Artigo

Como fazer redação em carreiras bancárias!?

A redação em carreiras bancárias para concursos é sempre um fator determinante na aprovação.

Neste ano de 2021, podem-se destacar os concursos administrativos e bancários como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que foram com certeza excelentes oportunidades para aqueles que sonham em garantir uma vaga.

Neste artigo, vamos usar como exemplo o Banco do Brasil, certame que contou com mais de 2 mil vagas.

Todavia, apesar do alto número de vagas (2 mil vagas para Escriturário – Agente Comercial e 240 vagas de Escriturário – Agente de Tecnologia e os respectivos cadastros de reserva), a discursiva do concurso do Banco do Brasil, que é a 2ª Etapa – possuiu caráter eliminatório.

A prova do Banco do Brasil foi de caráter eliminatório e exigiu a elaboração de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, contendo no mínimo 25 linhas e no máximo 30 linhas.

Além disso, e ainda mais importante que isso tudo é garantir 70 (setenta) dos 100 (cem) pontos possíveis para não ser eliminado.

Redação de Concursos Públicos
redação para concursos

Etapas (exemplo de redação em carreiras bancárias)

São previstas as seguintes etapas conforme o edital:

a) 1ª Etapa – Avaliação de Conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, de caracteres eliminatório e classificatório, sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO.

b) 2ª Etapa – Prova de Redação, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO.

c) 3ª Etapa – Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos (as) pretos (as) ou pardos (as), conforme subitem 4.2, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO.

d) 4ª Etapa – Procedimentos Admissionais e Perícia Médica, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do BANCO DO BRASIL S.A

Importância da Etapa da redação no concurso

Quando uma prova para cargo de nível médio exige, além da prova múltipla escolha, uma prova de redação, passa a existir a atenção e o treino necessário para que surpresas, a exemplo, de eliminações não esperadas não ocorram.

Afinal, como se não bastasse ter que assimilar os conteúdos para as questões de múltipla escolha, o candidato deverá comprovar a sua capacidade de apresentar um pensamento ordenado e coordenado sobre determinado tema.

Modelo de Redação e Critérios

A redação em carreiras bancárias segue um padrão. Novamente voltando ao nosso exemplo do Banco do Brasil, foi definido que deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo e teve avaliação conforme os critérios a seguir:

a) adequação ao tema proposto;

b) adequação ao tipo de texto solicitado;    

c) emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);

d) capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;

e) pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).

O texto deverá ser feito com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

No caso específico do concurso do Banco do Brasil será atribuída nota ZERO à Redação do(a) candidato(a) que:

a) fugir ao tipo de texto em prosa dissertativo-argumentativo;

b) fugir ao tema proposto;

c) apresentar texto sob forma não articulada verbalmente em língua portuguesa (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em forma de verso);

d) for assinada e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do(a) candidato(a); e) for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade.

Serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem nota inferior a 70,0 (setenta) pontos na prova discursiva (muito importante !!!)

Entendendo os Critérios

A redação em carreiras bancárias segue o edital da organizadora e sempre detalha que a discursiva será constituída pela escrita de um texto do tipo dissertativo-argumentativo.

Dessa forma, o candidato, obrigatoriamente deverá atentar-se à explicação dos critérios de correção. São eles:

Item a) Adequação ao tema proposto

Aqui a banca analisará se o texto desenvolvido na redação em carreiras bancárias feita pelo aluno está de acordo com o tema apresentado pela banca.

Dessa maneira, é muito importante que o aluno entenda perfeitamente a pertinência temática. Para isso, o candidato deve ler mais de uma vez os textos motivadores e fazer o desenvolvimento correto.

Item b) Adequação ao tipo de texto solicitado

A tipologia textual é a dissertação-argumentativa. Logo, o candidato não pode fugir da estrutura desse tipo textual. Introdução, desenvolvimento e conclusão são as partes obrigatórias dessa estrutura e cada uma delas possui uma função específica.

Lembre-se que se o texto não for feito nessa estrutura, o(a) candidato(a) terá a sua nota zerada. Portanto, é importante estudar o modelo dissertativo-argumentativo e fazer, ao menos, 1 redação semanalmente ou a cada 15 dias.

Item c) Emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto)

Na prova discursiva, o fator coesão textual são os mecanismos linguísticos que permitem uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto.

A ligação e harmonia que possibilitam a amarração de ideias dentro de um texto é feita com o uso de conjunções, preposições, advérbios ou locuções adverbiais.

Treine bastante, mas acima de tudo procure escrever de forma simples e direta na prova.

Item d) Capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto

É importante que a ideia central e o desenvolvimento dos argumentos tenham um liame lógico, pertinência temática e, acima de tudo, que sejam perceptíveis a estrutura básica dissertativa e a mensagem que se quer passar de forma objetiva.

Nunca fuja da temática principal. Avaliando o edital, a redação do concurso do deve estar presa às ideias dos textos motivadores. Para treinar procure outros temas da banca examinadora ou contrate nossos cursos.

Item e) Pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação)

Neste critério, tem-se a nossa norma culta cuja escrita em seu texto deve ser respeitada.

