Aprovado no concurso PM-PA para o cargo de Soldado Oficial

“Sou de família humilde, nascido e criado em um dos bairros considerados mais perigosos da minha cidade. Eu sempre era discriminado onde chegava por dizer que vinha de lá. Estava sempre tendo que provar para as pessoas que minhas essências eram outras, meus objetivos e costumes eram diferentes. Hoje quero servir de motivação para as crianças que nele moram. Que elas possam acreditar que não importa onde você está, você pode sim realizar tudo aquilo que um dia sempre sonhou, basta acreditar e lutar pelos seus sonhos que tudo é possível!”
Confira nossa entrevista com Henrique Vieira da Silva, aprovado no concurso PM-PA para o cargo de Soldado Oficial:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Henrique Vieira da Silva: Olá, me chamo Henrique, tenho 23 anos sou de Caxias-MA, atualmente sou graduando em Química- licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA. Vindo de uma família humilde de baixa renda, decidi estudar pra concurso e mudar o cenário da minha família e das pessoas que eu amo. Uma decisão que não foi tão fácil, pois tive que abdicar de várias coisas pra alcançar o que eu tanto sonhei um dia: ser aprovado em um concurso público para carreira policial. Acredite, se foi possível para mim, também é possível para você!
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Henrique: Essa decisão eu já tinha em mente desde os meus 18 anos, quando comecei a admirar a carreira policial e os serviços prestados por eles. Mas só em 2019/2020 (com a chegada da pandemia que colocou todos em um cenário adverso e que nada era certo para ninguém) eu tive a coragem de buscar o cargo na área que eu sempre desejei trabalhar, garantir a tão sonhada estabilidade e uma melhoria de vida para mim e minha família.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Henrique: Durante a minha preparação para concurso eu estudava na universidade e tentava conciliar as matérias do curso com as disciplinas para o concurso da PMPA. Era um pouco puxado devido a quantidade de trabalhos passados pelos professores. Mas, com o auxílio de um cronograma feito por mim, conseguia levar as duas coisas ao mesmo tempo (com foco maior no concurso, porque eu via como algo que me daria um retorno imediato).
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Henrique: Prestei 3 concursos, PMMA 2017/2018 – não obtive a aprovação, fiz também para Guarda Municipal da minha cidade – também não passei em 2018, e fiz PMPA 2020/2021 que, com a bagagem das reprovações, tive como alinhar e consertar meus erros. Assim, montei minha preparação focando nos pontos em que deveria melhorar e consegui a aprovação na posição 1074.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Henrique: Um sentimento de alegria e ao mesmo tempo de alívio, pois não foi fácil abdicar de coisas que eu gostava para ter que estudar de domingo a domingo. Fora que o cenário era de preocupação, porque estávamos em um processo difícil no mundo, em meio a uma pandemia. Ás vezes vinha o medo e a ansiedade, mas Deus me honrou e consegui obter êxito com fruto de muito esforço e dedicação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Henrique: Durante a minha preparação eu não saía muito. Ia à casa da minha namorada aos finais de semana à noite, e mesmo assim lá estudava, lendo os PDFs no celular e resolvendo as questões.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Henrique: Moro com meus pais e mais dois irmãos. Eles e minha namorada me apoiaram 100% nas decisões que tomei, abraçaram a causa e isso me motivou mais ainda a lutar em busca do meu sonho. Não era só meu esforço e dedicação que estavam em jogo. Eles também abdicaram de coisas para proporcionar o melhor para a minha preparação. Sem contar as palavras de conforto, sempre acreditando em mim e que eu iria sim obter a tão sonhada aprovação.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Henrique: Vou seguir a carreira policial, não me vejo trabalhando em outra área a não ser essa no momento. Irei me preparar mais ainda para os concursos da PRF e PF, pois tenho um sonho de servir essas instituições.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Henrique: Estudei durante 10 meses para PMPA. Desde o início sempre utilizando os matérias do Estratégia que foram essenciais para a minha aprovação junto ao meu esforço e dedicação.