Notícia

Gabarito Extraoficial PC SE: confira a correção da prova!

Neste domingo, 19 de setembro, foram aplicadas as provas objetivas e discursivas do concurso público da Polícia Civil do Sergipe para os cargos de Agente de Polícia e Escrivão. E para ajudar a diminuir um pouco sua ansiedade de descobrir se foi bem ou não em um concurso tão visado e importante como esse, realizaremos a correção extraoficial do gabarito PC SE Agente e Escrivão.

As Provas Objetivas e Discursivas do certame tiveram a duração de 4h00, com início às 14h e término às 18h.

A seleção oferta o total de 60 vagas imediatas, distribuídas entre ampla concorrência, candidatos com deficiência e pessoas negras. Do total de oportunidades, 50 são destinadas ao cargo de Agente e 10 para Escrivão. Ambos exigem formação de nível superior e oferecem aos candidatos salário inicial de R$ 4.500,00.

E vocês sabem que nós, do Estratégia Concursos, a todo o instante queremos estar perto de nossos alunos e daqueles que são amigos da Coruja, o que nesse momento pós-prova não seria diferente! Então, confira, antecipadamente, seu desempenho e ainda receba dicas de recursos (se houver necessidade, claro!).

Gabarito Extraoficial PC SE Agente e Escrivão: participe do Ranking

Preencha seu gabarito

Ranking PC SE – Agente | Ranking PC SE – Escrivão

Gabarito extraoficial concurso PC SE Agente

Abaixo, você pode consultar o gabarito extraoficial PC SE Agente com as questões corrigidas pelos nossos professores. Como existem vários tipos de provas, você pode conferindo o início da questão.

Questão 1: O texto mostra que a lei que tipificou o stalking visa…
Resposta: E

Questão 2: Infere-se do texto que o stalking abrange formas…
Resposta: C

Questão 3: Conclui-se do texto que as deputadas federais foram…
Resposta: E

Questão 4: A substituição de “Embora” (no início do segundo parágrafo)…
Resposta: E

Questão 5: Feitos os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas…
Resposta: C

Questão 6: No segundo período do primeiro parágrafo, a forma pronominal “lhe”…
Resposta: E

Questão 7: Sem prejuízo da correção gramatical do texto e de seus sentidos…
Resposta: E

Questão 8: No trecho “havia tempos” (segundo parágrafo), a substituição…
Resposta: C

Questão 9: O emprego do acento indicativo de crase no trecho “pode causar danos…”
Resposta: E

A regência do verbo “causar”, no contexto em que está inserido, exige um complemento direto (sem preposição) e um complemento indireto (com a preposição “a”). Sendo “à saúde da vítima” o objeto indireto desse verbo, o uso do acento grave é obrigatório, uma vez que ocorre o fenômeno de crase a partir da junção da preposição regida pelo verbo com o artigo feminino que antecede “saúde da vítima”.

A acepção de “saúde” não pode abarcar um sentido geral (não específico), uma vez que o adjunto “da vítima” determina esse nome feminino. Portanto, a presença do artigo antes de “saúde da vítima” é obrigatória.

De acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa (LIMA, 2013, p. 464 e 465) a crase da preposição “a” com o artigo ocorre inclusive com palavras femininas que repelem artigo quando estas estão determinadas: “Jamais voltarei à Paris dos meus sonhos”.

A respeito da presença obrigatória de artigo antes de nomes determinados, menciona-se uma questão da banca em que se lê: “Na linha 3, o emprego do artigo definido imediatamente antes do topônimo “Portugal” torna-se obrigatório devido à presença do adjetivo “contemporâneo”.  (Órgão: SEDF Prova: CESPE – 2017 – SEDF – Professor de Educação Básica – Língua Portuguesa). O item foi considerado correto, pois o adjunto “contemporâneo” determina o topônimo.

Ante a fundamentação acima, solicita-se, a ALTERAÇÃO do gabarito para ERRADO.

Referência bibliográfica: LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. — 51ª ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.

Questão 10: Mantendo-se a coerência e a correção gramatical do texto…
Resposta: C

Questão 11: Além de importante para economias fundadoras, como legumes…
Resposta: E

Essa questão foi interpretada como uma “casca de banana” pelo professor. Os primeiros produtos de Sergipe foram o gado e o fumo que era plantado principalmente no município de Lagarto. Não há nada na bibliografia sobre Sergipe que sugira a infertilizada para o cultivo de fumo, e foi substituído pelo açúcar pois era um produto mais lucrativo.

Questão 12: Em meados do século XIX, a transferência da capital sergipana…
Resposta: C

Gabarito Oficial E

A proposição sugerida pelo formulador da prova foi muito interessante, mas ao ousar inserir na questão o qualificativo “facilidade” torna pouco precisa a afirmação, pois a engenharia de construções urbanas portuguesas dominavam as técnicas de construções litorâneas. Também devemos considerar que a expressão “solo compacto” refere-se à porosidade do solo. Naturalmente os solos tem em suas camadas superiores uma maior porosidade, fator essencial para a fertilidade. Solos compactos não servem para a agricultura, porém são os melhores para construções, dado que para a resistência da obra é necessário que o solo suporte todo o peso. Só é possível obras de construção civil em solos compactos ou compactados. Diante da imprecisão solicito a anulação da questão.

A transferência da capital em 1855 foi motivada para a dinamização da economia e a construção de um porto. Após a escolha do povoado de Santo Antônio de Aracaju por Inácio Joaquim Barbosa, foi elevado à cidade e planejada por Sebastião Basílio Pirro.

Questão 13: O crescimento urbana de Aracaju teve incremento com a industrialização…
Resposta: C

Também resolvemos uma questão sobre a Petrobrás e o primeiro poço em Carmópolis, durante o governo de Leandro Maciel, que inclusive foi o candidato à vice presidência da República na chapa de Jânio Quadros.

Questão 14: A Capitania de Sergipe Del Rey foi criada pelo português Cristóvão de Barros…
Resposta: C

Essa questão foi tratada na revisão. A primeira capital foi São Cristóvão, fundada pelo português Cristóvão de Barros, por ordem do imperador da Espanha.

