Artigo

Como fazer para não dormir no estudo para concursos?

Como não dormir?
Como não dormir na sua preparação para concursos?

Fala, concurseiro(a) batalhador(a)!! Nesse artigo trataremos de um tema bastante controverso no mundo dos concursos: Como fazer para não dormir!

Ressalto que as técnicas aqui expostas foram as que já utilizei. Algumas mais especificamente em certos momentos da vida, outras de forma mais perene. Entretanto, todas têm o seu valor e me ajudaram em determinado desafio acadêmico ou em concursos.

Além disso, espero que estejam curtindo a nossa série de artigos. Confiram nosso “menu”, há vários temas interessantes, que merecem ser salvos para futuras revisões: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/author/robat07gmail-com/.

Vamos começar!!

INTRODUÇÃO

Antes de falarmos sobre como não dormir, devemos ter em mente que o melhor mesmo é uma boa noite de sono. Isso porque o sono é importante não apenas para o seu bem-estar, mas também para o aprendizado, já que é nesse momento que o cérebro memoriza melhor as informações que ele absorveu ao longo do dia.

Portanto, o concurseiro que quer ser profissional tem de saber o valor de uma boa noite de sono. No entanto, algumas vezes, podemos fazer uso de artifícios para nos manter acordados e prontos para continuar estudando.

Nessa linha, apresento-lhes minhas 6 técnicas de como não dormir para estudar mais.

SUMÁRIO DE COMO NÃO DORMIR

  1. Estimulantes Naturais;
  2. Rotina de sono regular;
  3. Comer um lanche saudável;
  4. Respirar fundo 10x;
  5. Exercícios a cada 30 min;
  6. Pequenos descansos.

ESTIMULANTES NATURAIS

Como utilizar estimulantes como o café?
Uma xícara de café pode auxiliar nos seus estudos

Os estimulantes naturais nos possibilitam manter um nível adequado de concentração para o estudo por mais tempo. Ademais, são excelentes, já que são capazes de aumentar a disposição, pois aceleram os batimentos cardíacos, melhoram a circulação sanguínea e, como consequência, ajudam a tirar o excesso de sono. 

Entretanto, há certas coisas a serem consideradas, como contraindicações. Pois, além de favorecerem as doenças cardíacas, dificultam a absorção do cálcio, podendo prejudicar os ossos. Logo, para um uso frequente, é aconselhável um acompanhamento médico.

Além disso, o seu uso de forma irrestrita, como um hábito, diminui o efeito desses produtos ao longo do tempo. Isso porque o organismo se adapta a eles.

Dando meu relato pessoal: somente utilizo esses estimulantes quando há realmente necessidade. No caso dos concursos, podemos exemplificar com aquele dia muito pesado, ou em uma reta final de concurso, no famoso pós-edital. Isso é o que recomendo e como uso essas “ferramentas”.

E quais são os estimulantes naturais? Vamos a eles:

  • Café forte;
  • Guaraná em pó;
  • Açaí;
  • Chocolate preto;
  • Chá de gengibre.

ROTINA DE SONO REGULAR

Esse é aquele método que todos sabem, mas poucos conseguem cumprir. Mas vamos traçar algumas premissas de hábitos de sono saudável: 

  1. Dormir todos os dias na mesma hora e acordando sempre numa hora padrão;
  2. Afastar-se de aparelhos eletrônicos na hora de dormir, como televisão, celular;
  3. É aconselhado ainda que durante a noite se durma entre 7 e 9 horas, mas não mais do que esse tempo, já que o excesso de sono durante a noite também pode deixar a pessoa menos disposta ao acordar;
  4. Dormir num quarto silencioso e confortável. Uma boa dica é comprar um tapa-ouvido que se usa para natação. E utilizá-lo para dormir, se a vizinhança for muito barulhenta;
  5. Fazer a última refeição até 1 hora antes de ir se deitar, para evitar a indigestão.

Esse método deve ser buscado, a meu ver, como prioritário. Isso porque ele propicia um estudo de longo prazo sustentável, sem traumas e sem redução da nossa qualidade de vida.

Ainda, com essa regularidade de sono e de horários, somos capazes de organizar melhor nosso dia, estabelecendo faixas do nosso dia para estudar.

COMER UM LANCHE SAUDÁVEL

Comer pequenos lanches quando se está estudando também pode ajudar a combater o sono, especialmente se forem incluídos alimentos leves, porém com boas propriedades para estimular a resposta cerebral. Assim, alguns exemplos são:

  • 1 abacate com nozes ou aveia;
  • 1 iogurte com cereais;
  • 1 vitamina de abacate;
  • Frutas fáceis de transportar e que não estragam ou amassam com facilidade, como maçã, pera, laranja, tangerina, melancia, melão, uva ou suco de fruta natural. Outras frutas também podem ser levadas se colocadas em recipientes resistentes como morango, mamão, amora ou framboesas. Para o caso de seu estudo ser realizado fora de sua residência;
  • Pão ou torradas com 1 fatia de queijo, 1 colher de café de geleia sem açúcar, 1 colher de chá de manteiga ou 1 ovo cozido ou 6 ovos de codorna;
  • Leite, iogurte líquido ou iogurte sólido para comer com colher;
  • Frutos secos separados em pequenas porções, como uva passa, nozes, amêndoas, avelãs, amendoins ou castanha-do-pará;
  • Bolo simples, como o de laranja ou limão, sem recheio ou cobertura também pode ser uma opção saudável;
  • Gelatina, que pode ser feita em casa.