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Henrique: Estudei 2 meses antes da saída do edital, baseado no do último concurso. E Estratégia disponibilizou as matérias e os principais assuntos que caíram de cada disciplina e isso facilitou muito.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Henrique: Utilizei videoaulas e PDFs. Eu via a aula e logo após lia os PDFs. Em seguida, resolvia as questões que vinham no material. Não vi desvantagem alguma, pois os PDFs são enxutos, sem muitos conteúdos desnecessários e isso facilitou para acertar as questões de acordo com análise da banca e de como ela cobrava cada assunto.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Henrique: Conheci o Estratégia através do Instagram. Entrei no perfil e comecei a analisar a estrutura e o quadro de professores. Fui surpreendido com a qualidade dos materiais e com o nível dos professores que são excelentes e objetivos em suas aulas e na elaboração dos PDFs.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Henrique: Montei meu cronograma de acordo com o meu tempo disponível, pois estudava na universidade e os horários muitas vezes eram quebrados. Eu estudava 4 matérias por dia. Dedicava cerca de 1h30 para cada disciplina, intercalando videoaulas e leitura dos PDFs. Nos finais de semana, fazia os simulados que o Estratégia disponibilizava na plataforma.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Henrique: Tinha bastante dificuldade em português e sabia que deveria melhorar. Com as videoaulas e PDFs, consegui pegar os assuntos que nunca imaginei que seria capaz de aprender. Melhorei bastante e foi isso que me ajudou a conseguir a aprovação, porque português é uma matéria que faz a diferença nos concursos públicos.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Henrique: Na semana antes da prova apenas revisei o que já tinha estudado. Na véspera eu descansei a mente. Sabia que tinha dado o meu melhor durante meses e que merecia aquele descanso para ir com a cabeça fria no dia da prova.
Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Henrique: Minha preparação para o TAF e demais etapas está sendo junto com alguns colegas que também foram aprovados, melhorando onde ter que melhorar para obter êxito nas demais etapas.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Henrique: Erro acredito que foi não praticar atividade física, o que me deixou mais estressado durante a preparação. A saúde do corpo deve estar junto com a saúde mental.
O principal acerto foi corrigir o que sempre errava. Sabia que fazendo isso a aprovação viria! E deu tudo certo, graças aos meus esforços e a ajuda do Estratégia com a facilidade de passar os conteúdos mais relevantes e frequentes nas provas.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Henrique: A parte mais difícil foi ter que abdicar das coisas que gostava de fazer e ter que me dedicar 100% para estudar. O momento de pandemia também foi complicado, era um cenário de muita incerteza e isso me atrapalhou algumas vezes, quando pensava que não poderia dar certo e que não conseguiria. Mas Deus me sustentou, confortou meu coração, me protegeu de todo mal e tudo deu certo!
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Henrique: Meus pais. Dar uma vida melhor para eles e buscar meu sonho que também é o sonho deles. Sou de família humilde, nascido e criado em um dos bairros considerados mais perigosos da minha cidade. Eu sempre era discriminado onde chegava por dizer que vinha de lá. Estava sempre tendo que provar para as pessoas que minhas essências eram outras, meus objetivos e costumes eram diferentes. Hoje quero servir de motivação para as crianças que nele moram. Que elas possam acreditar que não importa onde você está, você pode sim realizar tudo aquilo que um dia sempre sonhou, basta acreditar e lutar pelos seus sonhos que tudo é possível!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Henrique: Sejam persistentes, se dediquem o máximo que é possível sim chegar onde você deseja. Fácil não será, pois vocês terão que abdicar de coisas que gostam, mas no final valerá a pena cada noite mal dormida, cada estresse passado e cada questão resolvida. Deus vai honrar teu nome, teu esforço e tua dedicação. ACREDITE!!!