Questão 15: A ocupação urbana esparsa das regiões intermediárias geográficas…
Resposta: E

Aracaju está na Zona da Mata e Mata Atlântica é profundamente desmatada e Itabaiana está no Agreste, zona de transição para o sertão.a ocupa

Questão 16: A produção agrícola no estado de Sergipe é preponderante devido à falta…
Resposta: C

Essa proposição dará o que falar ao longo da semana. O solo da Zona da Mata é o solo de massapê, bastante fértil e o clima é úmido no litoral e subúmido no agreste. São usados corretivos e fertilizantes naturais, mas também há o plantation que usa principalmente fertilizantes industriais. Ficarei neste gabarito preliminar como os usos de fertilizantes manejados na propriedade, como o vinhoto, fermentado dos resíduos da cana.

Recurso

Gabarito Oficial E

Durante o gabarito ao vivo mencionei que iria dar o que falar. No Brasil, de modo geral, os solos são pouco férteis e necessitam de correção, que os torna muito produtivos.

De acordo com o site do Senado Federal ao descrever o litoral nordestino diz que “Na Zona da Mata a cana-de-açúcar é a atividade dominante desde 1530, quando foi introduzida. O clima tropical e o solo massapé propícios favoreceram a implantação da cultura. Na região destacam-se também o fumo e o cacau no sul da Bahia, cultivado com sombreamento da bananeira”.

O solo de massapê é considerado um dos mais férteis do Brasil e está presente em Sergipe. A bibliografia histórica sobre a colonização pelo plantation da cana de açucar é unânime em atribuir ao solo de massapê e ao clima tropical úmido , parte do sucesso da empreitada açucareira.

De acordo com a Embrapa há uma grande variedade de solos, que também é destacado pelo site oficial do Estado. Há muitos solos de baixa fertilidade, principalmente no sertão, que são pedregosos, finos e tem pouca matéria orgânica. Há amostras de solos no litoral como as areias quartzozas, de baixa fertilidade, junto de latossolos, podzólicos vermelho-amarelos, com fertilizade variável.

Ao longo da História as técnicas de manejo do solo são fundamentais para a lavoura. Há a técnicas naturais usadas nas lavorouras de milho, como a palhagem e nas lavouras de cana de açucar o uso do vinhoto.

Diante da contradição entre as principais fontes e narrativas históricas, pela existência de solos de massapê e podzólicos vermelho-amarelos, do uso de técnicas naturais como o vinhoto, fica inconsistente a a afirmação e solicito a anulação da questão.

Questão 17: Mesmo diante da secular espoliação de terras e discriminação cultural…
Resposta: C

Os Xokó são a última tribo sergipana, em Porto da Folha, que foram expulsos de suas terras pelos jesuítas e reconquistaram no século XX e foram assentados pela Funai.

Questão 18: As exportações no estado de Sergipe estão voltadas para os produtos…
Resposta: C

As exportações são principalmente de suco de laranja e poupas de frutas.

Questão 19: Os princípios da coerência e da universalização são suficientes para se definir…
Resposta: E

Questão 20: Dado que, ao longo das últimas décadas, certas práticas sociais inovadoras…
Resposta: E

Questão 21: Um código de ética no serviço público não deve ter a pretensão de uso universal…
Resposta: E

Questão 22: A existência de regras constitutivas, que indicam como é o que pode ser feito…
Resposta: C

Questão 23: O mandado de segurança coletivo é uma inovação da CF, que alargou a dimensão…
Resposta: E

O mandado de segurança foi criado, em nosso ordenamento, com a CF/34, ao passo que o mandado de segurança coletivo, com a tutela de direitos líquidos e certos coletivos, é fruto da CF/88.

Questão 24: Pelo seu caráter meramente prescritivo, as regras de direitos humanos…
Resposta: C

Art. 5º, §1º, CF – As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

Questão 25: O Código de Hamurabi pode ser considerado um dos primeiros documentos…
Resposta: C

Período axial: o Código de Hamurabi defendia a vida e o direito de propriedade, e contemplava a honra, a dignidade, a família e a supremacia das leis em relação aos governantes.

Questão 26: Os direitos fundamentais são os reconhecidos e vinculados à esfera constitucional…
Resposta: C

A banca explorou a distinção entre os conceitos (âmbito de positivação) e a proximidade (a prescrição de regras de proteção aos Direitos Humanos).

Questão 27: No momento T = 45 segundos…
Resposta: E

Questão 28: A lâmpada V2 estará apagada…
Resposta: C

Questão 29: Quando T for múltiplo de 180…
Resposta: C

Questão 30: No momento T = 845 segundos…
Resposta: E

Questão 31: A nomeação é uma forma de provimento em caráter efetivo…
Resposta: C

Questão 32: A posse e o exercício devem ocorrer em até quinze dias…
Resposta: E

Questão 33: A nomeação do candidato aprovado em concurso público…
Resposta: C

Questão 34: A exoneração durante o estágio probatório, que é de quatro anos…
Resposta: E

Questão 35: As disposições da Lei Estadual nº 2.148/1997 somente se aplicam…
Resposta: E

Questão 36: Caso seja condenado por ato cometido por um agente de sua polícia…
Resposta: C

Questão 37: Concessionária de serviço público somente pode responder…
Resposta: C

Fundamentos: O art. 37, §6º, da CF estabelece que as pessoas jurídicas de direito privado, prestadoras de serviços públicos, respondem da mesma forma que os entes públicos, isto é, de forma objetiva, vejamos: § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

Também é pacífico na doutrina e na jurisprudência que tal responsabilidade se dá de forma objetiva, sendo esse entendimento, inclusive, o já adotado pela própria banca em certames anteriores, como na questão a seguir:

(Ano: 2017 – Banca: CESPE / CEBRASPE – Órgão: Prefeitura de Fortaleza – CE Prova: CESPE – 2017 – Prefeitura de Fortaleza – CE – Procurador do Município) De acordo com o entendimento do STF, empresa concessionária de serviço público de transporte responde objetivamente pelos danos causados à família de vítima de atropelamento provocado por motorista de ônibus da empresa.

