Artigo

Plano de Estudos para MPU: baixe em PDF aqui!

Fala, galera do MPU!
O edital saiu e você precisa montar o seu planejamento de estudos, correto?

Escrevi este artigo antes da saída do edital e você tem diversos arquivos abaixo para fazer o download. Entretanto, hoje às 19h, faremos um evento ao vivo para explicar como estudar e como fazer o seu planejamento de estudos para o MPU.

O primeiro vídeo explicando sobre como estudar para o MPU foi feito no ano passado. Como tivemos todas aquelas confusões em relação ao lançamento do concurso, fizemos – posteriormente – mais vídeos para ajudar os alunos a montar o seu planejamento. Vou então aproveitar este artigo para colocar os vídeos e arquivos que considero mais importantes para os seus estudos.

Arquivos para MPU

Edital Estratégico – MPU (Pós-edital 2018): http://bit.ly/EditalEstrategico
Plano de Estudos – MPU (Pré-edital – sendo finalizado): http://bit.ly/MPU-PlanoDeEstudos
Guia de Estudos – MPU (Pós-edital 2018): http://bit.ly/GuiasEstudos

Assim que tivermos o Vade Mecum Estratégico, postaremos aqui também.

Projeto Aprovado MPU

Trata-se de uma série de vídeos com dicas de estudos. São 7 ao total! Está tudo muito bem explicado!

Vídeo de Plano de Estudos MPU

Este vídeo abaixo foi gravado em meados de 2017. Mas vou colocá-lo aqui, pois é necessário para quem quiser consultar qualquer informação em relação ao Plano de Estudos MPU que estamos liberando.

Quer dicas de estudo e produtividade para concursos?
Então não se esqueça também de se inscrever lá no meu canal do YouTube clicando

Para quem não me conhece: eu me chamo Luis Eduardo. Sou coach aqui no Estratégia, analista do Passo Estratégico e Auditor Fiscal do Estado de São Paulo.
(Saiba o que é Passo Estratégico clicando aqui.)

Esse Plano de Estudos MPU foi feito para os cargos de Analista (Direito e Gestão Pública) e de Técnico (Administração). São os cargos mais comuns e a ideia principal é sugerir a ordem inicial de estudo das matérias e a organização necessária para combinar estudo da teoria, revisões, lei seca e exercícios; assim como comentamos no decorrer do Aulão de Mentoria e Plano de Estudos.

Não deixe de assistir ao Aulão para conseguir aproveitar bem o Plano de Estudos e dar prosseguimento ao planejamento corretamente!

Se gostou do vídeo, não se esqueça de curtir!

Baixe aqui Planos de Estudos MPU em pdf:


http://bit.ly/MPU-PlanoDeEstudos 

Respondendo algumas dúvidas (IMPORTANTE LEITURA):

Muitas pessoas questionaram o fato dos ciclos pularem o número de metas ou de não trazerem todas as disciplinas do edital. Por favor, leiam com atenção o que está abaixo para que possam realmente entender a ideia por trás dos Planos de Estudos. E, quem não assistiu ao Aulão, é importante fazê-lo para que não tenham dúvidas na utilização do Plano.

