Aprovado em 11º lugar no concurso PF para Escrivão

“No total foram 3 meses e meio estudando. Eu estudei 1 mês por conta própria, com vídeos no Youtube, pois não achei que teria muita chance de passar nesse concurso estudando só no pós-edital. (…) Mas com o adiamento das provas, decidi fazer a assinatura no Estratégia, e estudei mais 2 meses e meio pelo material”
Confira nossa entrevista escrita com Lucas de Araújo, aprovado em 11º lugar no concurso PF para Escrivão:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Lucas Eduardo de Araújo, tenho 25 anos, nasci e moro em Joinville/SC. Me formei em Engenharia Civil de Infraestrutura pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Gosto de praticar esportes no geral, principalmente academia e luta voltada a defesa pessoal.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Sempre achei interessante ser concursado, mas nunca havia pesquisado muito a respeito. A decisão de começar a estudar veio em fevereiro de 2021, quando vi no último dia de inscrição o edital da PF. Fiz minha inscrição para não perder o prazo e fui conversar com minha esposa a respeito. Sempre admirei o trabalho da PF, por ser um órgão íntegro, que vem mostrando cada vez mais resultados, e também até pela criação que tive. Eu vejo como uma grande honra poder servir seu país e as pessoas, garantindo a segurança e o cumprimento da lei. Naquela semana decidi que queria isso para minha vida.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Durante esses meses precisei conciliar o trabalho, atividade física e estudos intensos. Praticamente só fazia isso.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
O único concurso que estudei e passei foi este da PF, fiquei em 11º lugar no cargo de escrivão.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as) na primeira fase do certame?
Até agora não caiu direito a ficha rs, foi e tem sido um momento incrível! A sensação é de muita alegria, principalmente por ver que todo o esforço valeu a pena. A parte mais emocionante foi quando corrigi a prova com o gabarito extra oficial feito pelo Estratégia. Não imaginava que iria tão bem, e sabia que com aquela nota estaria numa boa posição, só precisava garantir um mínimo na redação. Quando vi a nota da redação veio um alívio enorme, fui com 10.88 e para mim foi uma vitória.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Eu abri mão de muita coisa mesmo, tomei uma postura radical, principalmente porque tinha pouco tempo para estudar até a prova e ainda precisava conciliar com o trabalho. Precisei trancar as aulas de defesa pessoal, e praticamente não saía mais de casa.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Sou casado a pouco menos de 2 anos e não temos filhos. Minha esposa foi incrível, além de me apoiar me deu muito suporte nesse período. Foi algo muito bem conversado e acordamos juntos que eu ficaria ausente de muitas atividades da nossa rotina, sem isso eu não teria tanto tempo para focar nos estudos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Acho que é válido se for na mesma área que você sonha, pelo menos é o que eu faria.
Não pretendo cursar mais nenhum concurso, pois meu foco realmente é a PF.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
No total foram 3 meses e meio estudando. Eu estudei 1 mês por conta própria, com vídeos no Youtube, pois não achei que teria muita chance de passar nesse concurso estudando só no pós-edital. A ideia era ganhar experiência e focar no próximo concurso da PF. Mas com o adiamento das provas, decidi fazer a assinatura no Estratégia, e estudei mais 2 meses e meio pelo material.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Não estudei antes do edital.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Como eu tinha pouco tempo, preferi estudar pelas vídeoaulas na velocidade 2.0 ou até 2.25. Usei os PDFs apenas para revisar alguns temas, principalmente nas últimas semanas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Conheci o Estratégia através do Youtube e gostei bastante dos materiais, dos professores etc. Então quando decidi pegar um curso foi bem fácil de escolher, rs.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Eu estudava as matérias por blocos. Não acho que seja o melhor jeito a longo prazo, mas como eu não sabia se conseguiria ver todas as disciplinas preferi focar em algumas.
Comecei estudando com Informática, Arquivologia e Contabilidade. Basicamente eu via uma matéria por dia e nos finais de semana eu intercalava entre duas ou três disciplinas por dia. Achei que só conseguiria estudar elas até a prova, mas acabei bem antes do previsto. Então segui para RLM e Estatística, foram matérias que zerei o conteúdo bem rápido, pois já tinha uma base boa de matemática da faculdade.
Após isso, fui para as matérias de Direito, e aí era tudo novidade para mim. Mas eu acabei gostando muito dos assuntos e foi bem legal estudar elas. Faltando 1 mês para prova comecei a fazer algumas redações nos finais de semana.