Questão 38: Na hipótese de fuga de um preso recluso em uma penitenciária…
Resposta: E

Questão 39: Caso um cidadão do município de Aracaju seja atingido por um disparo…
Resposta: E

Questão 40: Caso um cidadão seja atingido por disparo de arma de fogo…
Resposta: C

Questão 41: As disposições constitucionais definidoras dos direitos e das garantias…
Resposta: E

Questão 42: São inafiançáveis e imprescritíveis os crimes de racismo e terrorismo…
Resposta: E

Questão 43: No tocante às limitações ao exercício da vida politica, além de hipóteses…
Resposta: C

Questão 44: A CF, ao garantir a liberdade de expressão, vedou o anonimato…
Resposta: C

Questão 45: Aos índios é garantido o usufruto exclusivo das riquezas do solo…
Resposta: E

Questão 46: O explorador de recursos minerais está obrigado a recuperar…
Resposta: C

Questão 47: A criação de outras fontes, que não aquelas previstas no texto constitucional…
Resposta: C

Art. 154 A união poderá instituir:
I. mediante lei complementar, impostos não previstos no artigo anterior, desde que sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados nesta Constituição.

Questão 48: O exercício das funções de polícia judiciária da União é de competência…
Resposta: C

Questão 49: A CF adota o presidencialismo como forma de governo…
Resposta: E

Questão 50: As polícias civis são subordinadas aos governadores dos estados-membros…
Resposta: C

Questão 51: Por ocasião da apresentação das audiências de custódia no estado de Sergipe…
Resposta: E

Questão 52: As audiências de custódia devem ser feitas em todas as modalidades de prisão…
Resposta: C

Questão 53: A prisão domiciliar é destinada exclusivamente a presos já condenados…
Resposta: E

Questão 54: A prisão temporária poderá ser decretada somente em determinados crimes…
Resposta: C

Questão 55: Considere que um indiciado preso pelo crime de tráfico de drogas tenha sido…
Resposta: E

Questão 56: Na sucessão de leis penais no tempo, é aplicável aquela mais favorável…
Resposta: C

Questão 57: Considere que um cidadão nascido no Chile tenha cometido um crime de estupro…
Resposta: C

Questão 58: Considere que o presidente da República, em face da opinião pública e da urgência…
Resposta: E

A despeito de não ser possível, nos exatos termos da Constituição, a utilização de MP em matéria penal (art. 62, §1º, I, B da CF/88), o STF possui entendimento consolidado no sentido de que é possível a utilização de MP em matéria penal, quando benéfica ao agente:

EMENTA: I. Medida provisória: sua inadmissibilidade em matéria penal – extraída pela doutrina consensual – da interpretação sistemática da Constituição -, não compreende a de normas penais benéficas, assim, as que abolem crimes ou lhes restringem o alcance, extingam ou abrandem penas ou ampliam os casos de isenção de pena ou de extinção de punibilidade. (…)

(RE 254818, Relator(a): SEPÚLVEDA PERTENCE, Tribunal Pleno, julgado em 08/11/2000, DJ 19-12-2002 PP-00123  EMENT VOL-02096-07 PP-01480 RTJ  VOL-00184-01  PP-00301)

PLEITO: ALTERAÇÃO PARA ERRADA

No mesmo sentido: STF, Ementa: RE 768494, Relator(a): LUIZ FUX, Tribunal Pleno, julgado em 19/09/2013, ACÓRDÃO ELETRÔNICO REPERCUSSÃO GERAL – MÉRITO DJe-069  DIVULG 07-04-2014  PUBLIC 08-04-2014.

Embora o vício de origem não seja convalescido pela eventual aprovação de uma MP (conversão em lei), fato é que, como demonstrado, o STF admite o manejo de MP em matéria penal, quando benéfica ao agente.

PLEITO: ALTERAÇÃO PARA ERRADA

Questão 59: No caso de repressão a um crime relacionado ao tráfico de pessoas…
Resposta: E

Questão 60: O indiciamento nos autos do inquérito policial consiste exclusivamente…
Resposta: C

Questão 61: Concluído o inquérito policial em que se investiga crime de ação penal privada…
Resposta: E

Questão 62: As provas não repetíveis colhidas na fase investigativa não dependem…
Resposta: C

Questão 63: Aplica-se a esse indivíduo pena privativa de liberdade, desde que evidenciado…
Resposta: C

Questão 64: Nesse caso, a pena é de prestação de serviços à comunidade pelo prazo…
Resposta: C

Questão 65: Não se caracteriza o crime de lavagem de dinheiro se da infração produtora…
Resposta: C

Veja o que nos diz o crime tipificado no art. 1º da Lei de Lavagem de Dinheiro: “Art. 1o  Ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal.”

Desse  modo,  a  legislação  brasileira  seguiu  a  tendência  internacional  de  ampliar  a  abrangência da lavagem de capitais. O rol taxativo de outrora fora suprimido, dando lugar ao termo “infração penal”, de modo que, atualmente, até mesmo contravenções penais podem ser antecedentes de lavagem de dinheiro.  Renato Brasileiro de Lima8 aponta que “há na verdade, uma única condição para que esse  delito-base  possa  figurar  como  antecedente  da  lavagem  de  capitais,  a  de  que  se  trata  de  infração  produtora,  ou  seja,  aquela  capaz  de  gerar  bens,  direitos  ou  valores  passíveis  de mascaramento.”

Nesse  sentido,  se  da  infração  antecedente  não  resultar  nenhum  proveito  econômico, não haverá nenhum bem, direito ou valor que possa ser objeto de ocultação.

Questão 66: Servidor público indiciado, em tese, pela prática de crime de lavagem de dinheiro…
Resposta: E

Esse dispositivo está em questionamento pelo STF e por isso precisamos ver como a banca vai considerá-la. De todo modo, à luz do que o art. 17-D da Lei de Lavagem de Dinheiro, ela está errada. Confira: “Art. 17-D.  Em caso de indiciamento de servidor público, este será afastado, sem prejuízo de remuneração e demais direitos previstos em lei, até que o juiz competente autorize, em decisão fundamentada, o seu retorno.”   

Questão 67: Considere que a autoridade policial, no curso de investigação de crime de lavagem…
Resposta: C

A resposta você encontra no art. 17-B da Lei de Lavagem de Dinheiro: “Art. 17-B.  A autoridade policial e o Ministério Público terão acesso, exclusivamente, aos dados cadastrais do investigado que informam qualificação pessoal, filiação e endereço, independentemente de autorização judicial, mantidos pela Justiça Eleitoral, pelas empresas telefônicas, pelas instituições financeiras, pelos provedores de internet e pelas administradoras de cartão de crédito.”     