  1. O Plano de Estudos é uma sugestão de estudo e um guia para que você faça o seu próprio plano de estudos.
  2. São 4 Ciclos nos Planos de Estudos. Seria inviável fazer todos os ciclos necessários para a preparação integral do aluno.
  3. Dessa forma, fizemos 4 Ciclos com as mudanças mais significativas no decorrer da preparação do aluno, conforme o que explicamos no decorrer do Aulão de Plano de Estudos do MPU.
  4. O 1º Ciclo sugere: como seria a escolha inicial das disciplinas para estudo (não recomendamos que comece estudando todas as disciplinas do edital) e também para que o aluno possa ver como fica a planilha com as revisões de 24h. Vai da meta 1 a 7 porque representam os 7 primeiros dias de estudo.
  5. O 2º Ciclo sugere: como ficaria a planilha com a inserção da revisão de 7 dias. Como a revisão de 7 dias é iniciada no 8º dia, por isso o Ciclo 2 vai da meta 8 até a meta 14 (é a segunda semana de estudos).
  6. O 3º Ciclo sugere: como ficaria a planilha com a inserção da revisão de 30 dias. Como a revisão de 30 dias entra no 31º dia, por isso o Ciclo 3 vai da meta 28 a 35 (representando o que seria a quarta semana de estudos). Por isso que o número de metas é pulado do 2º Ciclo para o 3º Ciclo.
  7. O 4º Ciclo sugere: como ficaria a planilha do aluno em um momento mais avançado (por isso utilizamos números de metas bem mais avançados — meta 75 a 81). Explicamos no Aulão que, nesse momento, o aluno ficará estudando teoria (em virtude de estar ainda esgotando os assuntos do edital), mas também fazendo revisões (do que já foi estudado), exercícios (do que já foi estudado, principalmente das primeiras disciplinas finalizadas) e lendo lei seca (das mais importantes para as menos importantes — tudo isso foi falado no Aulão). A intenção aqui foi mostrar como ficaria a organização do dia de estudo do aluno com diversas tarefas.
  8. Seria inviável planejar semanas de estudos através de um arquivo com, talvez, 30 ciclos de estudos. Por esse motivo, criamos o Plano de Estudos com os ciclos que demonstram alterações mais significativas para que o aluno possa entender como deveria ser a organização da semana.
  9. Por vários aspectos já comentados, nota-se que os ciclos não abarcam todas as disciplinas possíveis de cobrança para cada cargo. Como dito, a ideia não foi criar um plano de estudos completo, semana a semana. Não recomendamos que se inicie o estudo com todas as disciplinas do edital no ciclo. Sugerimos as disciplinas a serem escolhidas no início do estudo. Conforme o aluno for avançando, vai retirando a disciplina completamente estudada dos turnos “brancos” de estudo e vai inserindo outras disciplinas —  conforme explicado no Aulão — e vai deixando as disciplinas já estudadas nos turnos de Revisão e, em estudo mais avançado, também em turnos de Exercícios.
  10. Portanto, após ir estudando as disciplinas do presentes no Plano de Estudos, vá inserindo as demais disciplinas conforme as dicas passadas no Aulão.

Espero que os planos de estudo ajudem no seu planejamento para o Concurso MPU!

Acompanhe também minhas dicas motivacionais e de estudo, no INSTAGRAM.
Segue uma das dicas:

https://www.instagram.com/p/BWuUYJ4DwvJ/?taken-by=coachluiseduardo

Veja mais materiais gratuitos para concurso MPU

Bons estudos e grande abraço!

​Luis Eduardo
Coach e Analista do Passo Estratégico
Auditor Fiscal do Estado de São Paulo