Portanto, procure revisar as regras gramaticais que você tem dúvida ao escrever. Também tome cuidado ao pontuar as frases.

Treine bastante. Na hora da prova, sempre procure procurar o caminho mais fácil em caso de dúvida.

Texto dissertativo

Em geral, prova discursiva é escrita na terceira pessoa do singular, mas em algumas provas é permitido que o candidato escreva em primeira pessoa.

Assim, certifique-se se existe alguma orientação nesse sentido no enunciado da questão.

Treino para a prova

Inicie seus estudos baseando-se em redações anteriores. Obter referências é sempre uma boa pedida.

Outro ponto é ficar sempre atento aos noticiários, uma vez que os temas utilizados como base para as redações costumam ser os principais acontecimentos divulgados pela mídia.

Redação no dia da prova

Novamente utilizando o edital do Banco do Brasil como referência, normalmente, as provas objetivas ocorrem junto com a prova discursiva e têm a duração de 5 (cinco) horas, ou seja, esse é o tempo para as duas provas.

Começar pela redação ou prova objetiva é uma decisão exclusiva dos candidatos, perfil e método devem ser levados em conta.

Antes de decidir por começar pela discursiva ou não, o recomendável é que o estudante leia toda a prova.

Controlando a Redação

Depois de muitos meses de estudo, dedicação e ansiedade, finalmente o grande dia chegou. Contudo, o que seria um momento de alívio, muitas vezes acaba se transformando em uma situação difícil.

Isto ocorre porque, ao notarem com as provas, principalmente com conteúdo desconhecido, muitos ou a maioria dos estudantes entram em desespero e podem a colocar tudo a perder.

Nessa hora, respire fundo, acalme-se e tente se concentrar.

Lembre-se que esse concurso tem muitas vagas. Uma boa dica é fazer as matérias mais fáceis primeiro. Ou fazer as matérias que você é mais “forte”.

Desenhe uma estratégia e cumpra. Não perca tempo ficando nervoso ou nervosa.

Por onde começar

É aí que vem a pergunta: redação ou prova objetiva, por onde começar?

Em primeiro lugar, o candidato precisa analisar a metodologia utilizada, anteriormente, para resolução de simulados e outros testes.

Todavia, não é adequado nem de se sugerir de mudar a forma ou o seu método no dia da prova. JOGUE COMO TREINOU! Considere o seu próprio perfil e inclinação.

Somente você pode responder esta pergunta.

De qualquer forma, o aconselhável é fazer uma leitura de toda a prova assim que recebê-la.

Além de ser importante para vistoriar possíveis falhas técnicas ou mesmo para fazer sua própria gestão do tempo.

Lembre-se de analisar o nível de dificuldade das questões e deixar estas mais complicadas para o final. O candidato pode inclusive decidir começar pela prova discursiva.

Gestão do tempo

Em seguida, é preciso prever, de forma geral, o tempo que deverá ser destinado para a resolução de cada questão.

Após isso, leva-se em conta a produção da redação e o preenchimento do cartão-resposta.

O tempo geralmente é pouco, já que nas questões mais fáceis será exigido um menor esforço, enquanto nas mais difíceis será preciso dedicar mais tempo para sua resolução.

Portanto, essa dica pode auxiliar o estudante a administrar melhor seu tempo e, principalmente, a manter a calma.

Tente não deixar a redação para o final

Para uma dica de emergência, sendo o nosso tempo de 5 (cinco) horas totais, caso nas 2 (duas) horas finais não tenha feito a discursiva ainda, pare tudo e a comece!

Tema da redação

Ao se fazer uma redação em carreiras bancárias, depois de ler o enunciado com todo o cuidado e certificar-se de que não há dúvidas sobre o que precisa ser feito, é hora de levantar os seus argumentos.

O título, por exemplo, não é obrigatório, a não ser que seja pedido nas instruções da prova.

Rascunho da redação

Em uma folha de rascunho, liste todos os dados e fatos dos quais você se lembra e, ao lado deles, escreva o porquê eles devem ser usados.

Desenvolvendo os argumentos na redação do concurso.

Antes de tudo, vale ainda listar os argumentos por ordem de relevância.

Se forem muitos, você precisará dar mais importância. Feito isso, crie perguntas para construir seu argumento, e procure propor uma solução ao problema apresentado.

Na dissertação, o candidato deve apresentar suas ideias com base no enunciado, nos textos de apoio apresentados para esta etapa da prova e em seus conhecimentos, desenvolvendo sua argumentação de forma lógica, e finalizar com uma conclusão.

Execução: a hora da verdade!

Definidos todos os aspectos que nortearão seu texto, chega o momento de escrever.

Organize suas ideias de maneira que sigam esta ordem: introdução, desenvolvimento e conclusão na prova discursiva.

Dessa forma, na introdução, apresente a sua tese de uma forma geral. Nos parágrafos seguintes, desenvolva-a, mostrando todos os seus argumentos. Por fim, faça o encerramento da dissertação, dando a sua solução para o problema enfrentado.

Para maiores informações de cursos, incluindo de correção de redações, contate nossa equipe do Estratégia Concursos.

Bons estudos a todos!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.