Como se pode ver, a autoridade policial e o Ministério Público terão acesso, exclusivamente, aos dados cadastrais do investigado que informam qualificação pessoal, filiação e endereço, e não a de movimentações e operações de determinado usuário.

Questão 68: A perda do cargo em razão de condenação por crime de abuso de autoridade…
Resposta: E

Os efeitos da condenação por crime de abuso de autoridade NÃO SÃO AUTOMÁTICOS!

Segundo estabelece o parágrafo único do art. 4º da Lei nº 13.869/19:

Art. 4º  São efeitos da condenação: I – tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime, devendo o juiz, a requerimento do ofendido, fixar na sentença o valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos por ele sofridos; II – a inabilitação para o exercício de cargo, mandato ou função pública, pelo período de 1 (um) a 5 (cinco) anos; III – a perda do cargo, do mandato ou da função pública.

Parágrafo único. Os efeitos previstos nos incisos II e III do caput deste artigo são condicionados à ocorrência de reincidência em crime de abuso de autoridade e não são automáticos, devendo ser declarados motivadamente na sentença.

Questão 69: A ação penal, nesse caso, será pública incondicionada, podendo a autoridade policial…
Resposta: C

Verdade, segundo o disposto no art. 3º da Lei nº 13.869/19:

Art. 3º  Os crimes previstos nesta Lei são de ação penal pública incondicionada.   

Questão 70: Não caracteriza abuso de autoridade a submissão de preso a interrogatório…
Resposta: C

Para responder a questão, era preciso lembrar do crime tipificado no art. 18 da Lei de Abuso de Autoridade:

Art. 18.  Submeter o preso a interrogatório policial durante o período de repouso noturno, salvo se capturado em flagrante delito ou se ele, devidamente assistido, consentir em prestar declarações:

Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Como se pode ver, a questão acerta ao afirmar que não caracteriza abuso de autoridade a submissão de preso a interrogatório durante o período de repouso noturno em caso de flagrante delito ou se ele, devidamente assistido, consentir em prestar declarações.

Questão 71: P (X≥1) = P(X>1) = 0,9
Resposta: C

Questão 72: X e Y são independentes.
Resposta: E

Questão 73: Var (X – Y) = 2
Resposta: C

Questão 74: O valor esperado da variável aleatória X é igual a zero.
Resposta: E

Questão 75: Sob a hipótese nula, a estatística √…
Resposta: E

Questão 76: O desvio padrão da média amostral…
Resposta: C

Questão 77: O P-valor é uma medida que representa…
Resposta: E

Questão 78: Se o nível de significância escolhido para o teste…
Resposta: C

Questão 79: A aquisição de um bem mediante uma parte a vista e outra a prazo exige…
Resposta: E

Questão 80: Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra as variações…
Resposta: E

A contabilidade tem como  o objeto o patrimônio, que ela estuda tanto sobre os aspectos quantitativos quanto sobre os aspectos qualitativos. Para atingir seu objetivo maior de fornecer informações, ela utiliza-se das técnicas contábeis, dentre as quais, a escrituração, que corresponde ao registro  dos fatos que alteram o patrimônio e consequentemente provoca alteração na equação fundamental da contabilidade( A = P + PL). A questão ao afirmar que “  Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra as variações expressas na equação fundamental do patrimônio, as quais afetam a situação líquida patrimonial.”  Permite concluir que  toda variação patrimonial ao alterar a equação patrimonial, necessariamente, altera  sua situação líquida, o que não é verdade, tendo em vista que as alterações qualitativas do patrimônio,  evidenciadas através dos fatos permutativos, alteram a situação patrimonial e a consequente equação fundamental do patrimônio sem entretanto afetar a situação líquida.  Conforme pacificado pela doutrina contábil, a contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra as mutações patrimoniais, mutações essas, que podem ou não alterar a situação líquida. 

Questão 81: Enquanto um acréscimo no saldo da conta depreciação acumulada gera impacto…
Resposta: C

Questão 82: Um fato contábil modificativo e um fato contábil permutativo necessariamente…
Resposta: E

A diferença entre fato contábil modificativo e fato contábil permutativo reside no tipo de  alteração que provocará no patrimônio, se qualitativa ou quantitativa e não no número mínimo de contas necessárias aos seus registros.

Caso seja apenas uma alteração qualitativa no patrimônio,  o fato será permutativo, caso haja alteração quantitativa no patrimônio, aumentando ou diminuindo, ocorrerá um fato contábil modificativo. 

Tanto para o registro dos fatos modificativos quanto dos fatos permutativos serão necessárias, no mínimo, duas contas.  A questão ao afirmar que os fatos modificativos e permutativos diferem no mínimo de contas necessárias aos seus registros incorre em um erro absurdo.

Questão 83: Ainda que de grande valia para a mensuração de passivos que serão liquidados…
Resposta: C

Questão 84: A demonstração de resultados do exercício é o relatório contábil que apresenta…
Resposta: C

A demonstração de resultados do exercício(DRE) é um relatório financeiro que evidencia o desempenho econômico da empresa ao confrontar receitas e despesas. Portanto a DRE é um demonstrativo que apenas contem contas de resultado.  Diante da definição de Receita e Despesa constantes no CPC 00 (R2) – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, temos: 

Receitas  são  aumentos  nos  ativos,  ou  reduções  nos  passivos,  que  resultam  em  aumentos no  patrimônio  líquido,  exceto  aqueles  referentes  a  contribuições  de  detentores  de  direitos  sobre o patrimônio.

Despesas são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções  no  patrimônio  líquido,  exceto  aqueles  referentes  a  distribuições  aos  detentores  de  direitos  sobre o patrimônio.

Percebe-se que as Receitas apesar de não transitarem no balanço patrimonial, elas aumentam o ativo ou diminuem o passivo, fazendo com que o patrimônio liquido seja aumentado, logo toda RECEITA impactará na situação líquida aumentando o patrimônio líquido. Já as Despesas, também não transitam no balanço patrimonial, mas ao diminuir o ativo ou aumentar o passivo impactara a situação líquida, diminuindo o PL.

