Artigo

PC RJ: Tudo o que você precisa saber para começar os estudos

Olá, tudo bem? No artigo de hoje vamos falar sobre PC RJ: tudo o que você precisa saber para começar os estudos para concurso. Vamos lá?

Foi publicado o edital do concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro com 350 vagas para os níveis fundamental, médio e superior de formação. E você, vai ficar parado ou vai aproveitar essa oportunidade incrível?

Afinal, não é todo dia que sai um concurso público com 350 vagas.

Sabemos que em épocas de crise, os danos sofridos pelas pessoas que trabalham na iniciativa privada são maiores que os que trabalham no pelo serviço público, principalmente devido à perda dos empregos.

O cargo público sempre foi visto como o melhor para quem procura uma maior estabilidade, além de um bom salário, boa perspectiva de carreira e uma melhor qualidade de vida. Quem não quer tudo isso?

Em relação à remuneração, além do inicial pago aos cargos públicos ser normalmente maior que as vagas similares na iniciativa privada, a carreira pública acaba sendo famosa pela estabilidade que ela proporciona, só ocorrendo demissão em casos de processo administrativo. Já na iniciativa privada, como sabemos, a demissão é possível até sem justa causa.

Mas para aproveitar isso tudo é preciso muito esforço e dedicação.

PC RJ: Tudo o que você precisa saber para começar os estudos

1° Passo: Leia o edital do concurso público com atenção

Como falamos, o edital do concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro foi publicado. O edital é o documento principal para o concurso público, nele está determinada a regra de todo o processo seletivo, além de incluir os requisitos para poder prestar aquele concurso específico. No edital vai conter os documentos que você deve possuir no ato de inscrição, as etapas do concurso público, se vai ter ou não prova discursiva, as disciplinas para estudar e inúmeras outras informações.

Afinal, o edital é a regra do jogo. Para entrar na competição você precisa saber ele bem.

O estudante deve ler com atenção os critérios que o edital elencou. Desse modo, você vai ter ciência das matérias que vão cair na sua prova, se possui alguma matéria mais relevante que outra para sua aprovação. Ademais, você irá ver quais matérias você ainda não estava estudando, quais matérias são mais complexas.

Não esqueça o principal: atenção a banca examinadora.

PC RJ: Tudo o que você precisa saber para começar os estudos

2° Passo: Elabore seu planejamento com base no pós edital

O estudante no pós edital deve agir de maneira estratégica, ou seja, deve alocar as horas de estudo para cada matéria exigida, mas essa divisão não precisa ser igual, visto que algumas delas vão possuir um menor peso no seu concurso público.

Faça essas perguntas para você:

  • Quantas matérias foram exigidas no concurso da PC RJ e quais são essas matérias?
  • Quais matérias possuem maior ou menor peso nesse concurso?
  • Quais são as matérias mais complexas ou que você tem mais dificuldade?

Vamos dar uma passada rápida pela importância de cada matéria para as provas de cada um dos cargos deste concurso público:

Polícia Civil do Rio de Janeiro: Auxiliar de Necropsia

Por exemplo, para o cargo de auxiliar de necropsia, as provas objetivas vão ter 60 questões, das quais 30 de Conhecimentos Gerais (20 questões de Português e 10 de Matemática) e 30 questões de Conhecimentos Específicos – Noções Básicas de Biologia e Anatomia Humanas, noções de Prova no Processo Penal e noções de Direito Administrativo. 

Considerando que a prova de conhecimentos gerais cada questão vale 1 ponto e a de conhecimentos específicos vale 2 pontos por questão. Ou seja, conhecimentos gerais nesse caso totalizam 30 pontos e conhecimentos específicos 60, totalizando 90 pontos nas 2 provas, dividindo 20 questões de português pelo total de questões na prova (90), português totaliza 22,22% da prova.

Além disso, as matérias de Noções Básicas de Biologia e Anatomia Humanas, noções de Prova no Processo Penal e noções de Direito Administrativo vão totalizar juntas 66,67%. Por fim, Matemática representa 11,11% da prova.

Polícia Civil do Rio de Janeiro: Técnico de Necropsia

Nesse caso, as provas objetivas serão constituídas por 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais – Português e 40 questões de Conhecimentos Específicos – Anatomia e Fisiologia Humanas, noções de Prova no Processo Penal e noções de Direito Administrativo. 

Assim, como as de conhecimentos específicos cada questão vale 2 pontos e as demais 1 ponto, 20 pontos de português + 80 (40 x 2) pontos de conhecimentos específicos, composta por Anatomia e Fisiologia Humanas, noções de Prova no Processo Penal e noções de Direito Administrativo.

Português -> representa 20 : 100 = 20% da relevância da prova.

As matérias de conhecimentos específicos -> representam 80% da relevância da prova.

Polícia Civil do Rio de Janeiro: Investigador

Para a prova de investigador, por exemplo, vão ser 100 questões, das quais 30 de Português, 60 de Noções de Direito – Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional e 10 de Conhecimentos Básicos de Informática.

Nesse caso, 30% das questões da prova vão ser de Português, 60% dos Direitos (Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional) e 10% referente ao conhecimento básico de informática.

Polícia Civil do Rio de Janeiro: Inspetor

Quanto à prova para o cargo de inspetor contará com 100 questões, sendo 30 de Português, 60 questões de Conhecimentos Específicos (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Leis Especiais, Direito Processual Penal) e 10 questões de Conhecimentos Básicos de Informática. 

