Artigo

PEFOCE – Engenharia Civil – Possibilidade de Recursos

Olá pessoal,

No dia 31/7/2021 tivemos a prova de engenharia civil da PEFOCE, e hoje, dia 4/8/2021, se encerra o prazo para interposição de recursos contra o gabarito preliminar.

Quanto às questões objetivas, entendo que a distribuição dos assuntos foi coerente com o edital e a abordagem das questões atendeu às expectativas que esperávamos de uma prova como esta.

Na parte discursiva, os temas também vieram conforme prevíamos, com uma questão sobre concreto e outra sobre terraplenagem (focos naturais do nosso curso). Gostaria de destacar que o controle de compactação da terraplenagem foi um dos assuntos principais do nosso Aulão de Véspera.

Com relação a eventuais contestações, com a contribuição dos alunos pelo Direct do instagram (@profmarcuscampiteli) verificamos, de forma mais explícita, a seguinte possibilidade de recurso:

(PEFOCE/2021) Seja a seção reta do pilar vazado a seguir:

A área de concreto (Ac) e o Momento de Inércia (Icoroa) são, respectivamente, iguais a

A) Ac =1,00π m² / Icoroa = 0,17π m4

B) Ac = 1,12π m² / Icoroa = 0,07π m4

C) Ac = 1,20π m² / Icoroa = 0,23π m4

D) Ac = 1,40π m² / Icoroa = 0,18π m4

E) Ac = 1,51π m² / Icoroa = 0,25π m4.

Comentários:

O gabarito preliminar desta questão é a letra B.

Contudo, ao calcularmos a área da seção transversal de concreto, temos que:

Ac = π. (R12 – R22) =π. (0,82 – 0,62) =π. (0,64 – 0,36) = 0,28.πm2

Portanto, não há opção correspondente.

Gabarito Proposto: Anulação

Quanto à questão discursiva 1, relativa ao controle tecnológico do concreto, o enunciado solicitou a citação e descrição de 3 ensaios a serem feitos no concreto fresco e no concreto endurecido, assim como os seus objetivos.

Contudo, a banca divulgou resposta-padrão prevendo somente um ensaio de cada, citando os nomes similares, conforme a seguir:

“Ensaio executado no concreto fresco:

Nome do ensaio: Slump Test, Ensaio de Abatimento, Abatimento do Tronco de Cone e Abatimento de Cone. (qualquer um desses nomes deve ser aceito como correto). Objetivo do ensaio: avaliar a plasticidade do concreto ou determinar a consistência pelo abatimento do traço de concreto ou avaliar a trabalhabilidade do concreto ou medir as características de fluidez de um concreto ou por fim, verificar o adensamento.

Ensaio executado no concreto endurecido:

Nome do ensaio: Ensaio de resistência à compressão, Ensaio de rompimento de corpo de prova, Teste de ruptura do corpo de prova ou Ensaio de resistência do concreto. (qualquer um desses nomes deve ser aceito como correto). O objetivo do ensaio: conhecer a resistência à compressão do concreto (em MPa) ou determinar o fck ou conhecer à resistência do concreto por meio de ensaios de compressão axial de corpos de prova cilíndricos em uma dada idade especificada em projeto.

Comentários:

Verifica-se que, apesar de a banca ter solicitado a citação de 3 ensaios relativos ao concreto fresco e ao concreto endurecido, a resposta-padrão prevê somente um ensaio de cada, com a menção aos termos sinônimos, deixando a entender que a menção a esses dois ensaios faz jus à pontuação esperada, de 15 pontos para esse quesito. Cabe ficar atento se a banca deixará de pontuar a não citação, pelo candidato, dos termos sinônimos elencados pela banca, pois isso não foi objeto de solicitação do enunciado.

Alguns alunos destacaram também a similaridade das questões discursivas desta prova com as questões discursivas 03 e 05 da prova do ENADE de 2017 (pp. 13 e 15), em especial quanto aos padrões de resposta (pp. 5 e 7). Os arquivos da prova e do padrão de reposta do ENADE 2017 encontram-se nos links a seguir:

Prova (pp.13 e 15):

https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2017/11_ENG_CIV_BACHAREL_BAIXA.pdf

Padrão de Resposta (pp. 5 e 7):

https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/padrao_resposta/2017/Pad_Resp_Engenharia_Civil.pdf

E para aproveitar o embalo, temos ótimas oportunidades de concursos em andamento com cursos lançados na plataforma do Estratégia. Aproveitem:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/funsaude-ce-engenheiro-civil-edificacoes-2021-pos-edital/

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/funsaude-ce-engenheiro-civil-obras-hidricas-e-viarias-2021-pos-edital/

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/obras-rodoviarias-p-dnit-analista-em-infraestrutura-area-engenharia-civil-2021-pre-edital/

Outros importantes concursos, como: Perito da PF, Perito da PC-RJ, CGU, Embasa etc, são facilmente encontrados na Bio do Instagram: @profmarcuscampiteli.

Boa sorte nos resultados!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.