Português foi a única matéria que não consegui dar uma boa atenção. Por mais que seja uma disciplina com bastante questões na prova, eu vi que o perfil da banca era cobrar bastante interpretação, então decidi ir com a base que eu tinha até então e focar nas demais matérias. Vi apenas alguns vídeos de conteúdo da disciplina e foquei naqueles com resolução de questões.
Eu montei meu plano de estudo no Excel e seguia ele a risca para dar tempo de ver tudo. Não tinha muito tempo para as revisões, por isso separei 10 dias antes da prova para começar a revisar os pontos mais importantes. Foi aí que usei um pouco dos PDFs.
Com relação aos exercícios, eu foquei bastante em provas anteriores da PF e principalmente nos exercícios das videoaulas. Eu tentava responder antes de ter a resposta do professor para ver se eu estava entendendo o conteúdo. Não acho que seja a melhor maneira a longo prazo, mas como foi tudo bem corrido eu não tinha muita opção.
O tempo de estudo durante a semana era de +-5h, pois precisava conciliar com o trabalho e atividade física (acho importante ter esse momento para descarregar a mente e ao mesmo tempo carregar as energias). Um ponto importante também é o tempo de sono, eu sempre buscava dormir de 7 a 8h por dia. Já nos finais de semana, o buraco era mais embaixo rs. Estudava praticamente o dia inteiro, cerca de 13h por dia, só parava para almoçar e tomar banho.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
A mais complicada foi Informática, pois é a matéria com mais questões e tem muito conteúdo para ver. O jeito foi estudar muito e tentar absorver o máximo. Achei que teria dificuldade com as matérias de Direito, por eu ser de exatas, mas acabei gostando tanto do conteúdo que aprendi bastante.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Os últimos 10 dias foram de revisão dos principais temas. Na véspera, eu estudei os últimos pontos e também acompanhei a revisão do Estratégia no Youtube.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Para as discursivas eu treinei alguns assuntos pelo material do Estratégia e também li bastante dissertações prontas do professor para conseguir absorver os conteúdos e a forma certa de abordar os temas. O que me ajudou muito também foi a revisão de véspera, tanto na parte de estrutura da redação quanto dos conteúdos passados.
Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Na minha visão o TAF é uma prova tranquila, pois não existe surpresas. Você vai já sabendo o que vai ser cobrado e se você consegue fazer ou não. Eu pratico atividade física desde os 15 anos, então estou tranquilo para esta etapa. O maior cuidado agora é para não se lesionar antes do TAF.
Das outras etapas a que mais me preocupa é o psicotécnico, pois na minha visão acaba sendo algo subjetivo e você não sabe exatamente o que vai ser cobrado e como será avaliado. Mas o importante é manter o foco, dar o seu melhor e acreditar que vai dar tudo certo.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Bom, acho que um erro foi ter começado tarde. Tudo ficou muito corrido. Quanto antes começar a se preparar, mais tempo você tem para ver as coisas com calma, focar em exercícios e revisões periódicas. Acho que esse é o cenário ideal. Meu maior acerto foi ter conseguido a aprovação, rs, e não ter deixado de lado a atividade física, pois além de me preparar para o TAF, conseguia relaxar a mente.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Por ter sido tudo corrido, além da rotina intensa de estudos, precisei abrir mão de muita coisa e isso não foi fácil. O pior foi não poder passar muito tempo minha esposa, abrir mão dos momentos de lazer e de estar com a família. Deixei de estar presente em momentos importantes, como a Páscoa por exemplo.
Outro ponto difícil foi que em um simulado uma semana antes da prova, não consegui atingir uma boa pontuação para passar. Foi um banho de água fria, mas em vez de desistir e achar que não seria capaz, me dediquei ainda mais nos estudos na última semana para buscar o máximo de pontos possíveis.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Minha motivação foi em buscar alcançar meus objetivos e sonhos, e seguir com a minha decisão.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Acho que o principal é você saber o que você quer e tomar uma decisão. Depois disso, correr atrás até alcançar os seus objetivos.
É preciso perseverar e saber que algumas vezes podemos falhar. Mas a única derrota que podemos ter é quando desistimos de algo. Você falhar e continuar tentando não é derrota, é parte do processo. Se você continua tentando, você já é um vencedor. Quem não desiste sempre chega lá, pode levar um tempo, mas sempre chega. E vale muito a pena todo o esforço. A sensação de ter dado seu melhor e tudo ter dado certo é inexplicável.