Cursos para Concurso MPU

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • E o plano de estudos pra analista pós-edital!? Alguma previsão? Ficou ótimo o anterior. Muito obrigado!
    Mário em 03/09/18 às 17:15
  • Verdade, o Plano de Estudos atualizado vai ser uma ferramenta muuuito importante! Tem previsão ? = )
    Laiana em 29/08/18 às 12:22
  • O plano de estudos para o MPU tem previsão para ser finalizado? Seria ótimo contar com essa ferramenta atualizada.
    Rodrigo em 29/08/18 às 01:03
  • Olá Anna. O Vade Mecum para o MPU acabou de ser disponibilizado. Confira: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/materiais-gratuitos-concurso-mpu/ Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 28/08/18 às 11:03
  • Olá Ananda. O Vade Mecum para o MPU acabou de ser disponibilizado. Confira: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/materiais-gratuitos-concurso-mpu/ Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 28/08/18 às 10:58
  • Aguardando ansiosamente o Vade Mecum do MPU, o do TRT SP ajudou MUITO!!! Obrigada, Estratégia Concursos, vocês são os melhores!
    Ananda Silveira em 28/08/18 às 10:20
  • Bom dia! Gostaria de saber se será disponibilizado o Vade Mecum para o MPU. Em caso positivo, qual a previsão de lançamento?
    Anna em 27/08/18 às 09:30
  • Começando agora sera que daria tempo ?
    Victor hugo em 07/08/18 às 13:43
  • Focada e amando cada dica.
    Maria Madalena em 18/06/18 às 12:37
  • Estou amando workshop
    Rejane em 13/06/18 às 21:54
  • Olá Jemerson, por gentileza, tente o download novamente em outra máquina. Verificamos os pdf's e em nossas máquinas os downloads e os documentos estão funcionando perfeitamente. Caso não consiga, entre em contato conosco novamente. Att, Equipe Estratégia Concursos.
    Fernanda Brito em 22/05/18 às 11:31
  • Os PDF's estão com problema. Parece-me que esses arquivos estão corrompidos.
    Jemerson S. Sampaio em 22/05/18 às 09:03
  • Muito legal, desde já agradeço
    Audson em 02/10/17 às 10:09
  • Olá, Marcos! O Plano está correto mesmo! Eu explico os motivos disso no artigo postado. Abs
    Luis Eduardo em 12/09/17 às 13:23
  • Olá Prof. Luis, obrigado pelo material disponibilizado. Só tenho uma dúvida... na planilha vi que na coluna META do 14 pula para 29... estaria incompleta? Desde já agradeço novamente.
    Marcos Araújo em 08/09/17 às 11:33
  • Oi, Rosilene! Obrigado pelo elogio! Fico feliz que esteja estudando! Sobre a meta, eu sugiro nas observações que o concurseiro faça a adaptanção da planilha de acordo com a sua própria carga horária, Rosilene. Senão acontecerá justamente esse problema: vai prejudicar as revisões de 24h/7d. Diminua a carga horária dos turnos de estudo dentro de cada meta para que a carga horária de toda a meta se encaixe dentro da sua rotina de estudo por um dia. Sucesso e bons estudos!
    Luis Eduardo em 07/09/17 às 15:24
  • Sim, Rener! É porque tivemos 3 concursos para o MPU nos últimos anos, contemplando diferentes cargos. Mas o próximo concurso que está previsto deve completar as vagas dos 2 concursos de 2013 (ou seja, terá para técnico administrativo também). Abs
    Luis Eduardo em 07/09/17 às 15:22
  • Olá, Gilma! Será liberado no dia 09/09. Bons estudos! ;)
    Luis Eduardo em 07/09/17 às 15:21
  • Boa tarde, professor! Gostaria de saber se você tem o plano de estudo para o concurso do TRF 1ª região. Preciso estudar para este concurso rs
    Gilma em 30/08/17 às 16:27
  • O ultimo concurso foi para nível técnico, mas técnico de apoio, ou seja, era necessário ter um curso técnico além do ensino médio, na época algumas empresas (estratégia não) venderam materiais como técnico, mas não explicaram esse detalhe, muitos compraram antes do edital, e quando o edital saiu, muita gente se chateou. O material da estratégia é destinado ao técnico administrativo (sem o curso técnico)?. Espera-se que o edital tenha vagas para técnico administrativo? Me sane essa duvida rsrsr.
