Aprovada no concurso PC AL no cargo de Agente em 51° lugar

“O mais difícil foi a ansiedade, solidão e inseguranças do início. Mas não pensei em desistir porque tinha convicção que aquilo era necessário e procurei superar cada desafio. E o que me ajudou muito foram as orações, pois me conectar com Deus me ajudou a ter força para continuar, mesmo nos momentos mais difíceis, pois tudo posso Naquele que me fortalece. Não desista, a sua hora vai chegar!
Confira nossa entrevista com Samara Lopes, aprovada no concurso PC AL no cargo de Agente em 51° lugar:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Samara Lopes: Já concluindo o curso de direito. Tenho 21 anos e moro no interior de Pernambuco.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Samara: Desde muito nova me aliava ao ideal e senso de justiça e depois que comecei direito me apaixonei mais ainda pelo direito penal. Defini como propósito de vida fazer valer o direito de cada um. Meu pai, que é da área policial, é responsável também pelo meu desejo em ser policial, pois desde pequena me inspirava nos propósitos e atribuições do cargo.
Estratégia: Durante sua caminhada como concursando, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Samara: Realizei alguns concursos de estágio e fui chamada para atuar na defensoria pública e tribunal de justiça, mas optei por me dedicar aos estudos e faculdade e, por isso, abdiquei das vagas nos estágios. A vida envolve escolhas difíceis, mas naquele momento senti que era a opção certa para mim, pois tinha a oportunidade de focar na rotina de estudos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Samara: Abdiquei de saídas com amigas e estudava manhã, tarde e noite. Estudo desde março de 2020 e comecei aos poucos, estudando 4h por dia e, gradativamente, comecei a aumentar o ritmo de estudos. Atualmente estudo em média 8h por dia. Mas deixava 1 dia por semana livre para poder descansar.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Samara: Sou noiva. Meus pais me apoiaram no estudo para concursos públicos. Além disso, como todo concurseiro sabe, sacrificamos momentos especiais em família para poder estudar, e, assim, eles acabam percebendo sua ausência. Sentiram, por exemplo, que eu passava muito tempo no meu quarto estudando, mas compreenderam que era necessário. Dias de feriado e fins de semana também eram de estudo, pois tinha a consciência de que estava plantando sementes para colher frutos no futuro, conforme a lei da semeadura.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Samara: Em torno de 1 ano e 6 meses. Em média 7h/8h por dia, 6 dias por semana. Mas não era todo dia que conseguia chegar nas 8h, pois conciliava com a faculdade. Pós-edital – 8h por dia, pré-edital – em torno de 6h.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Samara: Sim, é essencial estudar antes do edital porque você adquire uma base muito boa. Aconselho estudar pelo último edital daquele cargo, pois caso lance um novo edital você já tem muito conhecimento guardado. Uma dica para ter disciplina é perguntar se você se contenta em estar onde está ou se quer mudar a sua vida, pergunte qual o seu propósito e sua missão aqui e tenha a consciência de que suas decisões de hoje importam em quem você será amanhã.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Samara: Utilizei livros para algumas disciplinas, apostilas do Estratégia e procurava realizar questões da banca contratada. As videoaulas só assistia para revisão ou quando tinha uma dúvida sobre um assunto daquela disciplina. As revisões em videoaula do Estratégia são ótimas, os professores instruem e orientam o estudante muito bem e na hora da prova você lembra muito das orientações deles.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Samara: Através do Instagram.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Samara: A quantidade de assuntos é o que mais assusta. Mas eu costumava sublinhar as partes mais importantes daquele determinado assunto e na hora de revisar olhava apenas aquela parte; anotava prazos em uma folha separada; tentava compreender o assunto bem, tentando explicar a mim mesma o motivo daquele assunto ser tratado daquela forma (exemplo: por que a Lei Maria da Penha prevê que cabe ao poder público, família e sociedade criar condições necessárias para o efetivo exercício dos direitos da mulher? A resposta que eu criava era que não seria exigível que apenas o Estado criasse as condições para consolidar os direitos se a família não incentivasse a proteção das mulheres e se a sociedade pouco importasse com isso – assim era mais fácil memorizar e a leitura ficava mais corrida).
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Samara: Sim, informática. Assuntos que eu tinha dúvidas costumava ver vídeos antes e depois ler os materiais.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Samara: Procurava apenas fazer questões na última semana. Mas algumas semanas antes ainda revisava. A véspera de prova procurava ver vídeos, mas não forçava muito, pois seria necessário o descanso para no outro dia fazer uma prova com a mente descansada.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Samara: Dois meses antes da prova objetiva e discursiva comecei a treinar para o TAF, mas já fazia academia há um tempo.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Samara: Deveria ter feito mais simulados. Percebi com o tempo que eles eram essenciais para poder trabalhar a questão de divisão do tempo para cada questão e conhecer as matérias que você mais têm dificuldade.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, o que te motivou a seguir em frente?
Samara: O mais difícil foi a ansiedade, solidão e inseguranças do início. Mas não pensei em desistir porque tinha convicção que aquilo era necessário e procurei superar cada desafio. E o que me ajudou muito foram as orações, pois me conectar com Deus me ajudou a ter força para continuar, mesmo nos momentos mais difíceis, pois tudo posso Naquele que me fortalece. Não desista, a sua hora vai chegar!
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Samara: Sorri, chorei, agradeci a Deus. É uma lembrança inesquecível e gratificante.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Samara: Pessoal, o descanso também é essencial, percebi isso durante as experiências em concursos, pois a saúde deve ser levada em consideração primeiro. Minha dica é: procure saber o que você está errando; avalie qual matéria tem mais dificuldade (fazendo simulado, por exemplo); escreva tópicos em um caderno apenas da parte extremamente importante daquele determinado assunto para fins de revisão futura; depois que estudar os assuntos procure ver vídeos de revisão a fim de fixar mais aquele conteúdo e faça muitas questões. Não desista, pois sua hora vai chegar, suas decisões de hoje determinam o seu futuro. Tem que passar pelo processo para alcançar a vitória, pois a vida se baseia em escolhas diárias e aquele que sabe onde está indo certamente continuará caminhando.