É sabido que existem alterações no patrimônio liquido que não foram ocasionadas por receitas e despesas, mas esse não é o caso da questão,  haja vista que  a assertiva afirma que a DRE apresenta o conjunto de contas que impactaram na situação patrimonial líquida, aumentando ou diminuído o patrimônio líquido. Todas as contas constantes da DRE,  obrigatoriamente, impactaram na Situação liquida, fazendo com que a questão esteja correta. Portanto, solicito a alteração do gabarito de ERRADO para CERTO, ou, alternativamente, diante da falta de clareza das informações, permitindo interpretações divergentes, seja ANULADA a questão.

PLEITO: ANULAÇÃO

Questão 85: O valor de registro inicial de um bem produtivo adquirido no exterior corresponde…
Resposta: C

Questão 86: Para saber se os saldos iniciais e finais de determinadas contas são devedores…
Resposta: E

Questão 87: Uma nuvem pode tanto armazenas arquivos pessoais de um usuário quanto hospedar…
Resposta: C

Questão 88: Admitindo-se que a infecção por cavalo de Tróia realmente tenha ocorrido…
Resposta: E

Questão 89: Caso Paulo acesse o email apresentado por meio do Outlook do MS Office 365…
Resposta: C

Questão 90: Na verificação dos metadados do arquivo curriculum.docx….
Resposta: C

Questão 91: Se Paulo usasse o browser para acessar sua caixa de emails…
Resposta: E

Questão 92: O BitLocker permite realizar criptografia de unidade de disco…
Resposta: C

Questão 93: Infere-se do email apresentado, especialmente do trecho…
Resposta: E

Questão 94: Para fazer o preenchimento da tabela recebida conforme o exemplo mostrado…
Resposta: C

Questão 95: Os achados do exame necroscópico corroboram o relato dos agressores…
Resposta: E

Questão 96: Se for encontrado, Pedrinho poderá ser encaminhado para internação…
Resposta: C

Questão 97: É correto afirmar que as lesões causadas em João foram do tipo…
Resposta: C

Questão 98: O perito médico-legista pode concluir que houve conjunção carnal.
Resposta: C

Questão 99: Após o exame, o perito médico-legista deve elaborar um prontuário médico legal…
Resposta: E

Questão 100: As lesões apresentadas por Mariana são classificadas como lesões contundentes…
Resposta: E

Gabarito Extraoficial PC SE Escrivão

Abaixo, você pode consultar o gabarito extraoficial PC SE Escrivão com as questões corrigidas pelos nossos professores. Como existem vários tipos de provas, você pode conferindo o início da questão.

Questão 1: O texto mostra que a lei que tipificou o stalking visa…
Resposta: E

Questão 2: Infere-se do texto que o stalking abrange formas…
Resposta: C

Questão 3: Conclui-se do texto que as deputadas federais foram…
Resposta: E

Questão 4: A substituição de “Embora” (no início do segundo parágrafo)…
Resposta: E

Questão 5: Feitos os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas…
Resposta: C

Questão 6: No segundo período do primeiro parágrafo, a forma pronominal “lhe”…
Resposta: E

Questão 7: Sem prejuízo da correção gramatical do texto e de seus sentidos…
Resposta: E

Questão 8: No trecho “havia tempos” (segundo parágrafo), a substituição…
Resposta: C

Questão 9: O emprego do acento indicativo de crase no trecho “pode causar danos…”
Resposta: E

A regência do verbo “causar”, no contexto em que está inserido, exige um complemento direto (sem preposição) e um complemento indireto (com a preposição “a”). Sendo “à saúde da vítima” o objeto indireto desse verbo, o uso do acento grave é obrigatório, uma vez que ocorre o fenômeno de crase a partir da junção da preposição regida pelo verbo com o artigo feminino que antecede “saúde da vítima”.

A acepção de “saúde” não pode abarcar um sentido geral (não específico), uma vez que o adjunto “da vítima” determina esse nome feminino. Portanto, a presença do artigo antes de “saúde da vítima” é obrigatória.

De acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa (LIMA, 2013, p. 464 e 465) a crase da preposição “a” com o artigo ocorre inclusive com palavras femininas que repelem artigo quando estas estão determinadas: “Jamais voltarei à Paris dos meus sonhos”.

A respeito da presença obrigatória de artigo antes de nomes determinados, menciona-se uma questão da banca em que se lê: “Na linha 3, o emprego do artigo definido imediatamente antes do topônimo “Portugal” torna-se obrigatório devido à presença do adjetivo “contemporâneo”.  (Órgão: SEDF Prova: CESPE – 2017 – SEDF – Professor de Educação Básica – Língua Portuguesa). O item foi considerado correto, pois o adjunto “contemporâneo” determina o topônimo.

Ante a fundamentação acima, solicita-se, a ALTERAÇÃO do gabarito para ERRADO.

Referência bibliográfica: LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. — 51ª ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.

Questão 10: Mantendo-se a coerência e a correção gramatical do texto…
Resposta: C

Questão 11: Em meados do século XIX…
Resposta: C

A transferência da capital em 1855 foi motivada para a dinamização da economia e a construção de um porto. Após a escolha do povoado de Santo Antônio de Aracaju por Inácio Joaquim Barbosa, foi elevado à cidade e planejada por Sebastião Basílio Pirro.

Questão 12: O crescimento urbano de Aracaju teve…
Resposta: C

Também resolvemos uma questão sobre a Petrobrás e o primeiro poço em Carmópolis, durante o governo de Leandro Maciel, que inclusive foi o candidato à vice presidência da República na chapa de Jânio Quadros.

Questão 13: A Capitania de Sergipe Del Rey foi criada…
Resposta: C

Essa questão foi tratada na revisão. A primeira capital foi São Cristóvão, fundada pelo português Cristóvão de Barros, por ordem do imperador da Espanha.

Questão 14: Além de importante para economias fundadoras…
Resposta: E

Essa questão foi interpretada como uma “casca de banana” pelo professor. Os primeiros produtos de Sergipe foram o gado e o fumo que era plantado principalmente no município de Lagarto. Não há nada na bibliografia sobre Sergipe que sugira a infertilizada para o cultivo de fumo, e foi substituído pelo açúcar pois era um produto mais lucrativo.