    rener em 29/08/17 às 03:01
  • Bom dia, prof Luis Eduardo. Gostaria de agradecer e elogiar o material que disponibilizou a fim de ajudar todos nós concurseiros! Aproveito para tirar uma dúvida com relação à planilha do ciclo de estudos. se eu só consigo cumprir a primeira meta em 2 dias como fica a revisão de 24h? Já que a revisão da meta 1 estará programada para o dia da meta 2. Obrigada!!!!!!
    Rosilene em 28/08/17 às 11:49
  • Fala, Luciano! Vou disponibilizar sim! Quando sair o edital, provavelmente farei ajustes no plano. Como o edital deve sair em breve, irei, dessa vez, passar arquivo em pdf e em excel também. Bons estudos! Abs
    Luis Eduardo em 28/08/17 às 07:58
  • Fala, Silvio! É importante procurar na internet o último edital do concurso que você quer fazer e começar a guiar os seus estudos por ele. É um concurso que está mais longe, mas provavelmente o Estratégia deve lançar material para ele mais perto da prova, assim que tivermos confirmação de banca etc. Já comece a estudar em alto rendimento que valerá a pena! Abs
    Luis Eduardo em 28/08/17 às 07:57
  • Exatamente, Andrea! Finalizando alguma disciplina, aí você insere essas que ficaram de fora. Estudar mais disciplinas não te faz estudar mais e ainda atrapalhar o revezamento das disciplinas. Por isso é melhor estudar uma quantidade limitada e, aos poucos, ir inserindo as demais disciplinas. Bons estudos! ;)
    Luis Eduardo em 28/08/17 às 07:56
  • Deve sair em breve! A comissão foi formada em março! Ela deve estar fazendo alguma coisa! rs Foco total nos estudos!
    Luis Eduardo em 28/08/17 às 07:55
  • Professor, será mesmo que esse concurso MPU sai?? Obg!!
    Eliane em 26/08/17 às 14:35
  • Olá professor, no caso das matérias Administração de Recursos Materiais e Ética que não têm no plano de estudos, devo acrescentar elas na medida em que finalizo algumas matérias, né isso? Obrigada.
    Andrea em 14/08/17 às 09:54
  • Estou estudando pra Auxiliar Judiciário concurso previsto pra outubro de 2018 em Santarém no Pará e gostaria de adquirir material, pode me ajudar?
    Silvio Bezerra em 10/08/17 às 13:38
  • Olá, Marcos! Exatamente! Eu explico isso nas observações ao final do arquivo do Plano de Estudos. É só fazer a alteração proporcionalmente! Abs
    Luis Eduardo em 08/08/17 às 07:53
  • Fala, Adriano! Recomendo que dê uma lida no final do artigo, onde eu explico porque o plano de estudos não abrange todas as metas. Abs
    Luis Eduardo em 08/08/17 às 07:52
  • Recomendo que foque no pdf mesmo, Pedro! Assista aos vídeos apenas quando sentir dificuldade no pdf, a fim de ganhar tempo. Mas, caso tenha que assistir ao vídeo, é só registrar na planilha, normalmente, e respeitar a carga horária para cada disciplina. Abs
    Luis Eduardo em 08/08/17 às 07:51
  • Professor Luis, no caso tenho que estudar prefericialmente pelos pdfs deixando as aulas em segundo plano?
    Pedro em 07/08/17 às 22:30
  • Olá, Professor. Falta a continuação do ciclo de 15 a 28, confere? Consigo ter acesso?
    Adriano da Cruz em 03/08/17 às 21:03
  • Bom dia professor Luis. Quanto ao Plano de Estudos para Técnico Administrativo do MPU,gostaria que pudesse disponibilizar o arquivo original em pdf no formato para excel,para que assim possamos editar de modo mais prático esta importante ferramenta de estudo. Obrigado.
    Luciano Sampaio Nicácio em 03/08/17 às 11:47
  • Olá Prof. Para quem tem o dia todo livre para estudar. Como ficaria esse plano de estudo? Aumentaria a carga horária? Números de matérias? abraços.
    Marcos em 02/08/17 às 12:42
