastre seu e-mail na minha lista de e-mail.

Abraços,

Prof. Raphael Reis

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.