Questão 15: A ocupação urbana esparsa das regiões intermediárias…
Resposta: E

Aracaju está na Zona da Mata e Mata Atlântica é profundamente desmatada e Itabaiana está no Agreste, zona de transição para o sertão.

Questão 16: A produção agrícola no estado de Sergipe…
Resposta: C

Essa proposição dará o que falar ao longo da semana. O solo da Zona da Mata é o solo de massapê, bastante fértil e o clima é úmido no litoral e subúmido no agreste. São usados corretivos e fertilizantes naturais, mas também há o plantation que usa principalmente fertilizantes industriais. Ficarei neste gabarito preliminar como os usos de fertilizantes manejados na propriedade, como o vinhoto, fermentado dos resíduos da cana.

Recurso

Gabarito Oficial E

Durante o gabarito ao vivo mencionei que iria dar o que falar. No Brasil, de modo geral, os solos são pouco férteis e necessitam de correção, que os torna muito produtivos.

De acordo com o site do Senado Federal ao descrever o litoral nordestino diz que “Na Zona da Mata a cana-de-açúcar é a atividade dominante desde 1530, quando foi introduzida. O clima tropical e o solo massapé propícios favoreceram a implantação da cultura. Na região destacam-se também o fumo e o cacau no sul da Bahia, cultivado com sombreamento da bananeira”.

O solo de massapê é considerado um dos mais férteis do Brasil e está presente em Sergipe. A bibliografia histórica sobre a colonização pelo plantation da cana de açucar é unânime em atribuir ao solo de massapê e ao clima tropical úmido , parte do sucesso da empreitada açucareira.

De acordo com a Embrapa há uma grande variedade de solos, que também é destacado pelo site oficial do Estado. Há muitos solos de baixa fertilidade, principalmente no sertão, que são pedregosos, finos e tem pouca matéria orgânica. Há amostras de solos no litoral como as areias quartzozas, de baixa fertilidade, junto de latossolos, podzólicos vermelho-amarelos, com fertilizade variável.

Ao longo da História as técnicas de manejo do solo são fundamentais para a lavoura. Há a técnicas naturais usadas nas lavorouras de milho, como a palhagem e nas lavouras de cana de açucar o uso do vinhoto.

Diante da contradição entre as principais fontes e narrativas históricas, pela existência de solos de massapê e podzólicos vermelho-amarelos, do uso de técnicas naturais como o vinhoto, fica inconsistente a a afirmação e solicito a anulação da questão.

Questão 17: As exportações no estado de Sergipe…
Resposta: C

As exportações são principalmente de suco de laranja e poupas de frutas.

Questão 18: Mesmo diante da secular espoliação de terras…
Resposta: C

Os Xokó são a última tribo sergipana, em Porto da Folha, que foram expulsos de suas terras pelos jesuítas e reconquistaram no século XX e foram assentados pela Funai.

Questão 19: Dado que, ao longo das últimas décadas, certas…
Resposta: E

Questão 20: Os princípios da coerência e da universalização…
Resposta: E

Questão 21: A existência de regras constitutivas…
Resposta: C

Questão 22: Um código de ética no serviço…
Resposta: E

Questão 23: Pelo seu caráter meramente prescritivo…
Resposta: C

Art. 5º, §1º, CF – As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

Questão 24: O mandado de segurança coletivo é uma inovação…
Resposta: E

O mandado de segurança foi criado, em nosso ordenamento, com a CF/34, ao passo que o mandado de segurança coletivo, com a tutela de direitos líquidos e certos coletivos, é fruto da CF/88.

Questão 25: Os direitos fundamentais são os reconhecidos…
Resposta: C

A banca explorou a distinção entre os conceitos (âmbito de positivação) e a proximidade (a prescrição de regras de proteção aos Direitos Humanos).

Questão 26: O Código de Hamurabi pode ser considerado um dos…
Resposta: C

Período axial: o Código de Hamurabi defendia a vida e o direito de propriedade, e contemplava a honra, a dignidade, a família e a supremacia das leis em relação aos governantes.

Questão 27: No momento T = 45 segundos…
Resposta: E

Questão 28: A lâmpada…
Resposta: C

Questão 29: No momento T = 845 segundos…
Resposta: E

Questão 30: Quando T for múltiplo…
Resposta: C

Questão 31: A nomeação do candidato aprovado…
Resposta: C

Questão 32: A exoneração durante o estágio probatório…
Resposta: E

Questão 33: As disposições da Lei Estadual…
Resposta: E

Questão 34: Caso seja condenado por ato cometido por um agente…
Resposta: C

Questão 35: Na hipótese de fuga de um preso…
Resposta: E

Questão 36: Concessionária de serviço público…
Resposta: C

Fundamentos: O art. 37, §6º, da CF estabelece que as pessoas jurídicas de direito privado, prestadoras de serviços públicos, respondem da mesma forma que os entes públicos, isto é, de forma objetiva, vejamos: § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

Também é pacífico na doutrina e na jurisprudência que tal responsabilidade se dá de forma objetiva, sendo esse entendimento, inclusive, o já adotado pela própria banca em certames anteriores, como na questão a seguir:

(Ano: 2017 – Banca: CESPE / CEBRASPE – Órgão: Prefeitura de Fortaleza – CE Prova: CESPE – 2017 – Prefeitura de Fortaleza – CE – Procurador do Município) De acordo com o entendimento do STF, empresa concessionária de serviço público de transporte responde objetivamente pelos danos causados à família de vítima de atropelamento provocado por motorista de ônibus da empresa.