  • Não aparecem, André! Não recomendamos que sejam inseridas todas as disciplinas ao mesmo tempo, já que são muitas e prejudicariam o aprendizado. Quando finalizar algumas das disciplinas do ciclo, aí você vai inserindo as disciplinas que estão faltando, conforme falamos no Aulão! Friso que assistir ao aulão é importante para entender o ciclo e poder dar continuidade ao planejamento! Abs e bons estudos!
    Luis Eduardo em 31/07/17 às 07:45
  • É dessa forma mesmo, João! Os planos de estudo são apenas um guia. Eu não postei planos de estudo na sequência, até porque alguns ciclos se repetiriam. Eu postei apenas os ciclos que demonstram alterações mais significativas. O aulão vai ajudá-lo a se organizar e dar continuidade aos ciclos de estudo! Abs
    Luis Eduardo em 31/07/17 às 07:43
  • Olá, Luciano! Em virtude da proximidade da prova do concurso, eu recomendei estudo de exercícios além do pdf e lei seca apenas quando o aluno finalizasse todos os pdfs da disciplina. Quanto aos vídeos, eles devem ser estudados na própria carga horária da disciplina. Aquela carga horária lá não é apenas para pdf, mas sim para a disciplina. De qualquer forma, o edital deve sair a qualquer momento. Então, recomendo que use os vídeos apenas se tiver dúvidas ao tentar estudar pelo pdf. Abs
    Luis Eduardo em 31/07/17 às 07:42
  • Olá Professor Luiz Eduardo,como vai? Me chamo Luciano Nicácio ,sou aluno do curso para Técnico Adm do MPU. Gostaria de esclarecer sobre ponto tratado no Plano de Estudos disponibilizado no Webnar de 20/7/17: QUando foi informado nas "Considerações" ,que "4º Ciclo: Sugestão de estudo considerando que o aluno já finalizou algumas disciplinas, motivo pelo qual foi possível inserir turnos de estudo de lei seca e de exercícios;" -quer dizer que somente aí que deve-se incluir os exercícios/resolução de questões,reservando os ciclos anteriores somente para a teoria? E sobre o tempo destinado à assistir as vídeo aulas deve compartilhar a Carga Horária de cada matéria,ou esta CH é somente para leitura dos pdf's? Grato pela atenção.
    Luciano Sampaio Nicácio em 31/07/17 às 00:18
  • Obrigada, Luís Eduardo! Assisti ao aulão ao vivo e já vi tudo de novo! Muito bom, sério!! Ansiosa pelo pós edital (pelo aulão, não pelo edital! rs)!
    Adri em 27/07/17 às 22:00
  • Fala, pessoal! Tirando algumas dúvidas: São 4 Ciclos nos Planos de Estudos. Seria enviável fazer todos os ciclos necessários para a preparação integral do aluno. Dessa forma, fizemos 4 Ciclos com as mudanças mais significativas no decorrer da preparação do aluno, conforme o que explicamos no decorrer do Aulão de Plano de Estudos do MPU. Assistir ao Aulão é importantíssimo para entender a proposta dos Planos de Estudo. O 3º Ciclo sugere como ficaria a planilha com a inserção da revisão de 30 dias. Como a revisão de 30 dias entra no 31º dia, por isso o Ciclo 3 vai da meta 28 a 35 (representando o que seria a quarta semana de estudos). Por isso que o número de metas é pulado do 2º Ciclo para o 3º Ciclo. Já o 4º Ciclo sugere como ficaria a planilha do aluno em um momento mais avançado (por isso utilizamos números de metas bem mais avançados — meta 75 a 81). Explicamos no Aulão que, nesse momento, o aluno ficará estudando teoria (em virtude de estar ainda esgotando os assuntos do edital), mas também fazendo revisões (do que já foi estudado), exercícios (do que já foi estudado, principalmente das primeiras disciplinas finalizadas) e lendo lei seca (das mais importantes para as menos importantes — tudo isso foi falado no Aulão). A intenção aqui foi mostrar como ficaria a organização do dia de estudo do aluno com diversas tarefas. Sobre os Planos não contemplarem todas as disciplinas, é decorrência do fato da gente ter feito o Plano de Estudos com exemplos de alguns ciclos (no caso, de 4 ciclos). Como não recomendamos que os estudos sigam com todas as disciplinas ao mesmo tempo (a não ser que o concurseiro seja mais avançado), então o aluno vai inserindo novas disciplinas conforme outras vão sendo finalizadas e levadas para serem estudadas apenas nos turnos de exercícios, lei seca e de revisão. Quanto aos Planos de Estudos para demais concursos, estamos trabalhando para isso e, em breve, devemos sim divulgar para os certames mais próximos! ;) Bons estudos e ASSISTAM AO AULÃO para entenderem melhor o Plano! rs Muitas dúvidas feitas são respondidas naquele vídeo! Até a próxima!
