Aprovado em 90° lugar no concurso PC RN no cargo de Agente

“Estudar para concursos é difícil. Parece que nunca vai chegar sua hora. A vida é uma pancada atrás da outra e reprovar é a regra. Porém, quem não desiste e persiste nos estudos, uma hora passa”
Confira nossa entrevista com Luan Augusto, aprovado em 90° lugar no concurso PC RN no cargo de Agente:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Luan Augusto: Sou formado em Direito, tenho 28 anos e sou de Natal-RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Luan: Em 2018, quando eu estava no início do curso de Direito, saiu o edital da Polícia Federal e fui ver as atribuições do cargo de Delegado de Polícia Federal. Achei bastante interessante, mas achava muito distante para a minha realidade. Paralelamente, vi um colega de trabalho sendo aprovado na PRF, o que me motivou a estudar para os concursos.
Ano passado, em setembro, quando vi notícias sobre os concursos da PF e PRF, comecei a estudar para os dois certames. Após sair o edital, comecei a estudar apenas para a PF. Não conseguiria estudar para os dois e optei pela PF. Reprovei por uns 3 ou 4 pontos. Foi uma grande porrada que levei, mas no mês seguinte teria concurso para a PCRN e continuei estudando.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Luan: Ano passado, quando comecei a estudar, estava desempregado. No início do ano comecei a estagiar no MPF. Devido à pandemia, o estágio foi em home office, o que facilitou estudar para os concursos. Estava no fim da faculdade também adiantando o máximo de matérias possíveis. Como estava em ensino remoto, isso facilitou bastante. Então grande parte do meu tempo era dedicado aos concursos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Luan: Eu havia sido aprovado em 2016 no IBGE no cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento. Trabalhei lá por 3 anos até o contrato acabar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as) na primeira fase do certame?
Luan: A sensação foi de dever cumprido e de que os estudos valem a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Luan: Nunca tive uma vida social muito agitada. Logo, isso não foi problema, mas não deixei de sair com os amigos e família em momentos que achava importante.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Luan: Sou solteiro e não tenho filhos. Meus pais e meu irmão foram fundamentais nessa jornada e entenderam que os estudos para o concurso demoram algum tempo. Tive 100% de apoio.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Luan: Sem dúvidas, porque passando em um concurso, você consegue ter estabilidade financeira para continuar a preparação para os próximos concursos.
Pretendo continuar meus estudos visando o cargo de Delegado de Polícia Civil e futuramente os cargos de Delegado de Polícia Federal, de Juiz Federal ou de Procurador da República, que exigem os 3 anos de prática jurídica.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Luan: Como o edital tinha matérias que eu estava estudando para a PF (informática, português, RLM, contabilidade…), eu apenas adaptei os estudos após a publicação do edital. Eu diria que foram uns 9 meses de estudos.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Luan: Estudava para a PF antes. Então, posso dizer que comecei a estudar antes de o edital sair. Para manter a disciplina, eu iria para o meu lugar de estudos e ficava distante de distrações como o celular e ficava o máximo de tempo que eu conseguia.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Luan: Eu usei apenas os PDFs do Estratégia Concursos e questões, o que me fez aumentar bastante o meu conhecimento nas matérias.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luan: Conheci em 2018, por meio de um colega que estudava para um concurso. Vi os pdfs demonstrativos e os achei muito bons e comprei a assinatura de concursos.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Luan: Minha memória é horrível. Para ajudar na memorização eu resolvi muitas questões, o que me fazia aprender as matérias com mais facilidade.
Para estudar, eu utilizei apenas os PDFs do Estratégia Concursos. Normalmente eu escolhia uma matéria e ia até o fim dos PDFs para começar outra. Não assistia videoaulas nem fazia resumos, pois achava que tomavam muito tempo e eu não aprendia bem.
Então eu fazia grifos nos PDFs e depois voltava para reler as partes que eu julgava importante e refazendo as questões do PDF. Não tive plano de estudos, sou meio desorganizado. Escolhia uma matéria e ia até fim. Eu costumava estudar umas 4h por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Luan: Do edital, eu tinha dificuldade em português, não pelo conteúdo, mas pela forma como a banca FGV cobrava. Então resolvi praticamente todas as questões da banca no Sistema de Questões do Estratégia.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Luan: Nas últimas semanas, eu apenas resolvia questões praticamente. Fiz isso até a véspera.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luan: Na discursiva, anotei alguns pontos importantes na hora da prova e comecei a escrever. Como sou formado em Direito e as questões foram jurídicas, não tive grandes dificuldades para desenvolver o tema. O principal na discursiva é dominar o tema e utilizar bem os conectivos.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Luan: Eu estava sedentário até o início do ano. Dificilmente conseguiria atingir os índices naquela época. Hoje eu tenho treinado todos os dias para continuar atingindo os índices e chegar bem no dia do TAF.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Luan: Meus principais erros foram a procrastinação e a falta de organização. O maior acerto, sem dúvidas, foi não parar e não me abalar com a reprovação na PF (Escrivão), que doeu bastante por ter chegado muito perto.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Luan: O mais difícil foi a reprovação na PF. Cheguei a pensar em desistir por alguns momentos por achar que nunca passaria. Mas esse pensamento não durava muito tempo e seguia nos estudos.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Luan: Minha principal motivação ao estudar era a de sair do desemprego.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luan: Estudar para concursos é difícil. Parece que nunca vai chegar sua hora. A vida é uma pancada atrás da outra e reprovar é a regra. Porém, quem não desiste e persiste nos estudos, uma hora passa.