Questão 37: Caso um cidadão seja atingido por disparo…
Resposta: C

Questão 38: Caso um cidadão do município de Aracaju…
Resposta: E

Questão 39: São inafiançáveis e imprescritíveis…
Resposta: E

Questão 40: A CF, ao garantir a liberdade de expressão…
Resposta: C

Questão 41: No tocante às limitações ao exercício da vida política…
Resposta: C

Questão 42: Aos índios é garantido o usufruto exclusivo…
Resposta: E

Questão 43: O explorador de recursos minerais está obrigado…
Resposta: C

Questão 44: A CF adota o presidencialismo como forma…
Resposta: E

Questão 45: As polícias civis são subordinadas aos governadores…
Resposta: C

Questão 46: O exercício das funções de polícia judiciária…
Resposta: C

Questão 47: A prisão temporária poderá ser decretada somente…
Resposta: C

Questão 48: Por ocasião da apresentação do preso, caberá à autoridade…
Resposta: E

Questão 49: Considere que um indiciado preso pelo crime de tráfico…
Resposta: E

Questão 50: As audiências de custódia devem ser feitas em todas as modalidades…
Resposta: C

Questão 51: Na sucessão de leis penais no tempo, é aplicável aquela…
Resposta: C

Questão 52: Considere que um cidadão nascido no Chile tenha cometido um crime…
Resposta: C

Questão 53: O indiciamento formal nos autos do inquérito policial…
Resposta: C

A redação da questão é ambígua.

A questão reside em saber se o termo “exclusivamente” está se referindo ao conteúdo do ato de indiciamento ou à atribuição para sua realização.

Na interpretação de que o termo “exclusivamente” se refere ao conteúdo do ato de indiciamento, de fato, o item estaria errado, pois o indiciamento deve indicar, ainda, a materialidade delitiva, e não apenas a autoria (art. 2º, §6º da Lei 12.830/13).

Por outro lado, caso se interprete que o termo “exclusivamente” está relacionado à atribuição para o indiciamento, o item estaria correto, pois, de fato, cabe exclusivamente ao delegado de polícia o ato de indiciamento.

Assim, diante da redação que deixa margem para mais de uma interpretação, a anulação da questão é medida que se impõe.

PLEITO: ANULAÇÃO

Questão 54: No caso de repressão a um crime relacionado ao tráfico de pessoas…
Resposta: E

Questão 55: As provas não repetíveis colhidas na fase investigativa…
Resposta: C

Questão 56: Concluído o inquérito policial em que se investiga crime de ação penal…
Resposta: E

Questão 57: Nesse caso, a pena é de prestação de serviços à comunidade…
Resposta: C

Questão 58: Aplica-se a esse indivíduo pena privativa de liberdade…
Resposta: C

Questão 59: Não se caracteriza o crime de lavagem de dinheiro se da infração…
Resposta: C

Veja o que nos diz o crime tipificado no art. 1º da Lei de Lavagem de Dinheiro: “Art. 1o  Ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal.”

Desse  modo,  a  legislação  brasileira  seguiu  a  tendência  internacional  de  ampliar  a  abrangência da lavagem de capitais. O rol taxativo de outrora fora suprimido, dando lugar ao termo “infração penal”, de modo que, atualmente, até mesmo contravenções penais podem ser antecedentes de lavagem de dinheiro.  Renato Brasileiro de Lima8 aponta que “há na verdade, uma única condição para que esse  delito-base  possa  figurar  como  antecedente  da  lavagem  de  capitais,  a  de  que  se  trata  de  infração  produtora,  ou  seja,  aquela  capaz  de  gerar  bens,  direitos  ou  valores  passíveis  de mascaramento.”

Nesse  sentido,  se  da  infração  antecedente  não  resultar  nenhum  proveito  econômico, não haverá nenhum bem, direito ou valor que possa ser objeto de ocultação.

Questão 60: Considere que a autoridade policial, no curso de investigação…
Resposta: C

A resposta você encontra no art. 17-B da Lei de Lavagem de Dinheiro: “Art. 17-B.  A autoridade policial e o Ministério Público terão acesso, exclusivamente, aos dados cadastrais do investigado que informam qualificação pessoal, filiação e endereço, independentemente de autorização judicial, mantidos pela Justiça Eleitoral, pelas empresas telefônicas, pelas instituições financeiras, pelos provedores de internet e pelas administradoras de cartão de crédito.”     

Como se pode ver, a autoridade policial e o Ministério Público terão acesso, exclusivamente, aos dados cadastrais do investigado que informam qualificação pessoal, filiação e endereço, e não a de movimentações e operações de determinado usuário.

Questão 61: Servidor público indiciado, em tese, pela prática de crime de lavagem…
Resposta: E

Esse dispositivo está em questionamento pelo STF e por isso precisamos ver como a banca vai considerá-la. De todo modo, à luz do que o art. 17-D da Lei de Lavagem de Dinheiro, ela está errada. Confira: “Art. 17-D.  Em caso de indiciamento de servidor público, este será afastado, sem prejuízo de remuneração e demais direitos previstos em lei, até que o juiz competente autorize, em decisão fundamentada, o seu retorno.”   

Questão 62: A perda do cargo em razão de condenação por crime de…
Resposta: E

Os efeitos da condenação por crime de abuso de autoridade NÃO SÃO AUTOMÁTICOS!

Segundo estabelece o parágrafo único do art. 4º da Lei nº 13.869/19:

Art. 4º  São efeitos da condenação: I – tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime, devendo o juiz, a requerimento do ofendido, fixar na sentença o valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos por ele sofridos; II – a inabilitação para o exercício de cargo, mandato ou função pública, pelo período de 1 (um) a 5 (cinco) anos; III – a perda do cargo, do mandato ou da função pública.
Parágrafo único. Os efeitos previstos nos incisos II e III do caput deste artigo são condicionados à ocorrência de reincidência em crime de abuso de autoridade e não são automáticos, devendo ser declarados motivadamente na sentença.

Questão 63: A ação penal, nesse caso, será pública incondicionada…
Resposta: C

Verdade, segundo o disposto no art. 3º da Lei nº 13.869/19:

Art. 3º  Os crimes previstos nesta Lei são de ação penal pública incondicionada.   

Questão 64: Não caracteriza abuso de autoridade a submissão de preso…
Resposta: C

Para responder a questão, era preciso lembrar do crime tipificado no art. 18 da Lei de Abuso de Autoridade:

Art. 18.  Submeter o preso a interrogatório policial durante o período de repouso noturno, salvo se capturado em flagrante delito ou se ele, devidamente assistido, consentir em prestar declarações:

Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Como se pode ver, a questão acerta ao afirmar que não caracteriza abuso de autoridade a submissão de preso a interrogatório durante o período de repouso noturno em caso de flagrante delito ou se ele, devidamente assistido, consentir em prestar declarações.