    Coach Luis Eduardo em 27/07/17 às 07:19
  • Olá, eu baixei o plano de estudos para analista direito e estou com uma dúvida. O PDF tem 7 páginas, só que da meta 14, pula para a 29, e da meta 35, pula para 75. Eu assisti novamente a mentoria mas não consegui compreender se é realmente dessa forma ou se estão faltando as metas 15 a 28 e 36 a 74.
    João Victor Coimbra em 26/07/17 às 20:11
  • Boa noite, As matérias Ética e Administração de Recursos Materias não aparecem no Plano de Estudos?
    ANDRE LUIS CARLOS FERREIRA em 26/07/17 às 19:09
  • Olá, Letícia! Seria enviável enviar ciclos de estudos de meses de estudo, até porque o estudo se repete por semanas, até que algumas disciplinas sejam finalizadas para que outras possam ser inseridas nos estudos. E também cada pessoa tem uma velocidade de estudo diferente! A ideia principal foi sugerir a escolha das disciplinas iniciais no estudo e a organização das metas diárias de estudo. O ciclo 1 é para demonstrar a primeira semana de estudo, apenas com revisões de 24h. O ciclo 2 demonstra o início das revisões de 7 dias. O ciclo 3 traz a revisão de 30 dias também. Já o último ciclo, foi apenas para demonstrar a organização de uma rotina de estudos com revisão, teoria, exercícios e lei seca. Quanto às disciplinas, aí você vai inserindo as disciplinas restantes assim que as atuais do ciclo forem finalizadas! Bons estudos! ;)
    Luis Eduardo em 26/07/17 às 16:53
  • Olá, Marcos! Tudo bem? Estamos analisando e vendo a possibilidade de fazer os Planos de Estudos para outros concursos sim. Acompanhe-nos nas redes sociais e aqui no site que avisaremos! Bons estudos!
    Luis Eduardo em 26/07/17 às 16:50
  • Oi, Flávia! Pode sim fazer a adaptação para o TST. Recomendo escolher as disciplinas a serem inseridas com base nas dicas que passamos a partir das 2h48m45s do Aulão para o MPU. Nessa parte da aula, eu explico alguns critérios importantes que podem ser levados em consideração na organização do estudo. Segue o link para acesso à aula nessa parte citada: https://youtu.be/NXQWwMmAAbk?t=2h48m45s Bons estudos!
    Luis Eduardo em 26/07/17 às 16:49
  • Olá, Victor! Tudo bem? Estamos analisando e vendo a possibilidade de fazer os Planos de Estudos para outros concursos sim. Acompanhe-nos nas redes sociais e através daqui do site que avisaremos! ;)
    Luis Eduardo em 26/07/17 às 16:31
  • Oi, Franciana! Infelizmente as sessões já foram sorteadas! Em alguns aulões do Estratégia no YouTube, fazemos esses sorteios para os participantes que estão ao vivo. Bons estudos!
    Luis Eduardo em 26/07/17 às 16:26
  • Olá, Larissa! Tudo bem? Estamos analisando e vendo a possibilidade de fazer os Planos de Estudos para outros concursos sim. Acompanhe-nos nas redes sociais que avisaremos! ;)
    Luis Eduardo em 26/07/17 às 16:25
  • Oi, Carolina! Não sugerimos o estudo de todas as disciplinas ao mesmo tempo. Assim, após uma análise sobre o peso/complexidade/tamanho das disciplinas do edital, o ciclo disponível é uma sugestão de estudo. Não constam todas as disciplinas ao mesmo tempo. Entretanto, as disciplinas restantes podem ser inseridas no último ciclo, assim que algumas das 4 disciplinas sendo estudadas nos turnos "brancos" de estudo (de estudo teórico, que não é exercício, lei seca ou revisão) forem finalizadas. Bons estudos!
    Luis Eduardo em 26/07/17 às 16:24