Assim, como as de conhecimentos específicos cada questão vale 2 pontos e as demais 1 ponto, 30 pontos de português + 120 (60 x 2) pontos de conhecimentos específicos + 10 pontos de Conhecimentos Básicos de Informática. Logo, a prova como um todo totaliza 160 pontos.

Português -> representa 30 : 160 = 18,75% da relevância da prova.

As matérias de conhecimentos específicos -> representam 120 : 160 = 75% da relevância da prova.

Conhecimentos básicos de informática -> 10 : 160 = 6,25% da relevância da prova.

Polícia Civil do Rio de Janeiro: Perito criminal

Para o cargo de perito criminal, as provas objetivas terão 100 questões. Sendo 30 questões de Português, 50 questões de Conhecimentos Específicos e 20 questões de Noções de Direito.

Sendo assim, como as de conhecimentos específicos cada questão vale 2 pontos e as demais 1 ponto, 30 pontos de português + 100 (50 x 2) pontos de conhecimentos específicos + 20 pontos de Noções de Direito. Logo, a prova como um todo totaliza 150 pontos.

Português -> representa 30 : 150 = 20% da relevância da prova.

As matérias de conhecimentos específicos -> representam 100 : 150 = 66,67% da relevância da prova.

Noções de Direito -> 20 : 150 = 13,33% da relevância da prova.

Polícia Civil do Rio de Janeiro: Perito legista 

Por fim, as provas para o cargo de perito legista totalizam 100 questões, sendo 30 questões de Português, 50 questões de Conhecimentos Específicos de Medicina e 20 questões de Noções de Direito.

Desse modo, como as de conhecimentos específicos, cada questão vale 2 pontos e as demais 1 ponto, 30 pontos de português + 100 (50 x 2) pontos de conhecimentos específicos + 20 pontos de Noções de Direito. Logo, a prova como um todo totaliza 150 pontos.

Português -> representa 30 : 150 = 20% da relevância da prova.

As matérias de conhecimentos específicos -> representam 100 : 150 = 66,67% da relevância da prova.

Noções de Direito -> 20 : 150 = 13,33% da relevância da prova.

PC RJ: Tudo o que você precisa saber para começar os estudos

3° Passo: Faça muitas questões da banca examinadora da PC RJ

A banca examinadora do concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro é a FGV. Você já tem a banca definida, já tem o edital, está esperando o que?

Nesse momento, você deve fazer muitas questões da FGV, as bancas tendem a repetir o modo que exigem os conhecimentos em prova, a FGV não é diferente. A FGV possui o Português dela e não abre mão, rs. Como nos cargos para esse concurso é exigido conhecimento de Português, não tem outra alternativa, você precisa treinar muitas questões dessa banca.

Mas não só para Português, todas as outras matérias exigidas é preciso treinar muitas questões. Desse modo, você vai assimilar melhor o conteúdo e verificar como aquele conteúdo é exigido em prova.

Quando você faz questões anteriores de concursos públicos, você acaba fazendo um estudo mais eficiente do que quando apenas lê o assunto em um PDF, pois é durante a resolução de questões que você exercita mais o cérebro, aumentando a sua capacidade de memorização.

Ao resolver muitas questões de concursos públicos, você força mais o hemisfério esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, sendo também chamado de “cérebro acadêmico”. Ademais, o estudo por exercícios é mais ativo do que quando lê o PDF ou ver vídeo.

Quando você resolver muitas questões da banca examinadora, você acaba percebendo quais assuntos são mais importantes para sua prova, quais são menos importantes, qual é a profundidade necessária em cada assunto. Assim sendo, você concentra melhor seus esforços, permitindo potencializar o tempo disponível.

Finalizando – PC RJ: Tudo o que você precisa saber

4° Passo: Faça revisões

Para passar em concursos públicos revisar é essencial. Lembre-se que revisar não é ler novamente todo o conteúdo. A revisão deve te auxiliar na fixação de novos conteúdos e ajudar para que você relembre algo que você já estudou a um tempo.

Dicas de ferramentas que podem ser utilizadas nas revisões:
  1. Resumos: O resumo deve possuir somente as principais informações a respeito de um determinado assunto. As anotações devem ser realizadas com suas próprias palavras a fim de estimular links mentais que auxiliam na memorização. 
  2. Flashcards: Flashcards são cartões que de um lado tem a pergunta e do outro lado a resposta. Desse modo, você vai testando seus conhecimentos sobre aquele ponto.
  3. Mapas Mentais: Os Mapas mentais são desenhos esquematizando um assunto.
  4. Resolução de Questões: Além de ser uma ótima forma de revisão, você testa seu conhecimento naquele ponto da matéria, verifica quais assuntos mais cobrados, proporciona um melhor feedback de como você se encontra no conteúdo, além de analisar como a banca exige aquele assunto.

Tanto para o concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro, quanto para qualquer outro concurso que você deseje fazer, você pode e deve seguir esses passos, eles são aplicáveis a qualquer concurso público. Lembre-se que no final das contas o que você faz na hora da prova de qualquer concurso é questão. Logo, faça muitas questões da sua banca examinadora: “Treino difícil, jogo fácil”.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

http://www.policiacivilrj.net.br/r/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.