Questão 65: P (X≥1) = P(X>1) = 0,9
Resposta: C

Questão 66: X e Y são independentes.
Resposta: E

Questão 67: Var (X – Y) = 2
Resposta: C

Questão 68: O P-valor é uma medida que representa…
Resposta: E

Questão 69: O desvio padrão da média amostral…
Resposta: C

Questão 70: Sob a hipótese nula, a estatística…
Resposta: E

Questão 71: Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta…
Resposta: E

A contabilidade tem como  o objeto o patrimônio, que ela estuda tanto sobre os aspectos quantitativos quanto sobre os aspectos qualitativos. Para atingir seu objetivo maior de fornecer informações, ela utiliza-se das técnicas contábeis, dentre as quais, a escrituração, que corresponde ao registro  dos fatos que alteram o patrimônio e consequentemente provoca alteração na equação fundamental da contabilidade( A = P + PL). A questão ao afirmar que “  Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra as variações expressas na equação fundamental do patrimônio, as quais afetam a situação líquida patrimonial.”  Permite concluir que  toda variação patrimonial ao alterar a equação patrimonial, necessariamente, altera  sua situação líquida, o que não é verdade, tendo em vista que as alterações qualitativas do patrimônio,  evidenciadas através dos fatos permutativos, alteram a situação patrimonial e a consequente equação fundamental do patrimônio sem entretanto afetar a situação líquida.  Conforme pacificado pela doutrina contábil, a contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra as mutações patrimoniais, mutações essas, que podem ou não alterar a situação líquida. 

Questão 72: A aquisição de um bem mediante uma parte…
Resposta: E

Questão 73: Um fato contábil modificativo…
Resposta: E

A diferença entre fato contábil modificativo e fato contábil permutativo reside no tipo de  alteração que provocará no patrimônio, se qualitativa ou quantitativa e não no número mínimo de contas necessárias aos seus registros.

Caso seja apenas uma alteração qualitativa no patrimônio,  o fato será permutativo, caso haja alteração quantitativa no patrimônio, aumentando ou diminuindo, ocorrerá um fato contábil modificativo. 

Tanto para o registro dos fatos modificativos quanto dos fatos permutativos serão necessárias, no mínimo, duas contas.  A questão ao afirmar que os fatos modificativos e permutativos diferem no mínimo de contas necessárias aos seus registros incorre em um erro absurdo.

Questão 74: Enquanto um acréscimo no saldo da conta…
Resposta: C

Questão 75: A demonstração de resultados do exercício é o relatório…
Resposta: C

A demonstração de resultados do exercício(DRE) é um relatório financeiro que evidencia o desempenho econômico da empresa ao confrontar receitas e despesas. Portanto a DRE é um demonstrativo que apenas contem contas de resultado.  Diante da definição de Receita e Despesa constantes no CPC 00 (R2) – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, temos: 

Receitas  são  aumentos  nos  ativos,  ou  reduções  nos  passivos,  que  resultam  em  aumentos no  patrimônio  líquido,  exceto  aqueles  referentes  a  contribuições  de  detentores  de  direitos  sobre o patrimônio.

Despesas são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções  no  patrimônio  líquido,  exceto  aqueles  referentes  a  distribuições  aos  detentores  de  direitos  sobre o patrimônio.

Percebe-se que as Receitas apesar de não transitarem no balanço patrimonial, elas aumentam o ativo ou diminuem o passivo, fazendo com que o patrimônio liquido seja aumentado, logo toda RECEITA impactará na situação líquida aumentando o patrimônio líquido. Já as Despesas, também não transitam no balanço patrimonial, mas ao diminuir o ativo ou aumentar o passivo impactara a situação líquida, diminuindo o PL.

É sabido que existem alterações no patrimônio liquido que não foram ocasionadas por receitas e despesas, mas esse não é o caso da questão,  haja vista que  a assertiva afirma que a DRE apresenta o conjunto de contas que impactaram na situação patrimonial líquida, aumentando ou diminuído o patrimônio líquido. Todas as contas constantes da DRE,  obrigatoriamente, impactaram na Situação liquida, fazendo com que a questão esteja correta. Portanto, solicito a alteração do gabarito de ERRADO para CERTO, ou, alternativamente, diante da falta de clareza das informações, permitindo interpretações divergentes, seja ANULADA a questão.

PLEITO: ANULAÇÃO

Questão 76: O valor de registro inicial de um bem produtivo…
Resposta: C

Questão 77: Para saber se os saldos iniciais e finais…
Resposta: E

Questão 78: Ainda que de grande valia para a mensuração…
Resposta: C

Questão 79: Admitindo-se que a infecção por cavalo…
Resposta: E

Questão 80: Caso Paulo acesse o email…
Resposta: E

Questão 81: Na verificação dos metadados do arquivo…
Resposta: C

Questão 82: Infere-se do email apresentado…
Resposta: E

Questão 83: Se Paulo usasse o browser…
Resposta: E

Questão 84: Para fazer o preenchimento da tabela…
Resposta: C

Questão 85: É correto afirmar que as lesões causadas…
Resposta: C

Questão 86: Os achados do exame necroscópico…
Resposta: E

Questão 87: Se for encontrado, Pedrinho poderá ser encaminhado…
Resposta: C

Questão 88: As lesões apresentadas por Mariana…
Resposta: E

Questão 89: O perito médico-legista pode concluir…
Resposta: C

Questão 90: Após o exame, o perito médico-legista deve elaborar…
Resposta: E

Questão 91: Os documentos de arquivo oferecem dois gêneros de valor…
Resposta: E

Questão 92: Os documentos de arquivo de instituições…
Resposta: E

Questão 93: A área de conteúdo e estrutura da Norma Brasileira…
Resposta: C

Questão 94: Uma das formas de aquisição é a emulação.
Resposta: E

Questão 95: Entre os objetivos da classificação de documentos…
Resposta: C

Questão 96: O plano de destinação é o instrumento de avaliação…
Resposta: E

Questão 97: Os metadados do documento de arquivo…
Resposta: C

Questão 98: O documento intitulado relatório é um exemplo…
Resposta: E

Questão 99: O sistema informatizado de gestão arquivística…
Resposta: C

Questão 100: A legalização da digitalização de documentos extinguiu…
Resposta: E

Saiba mais: Concurso PC SE

Quer estudar para o concurso Policia Civil Sergipe?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.