Aprovado em 2° lugar no concurso da prefeitura de João Pessoa-PB no cargo de Engenheiro Civil
“Minha maior motivação era: vou perder um tempo da minha vida agora para colher os frutos no futuro”
Confira nossa entrevista com Luis Augusto Travessa Romero, aprovado em 2° lugar no concurso da prefeitura de João Pessoa-PB no cargo de Engenheiro Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Luis Augusto Travessa Romero: Sou formado em Engenharia Civil, tenho 26 anos e sou de Valinhos-SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? E por que na sua área de formação?
Luis: Eu me graduei no início de 2020, durante a pandemia. Me inscrevi em diversos trainees e não estava conseguindo ser aprovado. Tive diversos amigos que ao se formarem, estudaram para concurso e foram aprovados. Conversei com eles e me falaram de como era o trabalho e os benefícios de ser servidor público. Então comecei a estudar para concursos na área de Engenharia Civil.
Estratégia: Em algum momento pensou em estudar para concursos que exigem qualquer área de formação, como área administrativa por exemplo, que geralmente oferecem mais vagas?
Luis: Desde o início eu estudei para concursos relacionados à engenharia civil. Mas não descarto a possibilidade de estudar para outras áreas no futuro.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Luis: Eu me formei no início da pandemia e ao falhar em processos seletivos de trainees, decidi dedicar-me integralmente para estudar conteúdos relacionados a concursos. E consegui colher os frutos de 1,5 ano de dedicação.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Luis: Realizei 6 provas até conseguir ser aprovado, sendo 5 delas com apenas 1 vaga. Em minha primeira prova fiquei em 3ºlugar; em minha segunda prova fiquei em 2ºlugar; nas seguintes fiquei sempre nos top 11. Então, finalmente consegui ser aprovado no concurso de Engenheiro na prefeitura de João Pessoa-PB, em 2ºl ugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Luis: Ao ver meu nome na lista de aprovados, assisti ao filme do período de um ano e meio de árduos dias de estudo, os momentos em que a mente e o corpo queriam desistir e a persistência prevaleceu. Foi incrível.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Luis: Minha vida social durante os estudos foi praticamente inexistente. Devido a pandemia, eu fiquei trancado em casa estudando. Via meus amigos durante os sábados, embora ficasse afastado das redes sociais para não influenciar a mente a querer sair ao invés de estudar.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Luis: Sou solteiro, sem filhos e morava com meus pais durante o período de estudos. Minha família deu um apoio extremamente importante: deixavam-me no meu canto sem interrupção alguma, para conseguir focar nos estudos (haha). Agradeço minha mãe por cozinhar todas minhas refeições e por fazer todo o possível para não me interromper durante meu período de estudo.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Luis: Apesar de ter sido aprovado num concurso excelente, não descarto a possibilidade de estudar para outros concursos, tanto na mesma área quanto em outra. Sempre que se alcança a meta estabelecida, cria-se outra (haha).
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Luis: Eu estudei desde Abril/2020 até Agosto/2021.
Primeiramente li e resumi todas as normas que caem em concursos (não de uma banca exclusiva, pois estava preparando-me para prestar quaisquer concursos de engenharia civil que aparecessem e que me interessassem), o que durou por volta de 2 meses.
Depois fiquei revisando os resumos e fazendo questões (as que eu não sabia, adicionava aos resumos). Nesta última etapa, acumulei 1440hr e 36min de horas líquidas de estudo. Estranho ter esse número, mas eu fiz uma planilha de estudos e realmente cronometrava os tempos de estudos de cada matéria (haha).
Não existe um modo único e correto de estudar, você deve se conhecer para saber qual o seu melhor método. Recomendo muito o livro: “Como estudar para concursos” do Alexandre Meirelles.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Luis: Se você começar a estudar no momento que sair o edital, sinto lhe dizer que sua chance de aprovação é ínfima. O ideal é estudar e acumular conhecimentos e resumos de diversas matérias. E no momento que sair o edital, separar os conteúdos que serão cobrados e focar neles.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Luis: Primeiramente recomendo ler o livro: “Como Estudar para Concursos” de Alexandre Meirelles. É um livro incrível para pessoas que querem ser “concurseiras”.
Eu li diversas normas (136 normas completas) e fiz resumos delas.
Mas como saber quais conteúdos são mais cobrados e caem mais frequentemente? Eu obtive essa resposta de um amigo que foi aprovado em um concurso de engenharia civil. Mas essa não é a única resposta, também pode-se obter essa informação nos exercícios de provas anteriores (atenção a data da prova e se a norma cobrada já sofreu atualização) e em materiais preparatórios específicos de qualidade como os do Estratégia Concursos.
Depois de estudar bastante por conta própria e resolver exercícios gratuitamente por um site de questões, decidi adquirir o curso online de uma outra empresa, o qual foi extremamente insatisfatório… Depois adquiri o Estratégia Concursos para complementar meus estudos e gostei bastante do material! Caso eu o tivesse obtido antes, teria me facilitado muito o período inicial de estudos. O material do Estratégia fornece a grande maioria dos conteúdos que podem ser cobrados nas provas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luis: Indicação de um amigo que também estava estudando para concursos.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Luis: Recomendo muito ler o livro:” Como Estudar para Concursos – Alexandre Meirelles”. Usei praticamente tudo desse livro para estudar.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Luis: Tive matérias que tinha grande dificuldade de fixar os conteúdos, (Lei 8.666, por exemplo), então eu mantinha minha rotina de estudos durante a semana e usava o final de semana para estudar a matéria que eu tinha dificuldade. Deu tão certo que no final foi uma das matérias em que eu tinha maior conhecimento.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Luis: Um mês antes da prova, perdia 1 dia para separar os conteúdos que seriam cobrados e para preparar o roteiro de estudo, de modo a contemplar todas as matérias que seriam cobradas.
Na semana da prova eu separava 1 ou 2 dias para o tempo para rever as matérias em que eu tinha muito conhecimento para revisar as coisas principais, e o restante do tempo para revisar os pontos específicos dos conteúdos dos quais eu tinha maior dificuldade. Sendo que 2 ou 3 dias antes prova além de estudar as matérias que eu tinha maior dificuldade eu focava na revisão dos conteúdos exclusivos da prova (Leis municipais, por exemplo).
Apesar do estresse e do volume de matérias, eu mantinha a calma pois eu já havia “feito minha parte” durante os outros dias de estudos, e não seria essa semana que seria decisiva para eu passar (usava isso para manter a calma).
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Luis: Os maiores acertos foram: ter feito resumos escritos com cores diferentes e ter deixado o final do resumo de cada norma com espaço para adicionar os exercícios que eu errava ou que eram de suma importância; a realização de flashcards com os principais conteúdos de cada matéria (de um lado perguntas e do outro respostas) que sempre antes de revisar o resumo eu lia as perguntas e respondia mentalmente; e o método de estudo.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Luis: O mais difícil foi manter a autoestima e a vontade de passar perante os fracassos e os erros. Minha maior motivação era: “vou perder um tempo da minha vida agora para colher os frutos no futuro”.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luis: Meu conselho seria a sequência:
- Ler o livro: Como Estudar para Concursos – Alexandre Meirelles
- Obter o material do Estratégia para ver os principais conteúdos mais cobrados nas provas e para ter um norte nos estudos.
- Fazer resumos dos conteúdos
- Fazer exercícios
- Ler as normas originais para expandir o conhecimento nas matérias.