Aprovado em 1° lugar no concurso TCE AM no cargo de Auditor Técnico de Controle Externo - Auditoria de Obras Públicas
“O estudo para concursos é um caminho difícil e estressante, não existe um “atalho” que não seja a sua própria disciplina e dedicação. Entretanto, se você encontrou no serviço público o seu sonho, busque isso todos os dias. O sentimento de recompensa é muito bom e faz você acreditar que todos os dias difíceis que te guiaram até ali valeram a pena”
Confira nossa entrevista com Tarcisio Dos Anjos Neves, aprovado em 1° lugar no concurso TCE AM no cargo de Auditor Técnico de Controle Externo – Auditoria de Obras Públicas:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Tarcisio Dos Anjos Neves: Sou formado em Engenharia Civil pela Universidade Vila Velha (UVV), tenho 26 anos, sou natural de Vitória e moro atualmente em Vila Velha/ES.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tarcisio: A falta de valorização aos profissionais na iniciativa privada. São pouquíssimas oportunidades aos que não possuem alguém que os indique para as vagas. Assim, a ideia de conquistar uma posição profissional por mérito próprio me atraiu.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Tarcisio: Passei pelos dois cenários. Comecei a estudar para concursos em abril de 2020 e conciliei com o trabalho até dezembro de 2020. Nesse período eu sempre tentava adiantar parte dos estudos durante o horário em que estava no trabalho (nos intervalos para almoço e café, por exemplo). Após isso, por ter sido abençoado por Deus com meu pai me apoiando (inclusive financeiramente), decidi deixar o emprego e me dedicar integralmente aos estudos para concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Tarcisio: Em 2018, enquanto cursava a faculdade, fiz um concurso para Oficial da PMES e tive a benção de obter minha primeira aprovação no mundo dos concursos, mas nessa época eu não tinha qualquer rotina de estudos especificamente para concursos. Após o início da minha trajetória, em abril de 2020, realizei o concurso do TCE/RJ após apenas 9 meses de estudos. Minha prova discursiva foi corrigida, mas não foi suficiente para figurar no Cadastro de Reserva. Por fim, em agosto de 2021, realizei as duas provas para o TCE/AM (Auditoria Governamental e Auditoria de Obras), sendo aprovado em 1º lugar no cargo de Auditoria de Obras. Já quanto ao cargo de Auditoria Governamental, ainda não foi publicado o resultado da prova discursiva, mas estou na 5º colocação das provas objetivas. Além disso, realizei o concurso do TCE/PI para o cargo de Auditoria de Obras e alcancei o 1º lugar na prova objetiva (ainda não foi divulgado o resultado da prova discursiva).
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Tarcisio: Difícil explicar. A ficha demorou um tempo a cair. Acho que a maior sensação de felicidade foi de poder dividir essa notícia com as pessoas que me apoiaram tanto durante esse processo árduo, inclusive tendo que fazer sacrifícios pelo meu sonho. Ver a felicidade no rosto dessas pessoas foi o maior presente.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Tarcisio: Infelizmente são necessários alguns sacrifícios, então eu diminuí bastante a frequência de saídas. No entanto, sempre fiz questão de manter contato com meus amigos mais próximos, minha família e minha namorada. Apesar de ter um convívio reduzido, todos foram compreensivos e me apoiaram bastante nessa jornada.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Tarcisio: Não sou casado e não tenho filhos. Namoro com uma mulher incrível que acreditou em mim desde o primeiro momento e me ajudou de todas as formas possíveis, fazendo diversos sacrifícios e deixando vários planos de lado para que eu pudesse estudar. Moro com meu pai e minha família sempre foi muito compreensiva e apoiadora, me apoiando emocionalmente e até mesmo financeiramente. Tenho sempre Deus em primeiro lugar e ter sido abençoado com essas pessoas a minha volta foi essencial.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Tarcisio: Acredito que não exista uma resposta única para a pergunta. Tudo depende da similaridade do concurso, da situação financeira atual do candidato, do seu nível de preparação, etc. É uma situação muito pessoal a ser analisada em cada caso. Apesar disso, acredito que ter experiência de prova é algo que não deve ser subestimado, visto que é o que permite testar em uma situação real o que funciona e o que não funciona para você.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Tarcisio: Estudo para Tribunais de Contas (área de Engenharia) desde abril de 2020. Estudei para o TCE/AM especificamente apenas no pós-edital, mas compartilhando o período com as matérias do concurso do TCE/PI.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Tarcisio: Sim, mas não era algo que me incomodava. Eu tinha consciência de que ainda tinha muito a evoluir nas disciplinas para estar pronto para competir em alto nível.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tarcisio: Quando decidi iniciar os estudos, pesquisei os principais cursinhos e o Estratégia era o único que oferecia material para as disciplinas específicas de Engenharia Civil. Com isso, experimentei as aulas gratuitas de cada disciplina, gostei da dinâmica dos PDFs e optei por utilizar como meu material de base.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Tarcisio: PDFs e videoaulas. Usei o PDF com preponderância, mas em cada disciplina eu utilizava uma combinação diferente, de acordo com o que funcionava melhor para mim. Muitas vezes assistia videoaulas de professores mestres na didática (como o Herbert Almeida) nos momentos de maior cansaço. Como gostava muito das aulas, era um estudo mais leve.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Tarcisio: Estudava todas as disciplinas da área dentro do mesmo ciclo. No total, eram cerca de 12 disciplinas. Montei meu plano de estudos baseado no meu desempenho em cada disciplina, tanto de facilidade em acertar as questões quanto de rapidez em passar pelas aulas. E, claro, os exercícios são sempre uma ferramenta importante em qualquer etapa dos estudos, então sempre fiz questão de inseri-los no planejamento. A quantidade de horas sempre variou bastante, mas chegava a cerca de 8 a 10 horas nos momentos mais “pegados”.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Tarcisio: Tive alguma dificuldade com o começo do estudo para Análise de Informações. No entanto, acredito que seja uma situação normal, pois se trata de uma matéria com uma curva de aprendizado diferenciada. Assim, busquei diferentes fontes de conteúdo para absorver o máximo possível e passar a evoluir.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Tarcisio: Busquei ter uma rotina normal até o dia anterior a prova. No dia de véspera eu passei a maior parte do tempo viajando e na preparação logística, então optei por não estudar.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Tarcisio: Acredito que com todos os erros vieram aprendizados essenciais para a minha aprovação. Acredito que o maior erro foi, no começo, colocar a minha saúde (exercícios, alimentação, etc.) em segundo plano – e isso foi algo que meu corpo me obrigou a corrigir rs. O maior acerto foi, graças a Deus, conseguir manter a disciplina, com a ajuda daqueles à minha volta.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Tarcisio: O mais difícil é colocar tanto esforço em um projeto sem ter a certeza de que haverá um resultado. É uma caminhada de fé. Existem momentos de dúvida, mas eu tive as pessoas certas do meu lado, que sempre acreditaram em mim.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Tarcisio: Poder retribuir toda a confiança e amor que minha namorada e minha família depositaram em mim durante todo esse período. Essa vitória é tão deles quanto minha.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tarcisio: O estudo para concursos é um caminho difícil e estressante, não existe um “atalho” que não seja a sua própria disciplina e dedicação. Entretanto, se você encontrou no serviço público o seu sonho, busque isso todos os dias. O sentimento de recompensa é muito bom e faz você acreditar que todos os dias difíceis que te guiaram até ali valeram a pena. Siga seu coração, se apoie naqueles que te amam e acreditam em você e tenha disciplina. Não existe outro segredo que não seja a disciplina.