Nessa esteira, esses lanches devem ser consumidos em pequenas quantidades, pois senão podem gerar um cansaço pelo início de um processo digestivo – a vontade da famosa “siesta”- e em períodos espaçados de tempo. De modo que sejam utilizados como intervalos de descanso.

De outro ponto, esses lanches são ricos em antioxidantes e gorduras boas, que ajudam no funcionamento do cérebro, podendo ser uma boa opção para completar o uso de um alimento estimulante, por exemplo.

TÉCNICA DE RESPIRAR FUNDO 10 X

Essa técnica quebra o estudo monótono, sem que se perca muito tempo, como acontece quando o estudante tenta descansar assistindo à televisão, por exemplo.

Ainda, fazer respirações profundas ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio no sangue e, por isso, pode ajudar a combater a sensação de sono excessivo.

Nesse sentido, a respiração a que nos referimos deve ser feita com método, com concentração. Assim, há duas técnicas bem úteis:

  1. Deve-se inspirar fundo pelo nariz, segurar o ar por 2 segundos e depois jogar todo o ar fora pela boca, repetindo-se até 10 vezes.
  2. Outra técnica de respiração bastante eficaz consiste em:
  • Tapar uma narina com o dedo indicador e inspirar pela outra;
  • Prender o ar, retirar a mão do nariz, tapar a outra narina e soltar o ar;
  • Repetir o processo, mas começando por inspirar pela mesma narina que se soltou o ar;
  • Repetir o processo até 10 x.

EXERCÍCIOS A CADA 30 MINUTOS PARA NÃO DORMIR

Atividade física como técnica para não dormir
Exercícios físicos colocam o corpo em alerta e nos dão alguma energia extra

Sinceramente, essa é uma das minhas técnicas prediletas. Eu a utilizo desde os meus anos de estudo no Colégio Naval.

Basicamente, de tempos em tempos, ou quando o estudante começar a sentir sono, deve-se iniciar uma sessão curta de exercícios físicos. No meu caso, eu faço flexões. Mas poderia ser polichinelo,  agachamento ou alongamento.

O ponto aqui é que essa atividade física vai aumentar seus batimentos cardíacos, estimulando a circulação sanguínea, fazendo com que o sono se afaste. Ainda há o benefício da atividade em si.

Com este tipo de truque é quase sempre possível conseguir mais 20 a 30 minutos de energia extra a cada sessão.

TÉCNICA DOS PEQUENOS DESCANSOS

Deixei por último meu campeão de audiência. Sim. Quando o sono é mortal, recorro a esta técnica “suprema”, no meu ponto de vista.

Entretanto, devemos ter ciência do que vem a ser o sono REM. Logo, o sono REM é uma fase de sono que se caracteriza por movimentos oculares rápidos, sonhos vívidos, movimentos musculares involuntários, atividade cerebral intensa, respiração e batimentos cardíacos mais acelerados que garantem maior oferta de oxigênio neste período. Essa fase do sono é muito importante no processamento das memórias e conhecimentos, por exemplo.

Portanto, essa fase do sono é a que devemos priorizar. Mas ela somente é alcançada em uma noite de sono completa. A técnica aqui exposta funciona como um paliativo e não deve ser adotada de modo indiscriminado!

Dessa forma, a técnica consiste em tirar pequenos cochilos, de no máximo 30 minutos. Aqui, o ideal é que se durma entre 15 e 30 minutos e não mais do que isso, pois existe o risco de se ficar ainda com mais sono, especialmente porque se entra na fase REM e fica mais difícil acordar.

CONCLUSÃO DE COMO FAZER PARA NÃO DORMIR

Espero que essa síntese das principais técnicas para driblar o sono os ajude em sua jornada. 

Destacamos que as técnicas expostas têm seus efeitos amplificados ou reduzidos a depender do tipo de sono. Um sono diurno tem maior possibilidade de ser evitado, entretanto, um sono da madrugada é pior de ser evitado.

Ressaltamos que o conteúdo aqui exposto não afasta a necessidade de um acompanhamento médico e de prática de exercícios físicos regulares.

Destaco, ainda, que as pessoas respondem de forma diferente a cada uma dessas técnicas, assim, o que funciona para uma pessoa pode não ser tão eficaz para outra.

Por fim, na assinatura Platinum, é possível um acompanhamento profissional para lhes indicar o caminho correto a tomar, o que estudar e como estudar: esse é nosso serviço de Coaching. Nos vemos lá!

Um abraço.

Rodrigo Batalha

https://www.instagram.com/coach.rodrigobatalha/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.